Questões de História - Temática - Conhecimentos gerais
696 Questões
Questão 12337125
UFSC Prova 2 - Amarela 2024/1Leia o excerto abaixo.
Solos e vida – uma relação direta e abrangente
Indispensável à vida na Terra, o solo (pedosfera) é um elemento que influencia e é influenciado pelos outros compartimentos do sistema terrestre, os organismos (biosfera), a água (hidrosfera), as rochas e sedimentos (litosfera) e o ar (atmosfera), interagindo com eles em todos os processos que determinam a qualidade de vida no planeta. A degradação e o manejo inadequado dos solos têm provocado desequilíbrio em fluxos hídricos, na emissão de gases de efeito estufa e na atenuação dos efeitos de poluentes, influenciando diretamente a regulação da qualidade da água e do ar. EMBRAPA. Solos brasileiros.
Disponível em: https://www.embrapa.br/tema-solos-brasileiros/solos-e-vida.
Sobre o uso do solo no Brasil, é correto afirmar que:
a falta d’água vai muito além da escassez de chuvas e está intimamente ligada ao manejo do solo, pois problemas como erosão, compactação e impermeabilização dos solos, além de reduzirem a quantidade de nutrientes da terra, prejudicam a infiltração e a filtragem da água para a recarga de rios e aquíferos.
diferentemente das secas, as inundações não estão ligadas ao uso do solo, mas apenas às condições climáticas, pois esse problema é comum em cidades brasileiras onde a água acaba escoando para lugares com falta de drenagem.
o húmus é o produto direto do intemperismo sobre a rocha, cuja transformação ocorre com a degradação física e química da rocha em um determinado relevo, resultando na parte inorgânica da pedosfera.
o Cerrado brasileiro é referência internacional em produtividade agrícola; para o alcance dos recordes de produção de alimentos nessa região, foi necessário corrigir seus solos, naturalmente ácidos e pobres em nutrientes.
o planejamento conservacionista das atividades agrossilvipastoris considera tanto a vocação ou aptidão agrícola dos solos quanto o relevo, o que aprimora a capacidade de produção de forma sustentável.
Questão 12335646
UFSC Prova 2 - Amarela 2024/1Leia o excerto abaixo.
IBGE divulga primeiros dados do Censo Demográfico de 2022
Segundo o censo, o Brasil tem 203.062.512 de habitantes, um crescimento populacional de 6,45% desde a edição anterior da pesquisa, em 2010. As pesquisas geralmente acontecem a cada 10 anos, mas não aconteceu em 2020 por causa da pandemia; nem em 2021, por conta de cortes de gastos.
Senado Federal, 29/6/2023.
O censo demográfico é uma pesquisa realizada pelo IBGE para uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira. Ele tem o objetivo de identificar informações essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados. O censo realizado em 2022 visitou todos os municípios brasileiros para coletar dados referentes ao tamanho da população, quantos moradores por domicílio, e características dos moradores como idade, sexo, cor ou raça e escolaridade, além de informações sobre saneamento básico.
Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2023/06/29/ibge-divulga-primeiros-dados-do-censo-demografico-de-2022#:~:text=Segundo%20o %20censo%2C%20o%20Brasil,conta%20de%20cortes%20de%20gastos.
Sobre as características populacionais do Brasil, é correto afirmar que:
mais da metade da população vive em concentrações urbanas – formadas por um único município ou por uma conurbação – com mais de 100 mil habitantes, tornando imprescindível o planejamento urbano como forma de distribuir o acesso a infraestruturas básicas.
as regiões com as maiores concentrações populacionais são o Sudeste e o Sul, enquanto o Norte e o Nordeste são as duas regiões menos populosas, em números absolutos.
a taxa de crescimento anual da população do Sudeste no período de 2010 a 2022 foi a maior entre todas as regiões.
atrasos na realização de contagens censitárias não prejudicam o planejamento de políticas públicas, como investimentos em educação, saúde e saneamento, pois estas são regidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias.
em 2022, mais de 40% dos municípios brasileiros possuíam menos de 10 mil habitantes, porém concentravam menos de 7% da população total do país.
o crescimento anual médio da população no período de 2010 a 2022 foi o menor da série histórica desde a primeira contagem populacional, em 1872, evidenciando uma tendência de queda no índice de natalidade.
Questão 12335645
UFSC Prova 2 - Amarela 2024/1Sobre orientação espacial e coordenadas geográficas, é correto afirmar que:
o movimento aparente do Sol ocorre pela translação, que tem o sentido de leste para oeste e determina a sucessão dos dias e das noites.
as coordenadas geográficas são linhas imaginárias de paralelos e meridianos traçadas sobre a Terra que permitem a localização precisa na superfície do planeta.
a contagem dos fusos horários inicia-se no meridiano de Greenwich: todos os fusos a leste desse meridiano têm horas adiantadas e todos os fusos a oeste têm horas atrasadas.
o território brasileiro está localizado totalmente no hemisfério ocidental e possui quatro fusos horários atrasados em relação ao meridiano de Greenwich.
os lugares atravessados por um mesmo meridiano possuem a mesma latitude, que circunda totalmente a esfera terrestre.
as longitudes, medidas em paralelos, marcam a alteração da distribuição de energia solar no planeta durante o ano com o movimento de rotação.
a ideia de direção na Geografia é dada pela orientação, baseada nos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, sendo os pontos cardeais baseados no movimento aparente do Sol.
Questão 33 12308564
UEG Medicina 2024/2Leia o texto a seguir.
A partir de novembro de 1914, os soldados enterraram-se para sobreviver. Os alemães tinham dado o exemplo, ao construírem verdadeiras redes de trincheiras paralelas, linhas de partida, linhas de ligação, passagens em zigue-zague e abrigos. Os ingleses imitavam-nos, mas os franceses e os russos construíram as trincheiras com menos cuidado: não imaginavam que aí pudessem ficar enterrados durante quase três anos.
FERRO, M. História da Primeira Guerra Mundial -– 1914 - 1918. Lisboa: Edições 70, sd. p. 139.
A estratégia bélica do uso das trincheiras marcou a segunda fase da Primeira Guerra Mundial, que ficou conhecida como
Questão 72 11393993
UNICAMP 1ª Fase C. Gerais 2024(Disponível em: https://www.uol.com.br/ tilt/noticias/redacao/2023/03/26/foto-do-papa-usando-casaco-estiloso-foi-criada-por-inteligencia-artificial.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em 04/05/2023.)
(Biblioteca Nacional da França, sem data, RES 8-LB39-12153. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b6 942376r.item. Acesso em 04/05/2023.)
Imagem postada em março de 2023 no Reddit, uma comunidade de fóruns, na página específica do Midjourney. Essa página reúne criações feitas na ferramenta de Inteligência Artificial, ferramenta que permite criar imagens hiper-realistas a partir de uma descrição em texto. A imagem viralizou a partir do Twitter. O Papa nunca usou aquele casaco branco.
Tradução da legenda: Eu apenas respiro por você. Um beijo, meu belo anjo! Panfleto anônimo produzido na França pré-revolucionária do final do século XVIII retratando a rainha Maria Antonieta em um romance com a sua amiga, a duquesa Yolande de Polignac.
Com propósitos diferentes, ambas as imagens promovem a desinformação.
Comparando historicamente os dois exemplos de desinformação, é correto afirmar que
Questão 66 11393926
UNICAMP 1ª Fase C. Gerais 2024Estudos, publicados na Nature Geoscience e na revista Science, apontam para a queda acentuada das temperaturas na Europa e na Ásia a partir do ano de 536, gerando a chamada “Pequena Idade do Gelo da Antiguidade Tardia”. As mudanças nas temperaturas podem ter sido causadas por erupções vulcânicas, cujos efeitos foram reforçados pelas correntes oceânicas, pela expansão do gelo e pela coincidência de um mínimo solar (século VI). A conjugação desses fatores teria gerado mudanças efetivas na história, já que a agricultura e a pastagem teriam sido diretamente atingidas. Exemplos dessas relações entre o clima e a história humana podem ser encontrados na Antiguidade, como a invasão da Europa por vários povos das estepes, a queda do segundo império persa, a entrada dos turcos na Anatólia, o início da expansão árabe, entre outros.
(Adaptado de: CRIADO, M.l Á. “Uma pequena ‘idade do gelo’ pode ter mudado a história da Antiguidade (...)”. El País, fev, 2016.)
Com base em seus conhecimentos sobre a Antiguidade e tendo em vista o excerto anterior, é correto afirmar que
Pastas
06