Questões de História - América - Contemporânea - Ditaduras Latinas
62 Questões
Questão 68 13448936
ENEM PPL 1º Dia (Azul – Reaplicação) 2023Nos governos de Vargas e Perón, o esporte começou a ser visto como um importante elemento na relação entre o regime e a sociedade. Tal fato não deve ser entendido apenas como uma resposta à crescente popularidade do esporte. Ainda que crescente em seus governos, a massificação do esporte já havia ocorrido muito antes. Talvez a influência dos regimes de Mussolini e Hitler sobre os dois governantes latino-americanos possa apontar para um melhor entendimento dessa nova visão política, uma vez que ambos tiveram uma estreita ligação com o esporte e a sua utilização como propaganda política.
DRUMOND, M. Vargas, Perón e o esporte. Revista Estudos Históricos, n. 44, jul.-dez. 2009.
De acordo com o texto, o uso do esporte nos regimes políticos mencionados foi explorado com o objetivo de
Questão 4 9517242
PUC-GO Medicina 2023/1O Chile realizou um plebiscito para aprovar sua nova Constituição em 2022. A convocação para a Convenção Constituinte aconteceu “[...] após uma onda de protestos, em 2019, que levou milhares de pessoas às ruas e resultou em 23 mortes. A mobilização popular por melhores condições de vida só chegou ao fim quando o então presidente Sebastián Piñera costurou um acordo que permitiu a realização do plebiscito de 2020 sobre um novo processo constitucional. Na ocasião, 80% dos chilenos votaram por uma nova constituição.”
(Disponível em: conjur.com.br/2022-jul-24/constituição-mudar-chile-enfrenta-resistência. Acesso em: 28 jul. 2022.)
A Constituição chilena remonta ao governo do General Augusto Pinochet, que chegou ao poder por meio do movimento militar vitorioso em 1973 e permaneceu até 1990.
Assinale a única alternativa que caracteriza corretamente o período do governo Pinochet:
Questão 42 9393910
UFRGS 1° Dia 2023Considerando o contexto das Ditaduras de Segurança Nacional do Cone Sul durante os anos de 1960- 1980, as ações de colaboração clandestina entre países como Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, com o objetivo de perseguir dissidentes políticos, foi chamada de
Questão 65 9354419
UNICENTRO 2022Na América Latina, a partir da década de 1950, ocorreram inúmeros golpes de estado com intervenções militares, apoiados por conservadores, parte da classe média, setores oligárquicos e agências estadunidenses.
Sobre esse processo de implantação de ditaduras, relacione os ditadores, na coluna da esquerda, com seus respectivos países, na coluna da direita.
(I) René Barrientos Ortuño
(II) Juan Velasco Alvarado
(III) Juan Carlos Ongania
(IV) Alfredo Stroessner
(V) Augusto Pinochet
(A) Paraguai
B) Chile
(C) Bolívia
(D) Argentina
(E) Peru
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Questão 64 6916603
UnB 1° Dia 2022O gigantesco mar calcário de salmoura nos Andes bolivianos, o Salar de Uyuni, é uma das maiores reservas mundiais de lítio, entre outros recursos minerais no mercado de commodities.
A respeito do lítio e de outros compostos minerais chamados terras raras, julgue o próximo item.
As reservas de recursos minerais existentes nos países latino-americanos têm sido alvo de disputas envolvendo empresas transnacionais e governos locais, a exemplo do golpe militar contra o governo boliviano em 2019.
Questão 7 5349928
FAG Medicina 2019/1Texto
Terrorismo
O terrorismo se originou no século I d.C., mas foi no século XXI que as ações terroristas se acentuaram e o discurso antiterrorista virou assunto recorrente na mídia ocidental.
Os atos e ataques terroristas, segundo alguns estudiosos, tiveram início no século I d. C., quando um grupo de judeus radicais, chamados de sicários (Homens de punhal), atacava cidadãos judeus e não judeus que eram considerados a favor do domínio romano. Outros indícios que confirmam as origens remotas do terrorismo são os registros da existência de uma seita mulçumana no final do século XI d. C., que se dedicou a exterminar seus inimigos no Oriente Médio. Dessa seita teria surgido a origem da palavra assassino.
O terrorismo moderno tem sua origem no século XIX no contexto europeu, quando grupos anarquistas viam no Estado seu principal inimigo. A principal ação terrorista naquele período visava à luta armada para constituição de uma sociedade sem Estado – para isso, os anarquistas tinham como principal alvo algum chefe de estado e não seus cidadãos.
Durante a segunda metade do século XIX, as terroristas tiveram uma ascensão, porém foi no século XX que houve uma expansão dos grupos que optaram terrorismo como forma de luta. Como consequência dessa expansão, o raio de atuação terrorista aumentou, surgindo novos grupos, como os separatistas bascos na Espanha, os curdos na Turquia e Iraque, os mulçumanos na Caxemira e as organizações paramilitares racistas de extrema direita nos EUA. Um dos seguidores dessa última organização foi Timothy James McVeigh, terrorista que assassinou 168 pessoas em 1995, no conhecido atentado de Oklahoma.
Com o desenvolvimento da ciência e tecnologia no século XX, as ações terroristas passaram a ter um maior alcance e poder, através de conexões globais sofisticadas, uso de tecnologia bélica de alto poder destrutivo, redes de comunicação (internet) etc.
No início do século XXI, principalmente após os ataques terroristas aos EUA, no ano de 2001, estudiosos classificaram o terrorismo em quatro formas: o terrorismo revolucionário, que surgiu no século XX e seus praticantes ficaram conhecidos como guerrilheiros urbanos marxistas (maoístas, castristas, trotskistas e leninistas). O terrorismo nacionalista, que foi fundado por grupos que desejavam formar um novo Estado-nação dentro de um Estado já existente (separação territorial), como no caso do grupo terrorista separatista ETA, na Espanha (o povo Basco não se identifica como espanhol, mas ocupa o território espanhol e é submetido ao governo da Espanha).
O terrorismo de Estado é praticado pelos Estados nacionais e seus atos integram duas ações. A primeira seria o terrorismo praticado contra a sua própria população. Foram exemplos dessa forma de terrorismo: os Estados totalitários Fascistas e Nazistas, a ditadura militar brasileira e a ditadura de Pinochet no Chile. A segunda forma se constituiu como a luta contra a população estrangeira (xenofobismo).
E o terrorismo de organizações criminosas, que são atos de violência praticados por fins econômicos e religiosos, como nos casos da máfia italiana, do Cartel de Medellín, da Al Qaeda, etc.
Texto adaptado de: CARVALHO, Leandro. "Terrorismo"; Brasil Escola Disponível em http://www.brasilescola. com/historia/terrorismo.htm.
O terrorismo de Estado é praticado pelos Estados nacionais e seus atos integram duas ações. A primeira seria o terrorismo praticado contra a sua própria população. Foram exemplos dessa forma de terrorismo: os Estados totalitários Fascistas e Nazistas, a ditadura militar brasileira e a ditadura de Pinochet no Chile.
De acordo com as informações do texto, assinale a alternativa correta:
Pastas
06