
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - Temática
Questão 21 6667113
FEMA 2022A primeira metade dos anos 1970, considerados anos de chumbo, tende a ficar pesada como o metal da metáfora, carregando para as profundezas do silêncio a memória nacional. Esses anos precisam ser revisitados, pois foram também anos de ouro, abrindo fronteiras, geográficas e econômicas, movendo as pessoas em todas as direções da rosa dos ventos, para cima e para baixo nas escalas sociais, anos obscuros para quem descia, mas cintilantes para os que ascendiam.
(Daniel Aarão Reis. Ditadura e democracia no Brasil, 2014. Adaptado.)
Na situação histórica brasileira citada no excerto, as metáforas anos de chumbo e de ouro podem ser exemplificadas, respectivamente,
Questão 26 6732286
UECE 1ª Fase 2022Atente para o seguinte excerto sobre a reorganização da economia brasileira no período da ditadura cívico-militar:
“O governo militar instituído em 1964 reorganizou a economia do país impondo um modelo em que preponderava o capitalismo selvagem e concentrador de renda, sem os mecanismos da democracia dos países desenvolvidos”.
Antonio Pedro; Lizânias de Souza Lima. História sempre presente, 1. ed. São Paulo: FTD, 2010, p.285. v. 3.
Essa reorganização da economia brasileira ocorreu por meio do
Questão 26 9541684
FACASPER 2022Em 12 de novembro de 2019, foi promulgada pelo congresso a emenda constitucional n. 103, que alterou o sistema de previdência social vigente no Brasil e estabeleceu regras de transição do antigo para o novo sistema. A chamada reforma da previdência foi um assunto polêmico e longamente debatido no país.
O principal argumento dos defensores da reforma era:
Questão 28 6645086
UFGD 2021Texto I
BRASILEIROS VIRAM CAMPEÕES DA INTOLERÂNCIA POLÍTICA.
A polarização política no Brasil atingiu um nível elevado de intolerância que supera a média internacional de 27 países observados em uma pesquisa do Instituto Ipsos.
Tema perceptível no cotidiano do brasileiro nos últimos anos, o radicalismo que envolve as discussões político-partidárias foi o aspecto medido na pesquisa.
O levantamento mostrou que os entrevistados no Brasil estão menos propensos a aceitar as diferenças.
Segundo o instituto, 32% dos brasileiros acreditam que não vale a pena tentar conversar com pessoas que tenham visões políticas diferentes das suas.
O índice nacional nesta questão é maior do que quase todos os países pesquisados – que ficou, na média, em 24% –, atrás apenas de Índia (35%) e África do Sul (33%).
Na prática, o nível de intolerância, nas discussões políticas, afeta as diversas relações pessoais, sejam as familiares, as profissionais e as interações nas redes sociais.
Estadão. Conteúdo, 14/04/2019. Disponível em: https://dcomercio.com.br/ categoria/vida-e-estilo/brasileiros-viram-campeoes-da-intolerancia-politica. Acesso em: 9 jul. 2020.
Texto II
IDEOLOGIA
Cazuza e Roberto Frejat
Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro!
Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Pra viver
Disponível em: https://www.letras.mus.br/cazuza/43860/. Acesso em: 8 jul. 2020.
No final da década de 1980, no contexto da Redemocratização no Brasil e do enfraquecimento da Guerra Fria no mundo, o sucesso musical Ideologia, de Cazuza, ilustrava o desencantamento de parte da juventude com as ideologias e com a política. Trinta anos depois, a notícia de jornal, de o Estadão, denota que as ideologias estão presentes em contextos de polarização e de intolerância política, social e cultural. Ideologia é algo imanente ao ser humano, e este, por sua vez, produz história carregada de significados, identidades e idiossincrasias; sendo importante compreender as construções históricas de sentidos de expressões como Anarquismo, Capitalismo, Comunismo, Fascismo e Nazismo.
Assinale a alternativa que corresponde aos contextos ideológicos dos lados extremos da bipolarização da chamada Guerra Fria, ocorrida após a Segunda Guerra Mundial até os anos 1980.
Questão 102 9530084
UnB - PAS 2021/3Poucos crimes na era contemporânea foram tão documentados quanto o Holocausto. O assassinato em massa de judeus por nazistas na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi registrado em telegramas, ofícios, cartas, ordens de execução, fotografias, plantas de construção de campos de extermínio, atas, entre outros itens que, hoje, estão em arquivos, bibliotecas e centros de documentação espalhados mundo afora. A documentação do Holocausto também é composta por uma infinidade de testemunhos de sobreviventes e por consistentes pesquisas desenvolvidas por historiadores. Todo esse conhecimento tem servido, há décadas, de base para livros, artigos, documentários, reportagens, exposições, filmes, peças de teatro e tantos outros produtos culturais que ajudam a compreender o genocídio. Apesar da enorme materialidade do Holocausto e de seu lugar no imaginário social, há, hoje, indivíduos e organizações que negam, na totalidade ou em parte, o Holocausto. São os chamados negacionistas. No caso da extrema-direita, negar o Holocausto não é apenas um discurso de ódio aos judeus, mas também de uma agenda de reabilitação dos fascismos nos planos político e partidário. Por fim, a negação do Holocausto é a negação da própria História, uma vez que essa negação opera no nível do silenciamento da memória e do fazer dos historiadores. Por isso, historiadores e outras pessoas que se importam com os usos políticos do passado estão tão preocupados com esse fenômeno.
Bruno Leal de Carvalho. Para entender o negacionismo do Holocausto. In: Ciência Hoje, 2020. Internet: cienciahoje.org.br/ (com adaptações).
Considerando o texto precedente e os vários aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
O negacionismo é um fenômeno ideológico que, para além do Holocausto, também produz discursos perniciosos sobre o meio ambiente, as ditaduras, a escravidão e a vacinação.
Questão 84 5320361
UFU 2° Dia 2020/2A partir de meados dos anos de 1990, o Estado brasileiro passou por modificações com relação ao seu papel na economia. Uma destas mudanças pode ser identificada na tabela abaixo.
Evolução da taxa de investimento do setor público(% PIB)
Considerando-se os dados apresentados na tabela acima, é correto afirmar que o Estado Brasileiro