
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - América
Questão 29 6974649
UDESC Verão Tarde 2020O século XX foi marcado por inúmeros conflitos. No contexto latino-americano, observaram-se diferentes embates, motivados por ideários e projetos igualmente diversos.
A respeito destes conflitos, assinale a alternativa que se refere a dois movimentos de caráter anti-imperialista que, ao menos em um primeiro momento, efetivamente, depuseram os governos vigentes.
Questão 29 2669740
UNIMONTES 3° Etapa 2018Leia o texto a seguir:
“De fato, a Revolução Cubana marcou a história da América Latina. Ela passou a ser símbolo de liberdade, que passava pela vitória frente aos Estados Unidos. O governo de Washington estava ciente do potencial revolucionário latino-americano e temeroso do exemplo cubano. Em março de 1961, Washington lançou a “Aliança para o Progresso”, pacote com o qual se pretendia acabar com as tentativas revolucionárias dos latino-americanos. Reconhecendo a situação de miséria do continente, o plano apontava a necessidade de mudanças no perfil social na América Latina, e mais do que generosidade, o plano revelava a temeridade americana com relação à influência da Revolução Cubana na região. Prometia muitos benefícios e dinheiro em troca da ruptura com Havana”
Fonte: GUERCIO, Maria Rita; CARVALHO, Dorisney de. Cuba e Estados Unidos: uma história de hostilidades. In: COGGIOLA, Osvaldo (org.). Revolução Cubana: história e problemas atuais. São Paulo: Xamã, 1998. p. 133.
Considerando a Revolução Cubana, analise as afirmativas abaixo e assinale (C) para as corretas e (I) para as incorretas:
( ) O temor de Washington em relação à influência da Revolução Cubana desencadeou uma gama de golpes militares na América Latina, sendo os Estados Unidos da América um dos grandes articuladores desses episódios.
( ) Uma das maiores crises políticas da Guerra Fria foi a Crise dos Mísseis, ocorrida em 1962, uma vez que a instalação de mísseis nucleares em Cuba foi a resposta soviética para a instalação de mísseis nucleares na Turquia pelos EUA.
( ) O programa “Aliança para o Progresso” não logrou êxito como almejava Washington, pois movimentos revolucionários ligados à URSS conquistaram o governo da Venezuela.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Questão 23 9159561
UEPA 1º Etapa 2013O socialismo posto em curso pela Revolução Cubana, em plena guerra fria, soma mais de meio século de existência. Porém, apesar de Cuba ter sido bem sucedida na formação de seu Estado-Nação, apresenta dificuldades para se posicionar política e economicamente na reordenação do mundo contemporâneo.
Destacam-se como fatores importantes deste processo:
Questão 108 99480
UnB 1° Dia 2012/1É tremenda injustiça comparar Khrushtchev a Hitler. A arrogância, a truculência, a insensibilidade brutal do ditador soviético são inéditas na História do mundo. Nunca se viu, desde os tempos de Gengis Khan, tamanho desprezo pelos valores da civilização ou maior falta de escrúpulos. Estarrecido, o mundo, ao mesmo tempo em que se inteirava da consumação das ameaças de Khrushtchev de fazer explodir a superbomba de 50 megatons, lia a resposta dele ao apelo dos deputados trabalhistas ingleses para que desistisse da explosão. Em lugar de responder como faria um homem civilizado e dotado de qualquer vestígio de decência ou de sentimento de humanidade, Khrushtchev replicou, com todo o seu furor vesânico, para ameaçar a Inglaterra de destruição total, assegurando que ela seria riscada do mapa.
O trecho acima, extraído e adaptado do jornal O Globo, é parte do editorial “Ditador fanático quer subjugar o mundo pelo terror”, publicado na primeira página da edição de 1.º de novembro de 1961. Considerando a retórica do editorial, o ano em que foi publicado e o contexto histórico em que se inscreve, além de aspectos marcantes da história do século XX, julgue o item.
No ano em que o mencionado editorial foi publicado, a Revolução Cubana assumiu a opção marxista, mas, diante do temor de que, com essa decisão, o clima de dramaticidade da Guerra Fria fosse transportado para as Américas, Fidel Castro afastou Cuba da influência soviética.
Questão 30 1525831
ACAFE Demais Cursos 2020/1Neste ano completam-se sessenta anos da Revolução Cubana. Em janeiro de 1959, guerrilheiros, liderados por Fidel Castro, depuseram o governo cubano de Fulgêncio Batista e tomaram o poder.
Acerca da Revolução Cubana, antecedentes e consequências, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto a alternativa:
Questão 38 6724761
UNIFENAS Manhã 2020Que o governo de Cuba permita que o Estado Unido exerça o direito de intervir no sentido de preservar a independência cubana, manter a formação de um governo adequado para a proteção da vida, a propriedade, a liberdade individual. Que, a fim de auxiliar os Estados Unidos a sustentar a independência cubana, e para proteger a população dali, tão bem como para a sua própria defesa, o governo de Cuba deverá vender ou alugar terras aos Estados Unidos, necessárias para a extração de carvão para linhas férreas ou bases navais em certos locais especificados de acordo com o Presidente dos Estados Unidos.
Trecho da Emenda Platt, aprovada em 1903. MORRIS, R. Documentos básicos de história dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura. 1956, p.182-3.
A Emenda Platt foi um dispositivo legal inserido na Constituição Cubana no início do século XX e que estabeleceu bases permanentes para as relações bilaterais com os Estados Unidos.
A presença estadunidense introduziu no processo de independência de Cuba elementos diferenciados em relação aos demais movimentos latino-americanos.
O tratamento da questão nacional cubana representou