
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - Temática
Questão 9 8533088
Unioeste Tarde 2023No livro Calibã e a Bruxa, Silvia Federici, ao tratar do período de transição entre o feudalismo e o capitalismo, foca sua análise na história, no lugar e nas experiências vivenciadas pelas mulheres nesse processo. Entre outras questões, Federici demonstra os impactos do conjunto de transformações que marcaram essa época na vida e na sociabilidade cotidiana das mulheres, especialmente no que diz respeito ao controle de seus corpos e de demonstrar as perseguições a que foram submetidas no período. Nesse sentido, ao analisar a relação entre o que acontecia na Europa e nas regiões coloniais, a autora escreve:
Na Europa da Era da Razão, eram colocadas focinheiras nas mulheres acusadas de serem desbocadas, como se fossem cães, e elas eram exibidas pelas ruas; as prostitutas eram açoitadas ou enjauladas e submetidas a simulações de afogamentos, ao passo que se instaurava a pena de morte para mulheres condenadas por adultério. Não é exagero dizer que as mulheres eram tratadas com a mesma hostilidade e com o mesmo senso de distanciamento que se concedia aos “índios selvagens” na literatura produzida depois da Conquista. O paralelismo não é casual. Em ambos os casos, a depreciação literária e cultural estava a serviço de um projeto de expropriação. (...), a demonização dos povos indígenas americanos serviu para justificar sua escravização e o saque de seus recursos. Na Europa, o ataque contra as mulheres justificou a apropriação de seu trabalho pelos homens e a criminalização de seu controle sobre a reprodução. O preço da resistência era, sempre, o extermínio. Nenhuma das táticas empregadas contra as mulheres europeias e contra os sujeitos coloniais poderia ter obtido êxito se não tivesse sido sustentada por uma campanha de terror. No caso das mulheres europeias, foi a caça às bruxas que exerceu o papel principal na construção de sua nova função social e na degradação de sua identidade social”.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017, p. 203.
A partir deste trecho, assinale a alternativa CORRETA.
Questão 37 9036876
Unit-AL Medicina 2023A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Na Grécia Antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas. Em Roma, a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que esta pessoa tinha ou podia exercer.
Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Em um conceito mais amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão e, consequentemente, pessoa com direitos e deveres.
Disponível em: https://www.justica.pr.gov.br. Acesso em: set. 2022. Adaptado.
A cidadania no Brasil vem sendo construída, ao longo dos séculos, em um processo que, pode-se afirmar, encontra-se ainda inconcluso.
Nesta perspectiva, identifica-se um elemento da construção da cidadania
Questão 57 3643232
ENEM 1° Dia 2020O fenômeno histórico conhecido como “tráfico de coolies” esteve associado diretamente ao período que vai do final da década de 1840 até o ano de 1874, quando milhares de chineses foram encaminhados principalmente para Cuba e Peru e muitos abusos no recrutamento de mão de obra foram identificados. O tráfico de coolies ou, em outros termos, o transporte por meios coativos de mão de obra de um lugar para outro, foi comparado ao tráfico africano de escravos por muitos periodistas e analistas do século XIX.
SANTOS, M A Migrações e trabalho sob contrato no século XIX. História, n. 12, 2017.
A comparação mencionada no texto foi possível em razão da seguinte característica:
Questão 98 6313124
ENCCEJA 2020Dia do Trabalho:
por que se comemora o 1º de Maio?
Para conquistar um direito que hoje consideramos incontestável, a jornada trabalhista de oito horas por dia, foram precisos sangue, suor, lágrimas... e um punhado de mortos. Neste 1º de maio, é celebrado o Dia do Trabalho em quase todos os países do mundo. A data foi estabelecida durante o Congresso Operário Socialista, ocorrido em Paris, em 1889. A ideia era prestar homenagem aos Mártires de Chicago, um grupo de sindicalistas condenados nos Estados Unidos por sua participação em uma greve nacional que começou em 1º de maio de 1886. A Espanha foi o primeiro país da Europa a aprovar por decreto a jornada de oito horas, depois de uma greve. A França fez o mesmo dois meses depois.
Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 11 set. 2019 (adaptado).
Na notícia, a criação do feriado foi resultado da seguinte estratégia dos trabalhadores:
Questão 75 1446679
UNICAMP 2019Entre os séculos XVII e XVIII, o nheengatu se tornou a língua de comunicação interétnica falada por diversos povos da Amazônia. Em 1722, a Coroa exortou os carmelitas e os franciscanos a capacitarem seus missionários a falarem esta língua geral amazônica tão fluentemente como os jesuítas, já que em 1689 havia determinado seu ensino aos filhos de colonos.
(Adaptado de José Bessa Freire, Da “fala boa” ao português na Amazônia brasileira. Ameríndia, Paris, n. 8, 1983, p.25.)
Com base na passagem acima, assinale a alternativa correta.
Questão 17 1663440
Unit-SE Medicina 2° Dia 2019/1Além da recuperação econômica da Itália, o regime fascista criava também o sindicalismo corporativo para controle das organizações de trabalhadores e oligopólios empresariais que se articulavam com o controle estatal da economia. A Carta Del Lavoro (Carta do Trabalho) constituiu um dos instrumentos de controle do trabalhador italiano instituídos pelos fascistas.
(A INFLUÊNCIA... 2018).
A Carta Del Lavoro (Carta do Trabalho) serviu de inspiração para a legislação trabalhista de diversos países, como Portugal e Turquia e, no Brasil, sendo que essa inspiração ocorreu durante