
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - Temática
Questão 102 9530084
UnB - PAS 2021/3Poucos crimes na era contemporânea foram tão documentados quanto o Holocausto. O assassinato em massa de judeus por nazistas na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi registrado em telegramas, ofícios, cartas, ordens de execução, fotografias, plantas de construção de campos de extermínio, atas, entre outros itens que, hoje, estão em arquivos, bibliotecas e centros de documentação espalhados mundo afora. A documentação do Holocausto também é composta por uma infinidade de testemunhos de sobreviventes e por consistentes pesquisas desenvolvidas por historiadores. Todo esse conhecimento tem servido, há décadas, de base para livros, artigos, documentários, reportagens, exposições, filmes, peças de teatro e tantos outros produtos culturais que ajudam a compreender o genocídio. Apesar da enorme materialidade do Holocausto e de seu lugar no imaginário social, há, hoje, indivíduos e organizações que negam, na totalidade ou em parte, o Holocausto. São os chamados negacionistas. No caso da extrema-direita, negar o Holocausto não é apenas um discurso de ódio aos judeus, mas também de uma agenda de reabilitação dos fascismos nos planos político e partidário. Por fim, a negação do Holocausto é a negação da própria História, uma vez que essa negação opera no nível do silenciamento da memória e do fazer dos historiadores. Por isso, historiadores e outras pessoas que se importam com os usos políticos do passado estão tão preocupados com esse fenômeno.
Bruno Leal de Carvalho. Para entender o negacionismo do Holocausto. In: Ciência Hoje, 2020. Internet: cienciahoje.org.br/ (com adaptações).
Considerando o texto precedente e os vários aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
O negacionismo é um fenômeno ideológico que, para além do Holocausto, também produz discursos perniciosos sobre o meio ambiente, as ditaduras, a escravidão e a vacinação.
Questão 98 6313124
ENCCEJA 2020Dia do Trabalho:
por que se comemora o 1º de Maio?
Para conquistar um direito que hoje consideramos incontestável, a jornada trabalhista de oito horas por dia, foram precisos sangue, suor, lágrimas... e um punhado de mortos. Neste 1º de maio, é celebrado o Dia do Trabalho em quase todos os países do mundo. A data foi estabelecida durante o Congresso Operário Socialista, ocorrido em Paris, em 1889. A ideia era prestar homenagem aos Mártires de Chicago, um grupo de sindicalistas condenados nos Estados Unidos por sua participação em uma greve nacional que começou em 1º de maio de 1886. A Espanha foi o primeiro país da Europa a aprovar por decreto a jornada de oito horas, depois de uma greve. A França fez o mesmo dois meses depois.
Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 11 set. 2019 (adaptado).
Na notícia, a criação do feriado foi resultado da seguinte estratégia dos trabalhadores:
Questão 25 6326319
UECE 2020/1A Revolta da Vacina, que foi uma importante manifestação social,
Questão 47 7909512
UNIEVA Medicina 2020/1Observe a figura à seguir.
A figura é uma manifestação de apoio às políticas adotadas pelo médico sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz (1872-1917) no comando da Diretoria Geral de Saúde Pública (DGSP), no Rio de Janeiro.
As políticas do DGSP no combate à varíola geraram, no ano de 1904, uma das maiores revoltas populares do século XX, que ficou conhecida como:
Questão 43 8404965
FPS Medicina 1° Dia 2020/1As mudanças econômicas no capitalismo trouxeram impactos na sociedade brasileira do século XX.
Essas mudanças:
Questão 60 9499858
UnB - PAS 2019/3O século XX foi o salto definitivo da humanidade para o futuro, para a história entendida como transformação permanente e fluxo contínuo do tempo. Mas também foi o século do medo e das tragédias injustificáveis. A dura realidade dos interesses provoca dois grandes conflitos mundiais, um tenso período de guerra fria e uma interminável série de guerras localizadas.
Rubem Barboza Filho. Século XX: uma introdução (em forma de prefácio). In: Alberto Aggio e Milton Lahuerta (Orgs.). Pensar o século XX. São Paulo: Editora UNESP, 2003, p. 15-9 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história contemporânea, julgue o próximo item.
A partir de meados do século XIX e no transcurso do século XX, o desenvolvimento tecnológico impactou a velocidade das mudanças históricas de maneira cada vez mais intensa e, até mesmo, decisiva.