Questões de História - América - Contemporânea - Revolução Mexicana
13 Questões
O século XX foi marcado por inúmeros conflitos. No contexto latino-americano, observaram-se diferentes embates, motivados por ideários e projetos igualmente diversos.
A respeito destes conflitos, assinale a alternativa que se refere a dois movimentos de caráter anti-imperialista que, ao menos em um primeiro momento, efetivamente, depuseram os governos vigentes.
A Revolução Mexicana de 1910, organizada por Emiliano Zapata e Pancho Villa, foi um movimento social peculiar na História da América Latina. Ela decorreu da impossibilidade de diálogo entre as forças políticas elitistas - fossem elas ligadas ao antigo porfiriato, Francisco Madero ou mesmo ao militarismo de Huerta - e as urgentes demandas da população mais empobrecida.
Sobre essa Revolução, é correto afirmarmos:
A Revolução Mexicana só pode ser entendida considerando-se as particularidades da sociedade mexicana dentro de um processo global existente num determinado estágio do desenvolvimento do capitalismo em nível mundial.
(Anna Maria Martinez Corrêa. A Revolução mexicana: 1910-1917, 1983.)
A afirmação do excerto justifica-se, pois a Revolução Mexicana de 1910 envolveu
Em 1810, no Vice-Reinado da Nova Espanha, atual México, um movimento liderado pelo padre Miguel Hidalgo buscou combinar a ideia de independência com as reivindicações dos povos indígenas.
Esta primeira tentativa de independência mexicana se fundamentava
O movimento zapatista, que surgiu no México em 1994, é o primeiro movimento social latino-americano que, após a queda do Muro de Berlim, interpelava não apenas a sociedade mexicana, mas ainda o conjunto dos “oprimidos e excluídos do mundo”. Ao mesmo tempo, observamos que, embora as lutas conduzidas por estes coletivos estejam fortemente atreladas a demandas específicas, elas têm a capacidade de levantar problemas de relevância supranacional. Cabe mencionar aqui o Fórum Social Mundial, que se tornou um espaço institucional de debate em oposição ao Fórum Econômico Mundial.
<https://tinyurl.com/y6we6vao> Acesso em: 04.10.2018. Adaptado.
Mobilizações sociais como essas passaram a ocorrer em resposta
“A Revolução Mexicana, que marca o início da Idade Contemporânea na América Latina, (...) derrotou a hegemonia da oligarquia, substituindo-a por uma burguesia agrária, desencadeando mudanças significativas na economia, na política, na diplomacia, nos campos social e cultural e nas relações entre Estado e Igreja.”
RAMPINELLI, W.J. A Revolução Mexicana: seu alcance regional, precursores, a luta de classes e a relação com os povos originários. Revista Espaço Acadêmico, n.126, nov.2011, p.90.
Sobre os adventos que envolvem o processo revolucionário mexicano, é INCORRETO afirmar que
Adicionar à pastas
06
Faça seu login GRÁTIS
Minhas Estatísticas Completas
Estude o conteúdo com a Duda
Estude com a Duda
Selecione um conteúdo para aprender mais: