Questões de História - Temática - Cultura
306 Questões
Questão 48 13228303
UERJ 1º EXAME 2025O documento cartográfico abaixo surgiu e se disseminou na época do III Reich alemão (1933-1945). A tradução de seu título é: “A raça nórdica e os germânicos como difusores de cultura”.
Adaptado de reddit.com.
Considerando o contexto histórico da época, a disseminação do documento permite identificar o uso da cartografia com a seguinte finalidade principal:
Questão 77 13479260
ENEM 1º Dia (Azul) 2024VIEIRA, A. P. L. o Departamento de Imprensa e Propaganda e a política editorial do Estado Novo (1937-1945). Rio de Janeiro: Unirio, 2019.
O que as capas da revista Travel in Brazil, publicadas entre 1941 e 1944 pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), evidenciam?
Questão 59 13479117
ENEM 1º Dia (Azul) 2024As instituições que a Idade Média nos legou são de um valor maior e mais imperceptível do que suas catedrais. E a universidade é nitidamente uma instituição medieval — tanto quanto a monarquia constitucional, ou os parlamentos, ou o julgamento por meio do júri. As universidades e os produtos imediatos das suas atividades consistem na grande realização da Idade Média na esfera intelectual.
RASHDALL, H.; apud OLIVEIRA, T. Origem e memória das universidades medievais. Varia História, n. 37, jan.-jun. 2007.
De acordo com o texto, o legado das universidades medievais torna-se um relevante patrimônio histórico-cultural por
Questão 51 13479092
ENEM 1º Dia (Azul) 2024A valsa vienense é a mais antiga das danças de salão tradicional. É dançada desde a Idade Média, quando os pares davam voltas pelo salão realizando giros em torno de si mesmos em postura fechada. Pelo fato de ser dançada aos pares em contato íntimo, a valsa encantava a sociedade medieval, como também sofria proibições por infringir os “bons costumes”. Originária das danças campestres e folclóricas, no século XVI, a aristocracia francesa abandonou a valsa por sua estreita relação com a cultura plebeia, retomando-a posteriormente.
FRANCO, N.; FERREIRA, N. Evolução da dança no contexto histórico: aproximações iniciais com o tema. Repertório, n. 26, 2016 (adaptado).
A expressão cultural descrita no texto foi rejeitada no início da Idade Moderna por conter
Questão 57 13224168
UFPR 2024O texto a seguir é referência para a questão.
[...] O Brasil linguístico que vigorou até meados do século XVIII, no qual as línguas gerais ocupavam um espaço definitivo e se difundiam rumo ao sertão a partir de dois grandes núcleos, Amazônia e entorno de São Paulo, acabou sendo substituído por um espraiamento do português vinculado diretamente ao Nordeste, à lavoura que se servia da mão de obra escrava, aos negros africanos. Nessa situação, fica nítido que eles teriam sido a linha de frente da real lusitanização do território, ao mesmo tempo que iam transformando a língua aprendida numa coisa efetivamente nova, depois levada para outros pontos do país à medida que os ciclos econômicos se sucediam, cada um com seu centro num ponto diferente do território.
Se é para pensarmos no português brasileiro como algo que se encontra num caldeirão, é preciso reconhecer quanto o conteúdo desse caldeirão teve que ser mexido e remexido para produzir nossa atual paisagem linguística. E é preciso reconhecer também que os primeiros e mais importantes desses movimentos foram determinados pela grande massa de falantes africanos que iam carregando e modificando essa língua durante todo o processo. Refundado e recaracterizado por eles. Apesar das adversidades, foi a língua falada por negros e mestiços que dominou o Brasil. Somos um país que fala português como fruto direto dessa presença negra.
Talvez caiba deixar de lado por um momento a bela ideia da “última flor do Lácio”. O português brasileiro foi um broto africano, flor de Luanda.
GALINDO, Caetano. Latim em pó. Companhia das Letras, 2023. p. 181-182.
lusitanização: diz-se das coisas referentes à colonização portuguesa. In: https://www.dicionarioinformal.com.br/
última flor do Lácio: a expressão “Última flor do Lácio, inculta e bela” é o primeiro verso de um famoso poema de Olavo Bilac, poeta brasileiro que viveu no período de 1865 a 1918, e refere-se à filiação da língua portuguesa ao latim. In: https://www.jussiup.com.br/2019/04/ultima-flor-do-lacioinculta-e-bela.html
Luanda: capital de Angola, costa oeste da África do Sul
Considerando as informações apresentadas no texto, assinale a alternativa correta.
Questão 41 13161878
Campo Real Medicina 2024O texto a seguir é referência para a questão.
Antigas tabletes descobertas na Turquia revelam uma língua anteriormente desconhecida
A decifração desta escrita ainda está em andamento, e pesquisadores antecipam que a descoberta fornecerá informações inestimaveis sobre a rica história linguística da península de Anatólia no final da Idade do Bronze.
Uma descoberta surpreendente foi feita durante escavações em curso no sítio arqueológico de Bogazkoy-Hattusha — Patrimônio Mundial da UNESCO. Este local histórico, outrora capital do formidável império Hitita durante o final da Idade do Bronze, tem sido uma fonte de inúmeros artefatos antigos por mais de um século. No entanto, a escavação deste ano revelou uma descoberta inesperada — uma língua indo-europeia anteriormente desconhecida.
Disponível em: https://sputniknewsbr.com.br/20230923/antigas-tabletes-descobertas-na-turquia-revelam-uma-lingua-indo-europeia-anteriormentedesconhecida-30454731.html/ . Adaptado.
As palavras a seguir, extraídas do texto, estão corretamente grafadas, EXCETO:
Pastas
06