Questões de História - América - Contemporânea
259 Questões
Questão 49 13228334
UERJ 1º EXAME 2025A verdadeira história de “Peter Chicoteado”
O filme Emancipation − uma história de liberdade conta a história real de “Peter Chicoteado” e sua jornada da escravidão ao Exército. Esse escravizado fugitivo posou de forma desafiadora para um retrato em 1863.
No auge da Guerra Civil dos Estados Unidos, a fotografia revelou a verdade inegável. Mostrava que “estas eram pessoas reais com experiências reais (...) – a história desse homem que entende que a Guerra Civil é uma oportunidade de literalmente tomar posse de seu corpo e de sua vida”, diz Barbara Krauthamer, historiadora da escravidão e emancipação dos E.U.A.
O ator Will Smith, que protagonizou Gordon/“Peter Chicoteado”, disse a jornalistas no lançamento do filme: “Este não é outro filme de escravizados. Este é um filme de liberdade. Acho que é uma história que todos nós precisamos ver, ouvir e sentir.”
CHELSEA BAILEY Adaptado de bbc.com, 13/12/2022.
Nos E.U.A., o fim da escravidão ocorreu no contexto da Guerra Civil (1861-1865). O filme apresenta uma abordagem diferenciada dessa guerra por trazer como protagonista o homem retratado na fotografia.
A história de “Peter Chicoteado” revela que a crise da escravidão nos E.U.A. esteve associada, dentre outros fatores, à denúncia da:
Questão 21 14020948
UFAM PSC 3º etapa 2024A revolução cubana, ocorrida em 1959, representou o fim do governo de Fulgêncio Batista e levou Fidel Castro ao poder.
Contrariando os interesses dos EUA, o novo governo revolucionário promoveu uma política de mudança marcada pela:
Questão 28 13506964
UPF Inverno 2024“A Guerra do Vietnã desmoralizou e dividiu a nação, em meio a cenas televisadas de motins e manifestações contra a guerra; destruiu um presidente [...]; levou a uma derrota e retirada universalmente previstas após dez anos” (HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos, São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 241).
Sobre a Guerra do Vietnã, é correto afirmar:
Questão 19 14014305
UFAM PSC 1º etapa 2023"A construção dos Estados nacionais na América Latina se faz de forma autoritária, com as elites colocando contínuos obstáculos à participação política popular. Os conflitos sociais foram, em geral, resolvidos com o apelo a regimes fortes que deveriam manter a ordem."
PRADO, Maria Ligia. In: Folha de S.Paulo, Caderno MAIS. 11 jun. 2000. apud COTRIM, Gilberto. História global 2 – 3a. ed. São Paulo: Saraiva, 2016, p. 273.
As lideranças desses regimes ficaram conhecidas como:
Questão 68 13448936
ENEM PPL 1º Dia (Azul – Reaplicação) 2023Nos governos de Vargas e Perón, o esporte começou a ser visto como um importante elemento na relação entre o regime e a sociedade. Tal fato não deve ser entendido apenas como uma resposta à crescente popularidade do esporte. Ainda que crescente em seus governos, a massificação do esporte já havia ocorrido muito antes. Talvez a influência dos regimes de Mussolini e Hitler sobre os dois governantes latino-americanos possa apontar para um melhor entendimento dessa nova visão política, uma vez que ambos tiveram uma estreita ligação com o esporte e a sua utilização como propaganda política.
DRUMOND, M. Vargas, Perón e o esporte. Revista Estudos Históricos, n. 44, jul.-dez. 2009.
De acordo com o texto, o uso do esporte nos regimes políticos mencionados foi explorado com o objetivo de
Questão 38 13400730
FMJ 2023Leia o trecho do discurso de Martin Luther King Jr., pronunciado nas escadarias do Memorial Abraham Lincoln, em Washington D. C., em 28 de agosto de 1963.
Cem anos atrás um grande americano, em cuja sombra simbólica nos encontramos hoje, assinou a proclamação da emancipação [dos escravos]. [...] Mas, cem anos mais tarde, o negro ainda não está livre. Cem anos mais tarde, a vida do negro ainda é duramente tolhida pelas algemas da segregação e os grilhões da discriminação. Cem anos mais tarde, o negro habita uma ilha solitária de pobreza, em meio ao vasto oceano de prosperidade material. Cem anos mais tarde, o negro continua a mofar nos cantos da sociedade americana, como exilado em sua própria terra.
(https://exame.com)
O discurso de Martin Luther King Jr. refere-se à história dos Estados Unidos da América, acentuando
Pastas
06