
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - Temática
Questão 58 4448126
UNICAMP 2° Dia 2021A epidemia de sífilis golpeou Nápoles, pela primeira vez, em 1494. Os ingleses a chamaram de “enfermidade francesa”, os franceses disseram que era um “mal napolitano” e os napolitanos achavam que vinha da América. O vírus, por definição, é o outro. Sexualmente transmissível, a sífilis materializou nos corpos, dos séculos XVI ao XIX, as formas de repressão e exclusão social da modernidade.
(Adaptado de Paul B. Preciado, Aprendendo do vírus, em Sopa de Wuhan. APOS, 2020, p. 184-187.)
Considerando as referências acima sobre a epidemia de sífilis na época moderna, é possível afirmar:
Questão 29 4512726
UFGD 2020As descobertas arqueológicas colaboram no entendimento do processo de ocupação do Brasil e de toda a América por meio dos vestígios da cultura material, encontrados no vasto continente americano, como, por exemplo, o que mostram as imagens a seguir.
IMAGEM
O fóssil de Luzia: o mais antigo ser humano encontrado no Brasil (Lagoa Santa – Minas Gerais)
IMAGEM
Registro rupestre. Representação dos chamados “veadinhos azuis”, tesouro de um dos sítios arqueológicos da Serra da Capivara, no Piauí.
Sobre o processo de ocupação do Brasil, assinale a alternativa correta.
Questão 13 5109750
UEMA 2° Dia 2021A charge, a seguir, ironiza o médico Oswaldo Cruz e seu exército de mata-mosquitos, codinome dado aos funcionários da saúde, em confronto com os manifestantes populares na época da Revolta da Vacina.
Jornal O Malho, 29/10/1904
A Revolta da Vacina ocorreu no Rio de Janeiro em 1904. Seu estopim foi a campanha de vacinação em massa da população, efetivada pelo governo federal, após a lei que estipulou a vacina obrigatória contra a varíola.
Essa insurreição urbana tem causas mais profundas, entre as quais podem ser destacadas
Questão 1 1416652
URCA 2° Dia 2019/1“Alguém que circulasse pelas ruas do Rio de Janeiro no último quartel do século passado não precisaria ser um arguto observador para perceber que um dos mais graves problemas assolavam a cidade na ocasião era o da insalubridade. Centro nervoso do país, o Rio de Janeiro desfrutava à época da condição privilegiada de capital comercial, financeira, política, administrativa e cultural do Brasil. Esta condição, entretanto, se assegurava, por um lado, o direito da cidade proclamar-se vitrina das virtudes nacionais, impunha-lhe, por outro, o epíteto de um dos maiores focos de epidemias do mundo. Na primeira metade dos anos 1890, num cômputo com outros dezenove centros urbanos, o Rio de Janeiro ocupava a incômoda posição de sétima cidade mais insalubre.”
(PECHMAN, Sérgio e FRITSCH, Lilian. A Reforma Urbana e o seu avesso: Algumas considerações a propósito da modernização do Distrito Federal na virada do Século. Revista Brasileira de História, S. Paulo, v. 5, n° 8q9, p. 140, set.1984/abr. 1985).
Considerando o texto acima e os seus conhecimentos sobre as doenças e as reformas urbanas, o controle social e as disputas de poder no Brasil e na Europa do final do século XIX, assinale a alternativa correta:
Questão 14 396076
URCA 2° Dia 2018/1A região do Araripe é conhecida mundialmente pela abundância, quantidade e excelente preservação dos seus fósseis. A melhor definição para um fóssil seria:
Questão 22 292462
UPE 1° Fase 2° Dia 2013O que é atualmente o território brasileiro está repleto de testemunhos arqueológicos, que guardam importantes evidências da história da colonização humana em nosso continente.
GASPAR, Madu. A arte rupestre no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003, p. 7.
Sobre essa realidade, analise as afirmações seguintes:
I. A presença do homem na América do Sul só se deu com a chegada dos europeus, no século XVI.
II. Uma das marcas da presença humana no Brasil pré-cabralino são os monumentais sambaquis do litoral.
III. Os sítios arqueológicos com vestígios dos caçadores que iniciaram a ocupação da América do Sul inexistem na faixa litorânea brasileira.
IV. Há sítios arqueológicos de inúmeras aldeias de grupos ceramistas dispersos por todo o país.
V. A arte rupestre é um dos grandes legados culturais dos povos pré-cabralinos.
Estão CORRETAS