Questões de História - Temática - História Regional
187 Questões
Questão 34 13145962
UESB 2º dia 2024O filme Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, busca relatar a história de João Pedro Teixeira, fundador e líder da Liga Camponesa de Sapé, que buscava a igualdade social e a reforma agrária em pleno 1962. Nesta época os camponeses buscavam uma vida melhor e mais digna em meio às mazelas que enfrentavam nos engenhos açucareiros da Paraíba. Dentre as condições mais insalubres de um engenho encontrava-se o processo de clarificação do açúcar que resumidamente consiste em adicionar enxofre, leite de cal e polímero ao caldo, e aquecer para que os materiais estranhos e as impurezas possam se acumular no fundo do tanque por gravidade.
Este é um processo de separação muito comum na química e é conhecido como
Questão 19 12620485
UEA - SIS 1ª Etapa 2024/2026O Brasil tem quase 5 mil comunidades quilombolas, e grande número delas localiza-se na região norte do país. As comunidades quilombolas na Amazônia, em grande parte, surgiram do período das plantações de cacau e criações de gado. Normalmente, elas ficam afastadas, em lugares de difícil acesso
(“Comunidades Quilombolas na Amazônia — Onde Vivem, História e +”. https://redda.com.br. Adaptado.)
Originalmente, os membros que formaram as comunidades citadas no excerto são
Questão 55 10789313
UEL Conhecimentos Gerais 2024/1Leia o texto e analise as imagens a seguir.
O painel de azulejos, criado por José Ponti, localizado em frente ao prédio da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Campus Universitário, foi restaurado por uma equipe de estudantes de Arquitetura e Urbanismo e do então curso de Educação Artística da UEL, um trabalho coletivo que durou seis meses, coordenado pelo professor Laerte Matias, do antigo Departamento de Artes, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).
A obra, que representa uma marca histórica do início de Londrina, originalmente ficava na fachada do antigo prédio da Câmara de Vereadores, na Rua Minas Gerais, no Centro. O prédio foi demolido em 1976.
Adaptado de: https://operobal.uel.br
Com base no texto, nas imagens e nos conhecimentos sobre História do Paraná e Teoria da História, assinale a alternativa correta.
Questão 75 13449450
ENEM PPL 1º Dia (Azul – Reaplicação) 2023A história da interiorização da própria presença do Estado nacional brasileiro na Amazônia se deve em grande parte aos serviços de saúde pública e sua íntima relação com o combate às chamadas endemias rurais — como malária, leishmaniose, doença de Chagas, brucelose, febre amarela, esquistossomose, ancilostomose e bócio endêmico — que motivaram gerações de cientistas e sanitaristas no controle de doenças na região. É impossível resistir à comparação histórica com a gripe espanhola. A gripe espanhola grassou em Belém e na região, que vivenciavam um frágil estado sanitário após o ciclo da borracha. A introdução da doença por rios e mares, o número reduzido de médicos e os registros de mortes acentuados nas periferias marcaram aquele momento do mundo pós-Primeira Guerra Mundial.
MUNIZI, E. S. A interiorização da covid-19 na Amazônia: reflexões sobre o passado e o presente da saúde pública. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, n. 3, jul.-set. 2021 (adaptado)
De acordo com o texto, o Estado se fez presente na Amazônia com ações para
Questão 44 13443412
ENEM PPL 1º Dia (Azul – Reaplicação) 2023A sobrevivência dos pomeranos
Ocorrem no Brasil atual casos como o da língua falada pelos pomeranos, que imigraram para o Brasil devido à Segunda Guerra Mundial, e que conseguiu manter-se viva em pequenas comunidades do Rio Grande do Sul e do Espírito Santo. Essa língua, em pleno uso e transmissão no Brasil, não é mais falada na Europa Central, sua região de origem. Após a guerra, a região onde ficava Pomerode foi incorporada à Polônia pela força do regime soviético. Quanto à etnia dos pomeranos, praticamente foi extinta e os sobreviventes dispersados pela Polônia. Mas a língua permanece viva no Brasil.
CASAL JR., M. Disponível em: http://desafios.ipea.gov.br. Acesso em: 30 out. 2021 (adaptado).
De acordo com esse texto, a língua falada pelos pomeranos
Questão 36 12619867
UEA-Específico humanas 2023No livro A ilusão do fausto, a autora Edineia Mascarenhas Dias faz considerações sobre a cidade de Manaus na passagem do século XIX para o século XX.
A autora dá destaque no livro
Pastas
06