Questões de História - América - Contemporânea - Revolução Cubana
25 Questões
Questão 29 6974649
UDESC Verão Tarde 2020O século XX foi marcado por inúmeros conflitos. No contexto latino-americano, observaram-se diferentes embates, motivados por ideários e projetos igualmente diversos.
A respeito destes conflitos, assinale a alternativa que se refere a dois movimentos de caráter anti-imperialista que, ao menos em um primeiro momento, efetivamente, depuseram os governos vigentes.
Questão 39 10778347
UFN Verão 2019Observe a figura a seguir, na qual o líder Fidel Castro discursa ao lado de membros do movimento MR26.
(Fonte: https://lavidaenfotografia.wordpress.com/2013/04/19/fotos-coloridas-da-revolucao-cubana.)
O MR26 foi organizado por Fidel Castro após sua prisão por tentativa de ataque ao Quartel Moncada em 26 de julho de 1953. Esse fato é parte do processo que culminou com a tomada do poder pelas forças rebeldes de Castro e seus homens em 1959. O mundo passaria, então, a conhecer a Revolução Cubana. Considerando esse processo, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
1. "A História me absolverá".
2. Sindicatos de trabalhadores, organizações estudantis, Partido Comunista Cubano e Partido Socialista Popular.
3. Tribunais revolucionários para julgar e fuzilar policiais e torturadores do regime de Batista, instituição de salário mínimo para cortadores de cana e fortes investimentos em educação.
4. Sabotagem de usinas de açúcar e explosão de bomba no porto de Havana com morte de 100 cubanos.
5. Economia de agro exportação em regime de plantation.
( ) Cenário econômico cubano até a deposição de Batista.
( ) Discurso de defesa de Fidel Castro diante do tribunal de exceção de Fulgêncio Batista.
( ) Ações norte-americanas com o uso da CIA para desestabilizar o governo cubano de Castro.
( ) Oposição à ditadura de Fulgêncio Batista.
( ) Medidas do governo revolucionário a partir da tomada do poder.
A alternativa que apresenta a sequência correta no sentido descendente é
Questão 29 2669740
UNIMONTES 3° Etapa 2018Leia o texto a seguir:
“De fato, a Revolução Cubana marcou a história da América Latina. Ela passou a ser símbolo de liberdade, que passava pela vitória frente aos Estados Unidos. O governo de Washington estava ciente do potencial revolucionário latino-americano e temeroso do exemplo cubano. Em março de 1961, Washington lançou a “Aliança para o Progresso”, pacote com o qual se pretendia acabar com as tentativas revolucionárias dos latino-americanos. Reconhecendo a situação de miséria do continente, o plano apontava a necessidade de mudanças no perfil social na América Latina, e mais do que generosidade, o plano revelava a temeridade americana com relação à influência da Revolução Cubana na região. Prometia muitos benefícios e dinheiro em troca da ruptura com Havana”
Fonte: GUERCIO, Maria Rita; CARVALHO, Dorisney de. Cuba e Estados Unidos: uma história de hostilidades. In: COGGIOLA, Osvaldo (org.). Revolução Cubana: história e problemas atuais. São Paulo: Xamã, 1998. p. 133.
Considerando a Revolução Cubana, analise as afirmativas abaixo e assinale (C) para as corretas e (I) para as incorretas:
( ) O temor de Washington em relação à influência da Revolução Cubana desencadeou uma gama de golpes militares na América Latina, sendo os Estados Unidos da América um dos grandes articuladores desses episódios.
( ) Uma das maiores crises políticas da Guerra Fria foi a Crise dos Mísseis, ocorrida em 1962, uma vez que a instalação de mísseis nucleares em Cuba foi a resposta soviética para a instalação de mísseis nucleares na Turquia pelos EUA.
( ) O programa “Aliança para o Progresso” não logrou êxito como almejava Washington, pois movimentos revolucionários ligados à URSS conquistaram o governo da Venezuela.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Questão 108 99480
UnB 1° Dia 2012/1É tremenda injustiça comparar Khrushtchev a Hitler. A arrogância, a truculência, a insensibilidade brutal do ditador soviético são inéditas na História do mundo. Nunca se viu, desde os tempos de Gengis Khan, tamanho desprezo pelos valores da civilização ou maior falta de escrúpulos. Estarrecido, o mundo, ao mesmo tempo em que se inteirava da consumação das ameaças de Khrushtchev de fazer explodir a superbomba de 50 megatons, lia a resposta dele ao apelo dos deputados trabalhistas ingleses para que desistisse da explosão. Em lugar de responder como faria um homem civilizado e dotado de qualquer vestígio de decência ou de sentimento de humanidade, Khrushtchev replicou, com todo o seu furor vesânico, para ameaçar a Inglaterra de destruição total, assegurando que ela seria riscada do mapa.
O trecho acima, extraído e adaptado do jornal O Globo, é parte do editorial “Ditador fanático quer subjugar o mundo pelo terror”, publicado na primeira página da edição de 1.º de novembro de 1961. Considerando a retórica do editorial, o ano em que foi publicado e o contexto histórico em que se inscreve, além de aspectos marcantes da história do século XX, julgue o item.
No ano em que o mencionado editorial foi publicado, a Revolução Cubana assumiu a opção marxista, mas, diante do temor de que, com essa decisão, o clima de dramaticidade da Guerra Fria fosse transportado para as Américas, Fidel Castro afastou Cuba da influência soviética.
Questão 18 13329315
Feevale Medicina 2024/1A década de 60 do século XX, na América Latina, foi marcada por disputas políticas intensas em um contexto global político e militar denominado _________________. Uma das principais revoltas no continente que derrubou um governo autoritário e que consolidou uma nova forma de sistema político no continente americano foi a __________________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto, na ordem em que aparecem.
Questão 39 11722932
UNIFENAS Tarde 2024O texto a seguir, escrito pelo jornalista Jorge Escosteguy, trata da história cubana. O jornalista apresenta uma comparação entre os tempos pré e pós-revolução:
“ainda que controlados e distribuídos com austeridade, há alimentos, roupas e moradia para todos. A educação e a saúde são gratuitas e o direito ao trabalho é sagrado. Permanecem na memória apenas como lição e advertência as imagens de tempos mais ásperos, quando a Revolução engatinhava e seus dirigentes buscavam substituir, em poucos meses ou anos, uma tecnologia que o capitalismo desenvolveu e explorou ao longo de décadas -– e que em janeiro de 1959, ao ser derrotado, levou embora”.
Jorge Escosteguy (São Paulo: Alfa-Omega, 1978).
O trecho ressalta a transformação oriunda do processo revolucionário cubano com ênfase na
Pastas
06