Questões de História - Temática - História Regional - Nordeste
54 Questões
Questão 34 13145962
UESB 2º dia 2024O filme Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, busca relatar a história de João Pedro Teixeira, fundador e líder da Liga Camponesa de Sapé, que buscava a igualdade social e a reforma agrária em pleno 1962. Nesta época os camponeses buscavam uma vida melhor e mais digna em meio às mazelas que enfrentavam nos engenhos açucareiros da Paraíba. Dentre as condições mais insalubres de um engenho encontrava-se o processo de clarificação do açúcar que resumidamente consiste em adicionar enxofre, leite de cal e polímero ao caldo, e aquecer para que os materiais estranhos e as impurezas possam se acumular no fundo do tanque por gravidade.
Este é um processo de separação muito comum na química e é conhecido como
Questão 38 9540527
UNIFOR Demais Cursos 2023/2Muitas são as mulheres negras que a historiografia oficial não cita comumente como, por exemplo, Beata Maria de Araújo, Guerreira Zeferina, Teresa de Benguela, Luiza Mahin, entre outras. No Ceará, a importante atuação de Preta Tia Simoa foi fundamental para a abolição da escravização de negros. Longe de ser mencionada como heroína do seu povo, a luta de Tia Simoa não passa despercebida no trabalho da historiadora cearense Karla Alves. Sua pesquisa foi feita através da análise de material histórico que mostrava fortes evidências de que Preta Tia Simoa foi uma liderança na mobilização de trabalhadores jangadeiros contra o transporte de negros escravizados para a capital da província do Ceará, no século XIX. “Durante a paralisação dos jangadeiros, Preta Tia Simoa mobilizou um grande número de pessoas para ajudar a defender os trabalhadores. Uma mulher negra, liberta que tinha essa capacidade de mobilização, nos remete a ideia de que ela era de fato uma liderança” explica Karla.
Disponível em: https://www.brasildefatoce.com.br/2020/11/21/conhecapreta-tia-simoa-e-sua-luta-por-liberdade-no-ceara-do-seculo-19. Acesso em: 23 maio 2023.
Sobre a participação das mulheres negras na história, assinale a alternativa correta.
Questão 30 6927921
URCA 2° Dia 2022/1"As primeiras sesmarias caririenses datam de 1703, apesar de já preexistirem colonos fixados ao solo, dentre eles, muitos de origem baiana, dando origem as vilas de Crato e Jardim, que se destacaram no cenário urbano colonial (GIRÃO, 1994). Inicialmente, buscavam encontrar grandes jazidas de metais preciosos, principalmente por pensarem que naquelas terras era possível existir ouro. Não encontrando metais preciosos, os primeiros colonizadores buscaram desenvolver uma atividade mais compensadora que trouxesse lucratividade de modo mais rápido. Sendo assim, foi implantado o cultivo da cana-de-açúcar, permitindo uma maior integração com a economia açucareira da zona da mata pernambucana, utilizando-se principalmente da mão-deobra negra".
(ABREU e CRUZ, 2010. Disponível em http://www.uvanet.br/hist/janjun2010/16_resgatando_historia.pdf. Acesso em 05/02/2022).
A partir do processo descrito acima e considerando o contexto de ocupação do Nordeste brasileiro e do Cariri cearense pelos colonizadores europeus, é possível afirmar que:
Questão 22 6927842
URCA 2° Dia 2022/1"A questão agrária nos sertões cearense, em parte, tem sua essência na estrutura fundiária do Estado, uma estrutura fundiária fortemente concentrada, com origem no século XVII, a partir do regime de sesmarias. A doação de grandes extensões de terras voltadas para a pecuária no sertão semiárido favoreceu a constituição de uma elite agrária sertaneja. As fazendas de gado se multiplicavam rapidamente, não ocupando na mesma proporção a mão-de-obra que estava se formando na área. A produção de gado extensiva ocupou pouca mão-de-obra e teve na figura do vaqueiro um ator fundamental. No século XIX o algodão também se estabeleceu como produto importante na economia cearense".
(OLIVEIRA, 2005, p. 133. Disponível em https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-18072006- 132037/publico/CAPITULO3.pdf. Acesso 18/02/22).
A realidade fundiária do Ceará não difere muito daquelas encontradas no restante do Nordeste.
No que se refere à essa realidade é possível afirmar que:
Questão 13 13160169
UNIFOR GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA 2020/1Principalmente a partir do século XVI, a Coroa portuguesa interveio militarmente em disputas e conflitos entre africanos para manter no governo autoridades africanas convenientes com o tráfico e a escravidão. Tanto no reino Ndongo (Angola), quanto no reino do Congo, os portugueses auxiliaram na imposição de monarcas dóceis ligados aos interesses do tráfico atlântico. Com o tráfico, teve início o processo de roedura.
Fonte: BOULOS JUNIOR, Alfredo. História. Sociedade & Cidadania. 2ª Edição. Vol. 2. São Paulo: FTD, 2016, 81.
Considerando as informações acima, qual das opções abaixo se refere à relação entre o tráfico atlântico e o processo de roedura?
Questão 32 3638170
CESMAC Medicina 1° Dia 2020/2Durante o século XX, a política em Alagoas:
Pastas
06