
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - Temática
Questão 3 9020745
UEM/CVU Historia 2022Sobre a imigração europeia para territórios paranaenses no século XIX, assinale o que for correto.
01) Os imigrantes europeus foram atraídos para o Paraná principalmente pela Lei de Terras, que garantia o direito de posse de terras devolutas que viessem a ocupar e o financiamento das primeiras lavouras.
02) Na década de 1820, o Barão de Antonina estabeleceu o primeiro núcleo de imigrantes de origem alemã em território paranaense; localizado às margens do rio Negro, esse núcleo transformou-se na cidade de Rio Negro.
04) A colônia Tereza Cristina foi fundada às margens do rio Ivaí, em 1847, pelo médico francês Jean Maurice Faivre. Essa colônia de imigrantes franceses foi organizada a partir de princípios do socialismo.
08) Os imigrantes europeus não encontraram dificuldades no Paraná; a boa infraestrutura nas proximidades das colônias e o fácil escoamento da produção propiciaram sua fixação, de modo que raramente deixavam a província.
16) A primeira colônia fundada com o auxílio do governo da província do Paraná foi Assungui, em 1859, ao norte de Curitiba, na região do Vale do Ribeira.
Questão 44 183499
UDESC Tarde 2018/1A colonização italiana no estado de Santa Catarina se deu: no Vale do Rio Itajaí-Açu, no Vale do Itajaí-Mirim e no Vale do Tijucas e no Sul desta Província.
Assinale a alternativa correta sobre a colonização italiana.
Questão 65 9363581
UNICENTRO 2023Com base nos conhecimentos sobre História do Paraná, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Assim como as demais regiões do Brasil, a Província do Paraná foi criada na década de 1820, quando a organização social, política e territorial do país já havia passado por profundas transformações.
( ) O desenvolvimento das diferentes regiões do Paraná, destacando-se o Leste, os Campos Gerais e o Norte, ocorreu de forma heterogênea, tendo em vista, por exemplo, as formas de colonização e os principais gêneros agrícolas produzidos.
( ) Na História do Paraná, houve conflitos étnicos, como a perseguição a imigrantes de determinadas etnias durante a Segunda Guerra Mundial, como, por exemplo, os japoneses internados na Colônia Cacatu, em Antonina.
( ) Diferentemente de outras regiões do país, como o Sudeste e o Nordeste, a economia paranaense baseou-se na mobilização de mão de obra livre, seja de trabalhadores locais ou imigrantes, dispensando, portanto, a exploração de escravizados.
( ) Desde o século XIX, o café foi o principal gênero agrícola produzido no Paraná, diferentemente de outros produtos, como a erva-mate, que, voltada para o consumo local, foi irrelevante para a arrecadação tributária provincial.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Questão 4 9020772
UEM/CVU Historia 2022Sobre a cafeicultura no Paraná, assinale o que for correto.
01) Em fins do século XIX e início do século XX, o Paraná já havia se tornado o maior produtor de café do Brasil, superando, inclusive, a produção dos cafezais paulistas.
02) As atividades de suporte à cafeicultura, principalmente as ligadas à comercialização, ao beneficiamento e ao transporte do café, levaram ao surgimento de várias cidades importantes no Paraná.
04) No início da década de 1960, o Paraná produziu milhões de sacas de café. O centro produtor estava localizado na região norte do estado, onde o solo e o clima eram propícios à lavoura cafeeira.
08) Na década de 1960, registraram-se políticas governamentais para a racionalização do plantio do café, as quais estimulavam a diversificação do uso da terra e o incentivo ao plantio de novas culturas, como soja e milho.
16) Com a grande seca ocorrida em 1985, as lavouras cafeeiras foram dizimadas no estado. Não houve mais estímulos à produção de café, e atualmente não há áreas com seu cultivo.
Questão 4 8445993
UEM/CVU História 2021Iniciada no Rio Grande do Sul, a Revolução Federalista eclodiu em 1893, quando a crise econômica, a instabilidade política e ações violentas contrapuseram republicanos e federalistas.
Sobre a ação federalista no Paraná, assinale o que for correto.
01) Os federalistas, no intuito de ocupar os estados do Sul, de avançar sobre São Paulo e de tomar o poder no Rio de Janeiro, atacaram várias cidades paranaenses.
02) Uma das últimas resistências dos legalistas aos federalistas ocorreu na cidade da Lapa, em que os conflitos armados eram diários. Apesar da cavação de trincheiras pela cidade, os reforços militares não surtiram efeito; os federalistas ocuparam a cidade e executaram os chefes e os comandantes das tropas. Esse confronto recebeu o nome de Cerco da Lapa.
04) Dentre as principais cidades tomadas pelas tropas federalistas, e que se tornaram campos de batalhas, estão Paranavaí, Loanda e Maringá.
08) Maragatos, ou pica-paus, eram os sinônimos dados às cidades ocupadas pelas tropas federalistas, conforme as dificuldades de ocupação.
16) Nos primeiros meses de 1894, os federalistas invadiram Curitiba, que ficou exposta com a retirada das autoridades civis e militares, e sua população foi obrigada a pagar a esses federalistas alta quantia em dinheiro como imposto.
Questão 9 8743474
UEM/CVU Conhecimentos Gerais - Verão 2019Sobre o processo de ocupação humana do Segundo Planalto Paranaense, assinale o que for correto.
01) Os japoneses chegaram no Segundo Planalto a partir da segunda metade do século XX e se dedicaram ao cultivo do milho e da mandioca.
02) Os ucranianos ocuparam as regiões de Mallet, União da Vitória, Lapa, Prudentópolis, com destaque para esta no trabalho artesanal.
04) As primeiras ocupações das terras dos Campos Gerais foram realizadas principalmente a partir dos caminhos criados por tropeiros no século XVIII.
08) Paranaguá foi ocupada por volta do século XVII pelas populações construtoras de sambaquis, os Tupiniquins, que disputavam o território com os franceses.
16) Em meados do século XIX, os alemães se radicaram na região de Entre Rios, Palmeira, Ponta Grossa, e alguns franceses fundaram a Colônia Teresa Cristina às margens do rio Ivaí.