Questões de História - Temática - Cotidiano
134 Questões
Questão 67 12596129
UECE 2ª Fase 2º Dia 2024/2A partir do final dos anos 1940 e nos anos 1950, o sistema capitalista passou por uma expansão espetacular, tão espetacular que esse período passou a ser conhecido como os Anos Dourados. Considerando as mudanças econômicas dos Anos Dourados, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:
( ) Essas mudanças transformaram absolutamente a vida cotidiana no mundo rico e mesmo, em menor medida, no mundo pobre, por introduzirem uma série de produtos que revolucionaram o cotidiano das pessoas.
( ) O uso de materiais naturais ou tradicionais — madeira e metal tratados à maneira antiga, fibras ou estofos naturais, e mesmo a cerâmica — nas cozinhas, em móveis e roupas pessoais aumentou consideravelmente.
( ) O surto econômico parecia movido pela revolução tecnológica: uma nova indústria surgiu a partir dessa revolução.
( ) O processo de produção equivalente ao fordismo passou a ser usado nos mais variados setores como o de alimentos, por exemplo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Questão 33 11205384
PUC-MG Demais cursos Manhã 2023/1Festas cívicas, como as do Bicentenário da Independência, podem e devem ser pensadas no âmbito dos nacionalismos, como passa a ser concebido o sentimento de pertencimento ao “corpo de cidadãos cuja soberania coletiva os constituía com um Estado concebido como sua expressão política. Pois, fosse o que fosse uma nação, ela sempre incluiria o elemento da cidadania e da escolha ou participação de massa. [...]”
(HOBSBAWM, Eric. Nações e Nacionalismo. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004, p. 31).
Considerando seus conhecimentos, sobre a definição de nação expressa por Eric Hobsbawm, é CORRETO afirmar:
Questão 18 6767652
UFPR 2022Leia o seguinte excerto:
[...] o acúmulo de agressões que atingiram as populações do Ocidente de 1348 ao começo do século XVIII criou, de alto a baixo do corpo social, um abalo psíquico profundo [...]. Constitui-se um ‘país do medo’ no interior do qual uma civilização se sentiu ‘pouco à vontade’ e povoou de fantasmas mórbidos.
(DELUMEAU, J. História do Medo no Ocidente: 1300-1800, Uma Cidade Sitiada. Tradução Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 43.)
De acordo com os conhecimentos sobre a Europa no século XIV, são duas das principais “agressões” relacionadas ao excerto acima:
Questão 160 6754742
UECE 2ª Fase 2° Dia 2022/1A Europa Ocidental e os Estados Unidos, a partir da década de 1960, foram palcos de uma revolução nos comportamentos e costumes que mudaria a vida social e cultural no Ocidente. Atente para o que se afirma a seguir sobre esse movimento, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) A expansão do capitalismo, na década de 1950, não possui qualquer relação com os movimentos da década de 1960, visto que estes movimentos fizeram da crítica ao capitalismo sua maior bandeira.
( ) O surgimento da juventude como ator político foi uma das características marcantes da época.
( ) A crítica às igrejas tradicionais levou a uma maior expansão do ateísmo e as questões de espiritualidade deixaram de ser consideradas importantes.
( ) A revolução sexual ocorrida na década de 1960 foi uma herdeira direta da descoberta da pílula anticoncepcional e dos antibióticos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Questão 18 6856546
FEMA Medicina 2021/2As repúblicas ocidentais contemporâneas seguem o regime idealizado por Montesquieu, o que configura uma situação bastante rara na história do pensamento político: a situação de um autor cujas ideias foram aceitas, permaneceram e se tornaram consensuais mesmo depois de dois séculos se terem passado após sua elaboração.
(Ricardo Luiz de Souza. A democracia contemporânea e o mundo de Montesquieu, 2018. Adaptado.)
Dentre as ideias de Montesquieu empregadas por regimes republicanos atuais, podem ser citadas
Questão 81 6104028
ENEM 1° Dia (Prova Azul) 2021Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova — 1932
A Educação Nova, alargando a sua finalidade para além dos limites das classes. assume, com uma feição mais humana, a sua verdadeira função social, preparando- se para formar "a hierarquia democrática” pela “hierarquia das capacidades”, recrutadas em todos os grupos sociais, a que se abrem as mesmas oportunidades de educação. Ela tem, por objeto, organizar e desenvolver os meios de ação durável com o fim de “dirigir os desenvolvimentos natural e integral do ser humano em cada uma das etapas de seu crescimento”, de acordo com uma certa concepção do mundo.
Disponivel em: wrun hastec fo unicamp br Acesso em 7 out es
Os autores do manifesto citado procuravam contrapor-se ao caráter oligárquico da sociedade brasileira.
Nesse sentido, o trecho propõe uma relação necessária entre
Pastas
06