Questões de História - Temática - História Regional - Sul
15 Questões
Questão 55 10789313
UEL Conhecimentos Gerais 2024/1Leia o texto e analise as imagens a seguir.
O painel de azulejos, criado por José Ponti, localizado em frente ao prédio da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Campus Universitário, foi restaurado por uma equipe de estudantes de Arquitetura e Urbanismo e do então curso de Educação Artística da UEL, um trabalho coletivo que durou seis meses, coordenado pelo professor Laerte Matias, do antigo Departamento de Artes, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).
A obra, que representa uma marca histórica do início de Londrina, originalmente ficava na fachada do antigo prédio da Câmara de Vereadores, na Rua Minas Gerais, no Centro. O prédio foi demolido em 1976.
Adaptado de: https://operobal.uel.br
Com base no texto, nas imagens e nos conhecimentos sobre História do Paraná e Teoria da História, assinale a alternativa correta.
Questão 44 13443412
ENEM PPL 1º Dia (Azul – Reaplicação) 2023A sobrevivência dos pomeranos
Ocorrem no Brasil atual casos como o da língua falada pelos pomeranos, que imigraram para o Brasil devido à Segunda Guerra Mundial, e que conseguiu manter-se viva em pequenas comunidades do Rio Grande do Sul e do Espírito Santo. Essa língua, em pleno uso e transmissão no Brasil, não é mais falada na Europa Central, sua região de origem. Após a guerra, a região onde ficava Pomerode foi incorporada à Polônia pela força do regime soviético. Quanto à etnia dos pomeranos, praticamente foi extinta e os sobreviventes dispersados pela Polônia. Mas a língua permanece viva no Brasil.
CASAL JR., M. Disponível em: http://desafios.ipea.gov.br. Acesso em: 30 out. 2021 (adaptado).
De acordo com esse texto, a língua falada pelos pomeranos
Questão 7 8797229
UEM/CVU Geografia - Verão 2019Sobre a evolução da divisão territorial municipal do Paraná, assinale o que for correto.
01) A criação de municípios ocorreu no sentido oeste para leste, à medida que o território foi sendo ocupado.
02) O Paraná possui 399 municípios. Na década de 1990 ocorreu a instalação dos últimos municípios criados no Estado.
04) A ocupação da porção norte do Paraná contribuiu para que, de 1940 a 1970, fosse criada a maior quantidade de municípios da história do estado do Paraná.
08) A criação de municípios é uma reivindicação de determinadas localidades ou distritos que aspiram a uma maior autonomia administrativa em relação aos municípios aos quais pertencem.
16) No início do século XX, a divisão territorial do Terceiro Planalto havia então se consolidado, de modo que, já naquela época, a quantidade de municípios existentes nessa porção do território correspondia à mesma que existe atualmente.
Questão 44 183499
UDESC Tarde 2018/1A colonização italiana no estado de Santa Catarina se deu: no Vale do Rio Itajaí-Açu, no Vale do Itajaí-Mirim e no Vale do Tijucas e no Sul desta Província.
Assinale a alternativa correta sobre a colonização italiana.
Questão 65 13244289
UNICENTRO 2024Leia o texto a seguir.
No dia 19 de março de 1942, 10 mil pessoas se reuniram em Curitiba para “verberarem os golpes do nazismo contra a integridade nacional”. Em seguida, saíram pelas ruas invadindo e depredando estabelecimentos comerciais, bancos, indústrias e clubes pertencentes a imigrantes alemães, italianos e japoneses. Um dos piores quebra-quebras da ocasião ocorreu em uma loja de um alemão próxima a Prefeitura, onde botaram fogo em tudo. Os vândalos corriam pelas ruas da cidade arrastando metros e metros de tecido em chamas, gritando “morte aos quinta-colunas” e o povo se deliciava assistindo aquelas cenas horripilantes.
(Adaptado de: SETO, C.; UYEDA, M. H. Ayumi: caminhos percorridos. Curitiba: Imprensa Oficial do Paraná, 2002. p.230-231.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre história do Paraná, assinale a alternativa correta.
Questão 56 10789370
UEL Conhecimentos Gerais 2024/1Analise o mapa e leia o texto a seguir.
Mapa da Província do Guairá, com as prováveis vilas espanholas do final do Século XVIII.
A dialética nas Reduções baseava-se na divisão dos indígenas em convertidos e não convertidos. Os grupos, em constante confronto, representavam, como o próprio Ruiz de Montoya refere-se, a imagem do Juízo Final: “uma representação do Juízo Final, como em geral se pinta. Assim, figurava ela [a Redução] e os Anjos defendendo as almas, e os demônios atacando-as. Enxergou que faziam o papel de Anjos os da Companhia”. Aqueles que se recusavam se curvar perante a fé cristã eram constantemente demonizados e objetificados, a fim de garantir aos convertidos que estes fizeram a escolha pelo bem.
Adaptado de: PARADISO, S.R. A demonização em “A Conquista espiritual’ (1639) de Antonio Ruiz de Montoya e na “Festa de S. Lourenço’ (1587) de José de Anchieta. https://books.scielo.org
Com base no mapa, no texto e nos conhecimentos sobre História e Geografia do Paraná, assinale a alternativa correta.
Pastas
06