Questões de História - América
Analise a imagem da obra de arte Blind, do artista italiano Maurizio Cattelan, criada em 2021.
O evento retratado pela obra teve como consequência para a geopolítica mundial
O dia 6 de janeiro de 2021 entrou para a história. O Congresso dos Estados Unidos, a maior democracia do mundo, foi invadido. Manifestantes forçaram a passagem até que os policiais do Capitólio não deram conta de segurar a multidão. Nos corredores, o confronto acontecia. A polícia usou bombas de gás lacrimogêneo; houve luta corporal. Do lado de fora, a escadaria também foi tomada por apoiadores de Donald Trump, com bandeiras dos Estados Unidos e de apoio ao presidente derrotado nas eleições. Horas depois de o Capitólio ser invadido, Trump divulgou um vídeo repetindo que as eleições foram roubadas e pediu para que seus eleitores deixassem o prédio. Milhares de pessoas marcharam pela capital americana entoando frases que o presidente tem repetido, sem apresentar provas: “Parem com o roubo! A eleição foi roubada”.
NÚRIA SALDANHA Adaptado de cnnbrasil.com.br, 07/01/2021.
O episódio descrito na reportagem causou perplexidade mundial, por ter acontecido em uma das mais antigas democracias do mundo.
Ao longo das últimas décadas na sociedade estadunidense, ocorreu a seguinte transformação fundamental para a compreensão desse episódio:
Sobre a Guerra de Secessão, ocorrida nos Estados Unidos na segunda metade do século XIX, assinale o que for correto.
01) Apesar da rivalidade política existente entre o norte e o sul do país, as duas regiões não divergiam quanto à questão da escravidão, defendendo sua manutenção.
02) O norte defendia uma política econômica protecionista, ou seja, o aumento das taxas de importação de manufaturados, para que seus produtos tivessem vantagem no mercado interno.
04) A expansão para o oeste acirrou as diferenças entre o norte e o sul; os dois expoentes buscavam reproduzir na região seus modelos de sociedade e organizar a economia de acordo com seus interesses.
08) O fato de o Norte produzir suas armas, contar com extensa malha ferroviária e com população mais numerosa, conferiulhe condições militares superiores durante os confrontos.
16) A guerra terminou no ano de 1875, com a vitória do exército confederado. Apesar dos diversos conflitos, o saldo de mortos não ultrapassou o número de sessenta mil, e a produção agrícola não sofreu grandes prejuízos.
Todos os homens reconhecem o direito de revolução, isto é, o direito de recusar lealdade ao governo e opor-lhe resistência quando sua tirania ou sua ineficiência tornam-se insuportáveis. (...) Se alguém me dissesse que um governo é ruim porque tributa determinadas mercadorias estrangeiras trazidas a seus portos, é bastante provável que eu não movesse uma palha a respeito, já que posso passar sem elas. Todas as máquinas têm seu atrito, e isto possivelmente tem um lado bom que compensa o lado ruim. De qualquer modo, seria bastante nocivo fazer muito alvoroço por causa disso. Mas, quando o atrito chega ao ponto de controlar a máquina, e a opressão e o roubo se tornam organizados, digo que não devemos mais ficar presos a tal máquina. Em outras palavras, quando um sexto da população de uma nação que se comprometeu a ser o abrigo da liberdade é formado por escravos, e um país inteiro é injustamente invadido e conquistado por um exército estrangeiro e submetido à lei militar, penso que não é demasiado cedo para os homens honestos se rebelarem e darem início a uma revolução. O que torna este dever ainda mais urgente é o fato de que o país invadido não é o nosso, mas é nosso o exército invasor.
Henry D. Thoreau. A desobediência civil. 1849 (com adaptações).
Tendo como referência esse texto de Thoreau, julgue o item.
A guerra dos Estados Unidos da América contra o México foi severamente criticada por Thoreau, que chegou a ser preso por não pagar impostos, em defesa dessa sua crítica.
No Brasil, como em outras partes, os escravos negociaram mais do que lutaram abertamente contra o sistema. Trata-se do heroísmo prosaico de cada dia. “Apesar das chicotadas, das dietas inadequadas, da saúde seriamente comprometida ou do esfacelamento da família pela venda, os escravos conseguiram viver seu dia a dia”, conforme analisou Sandra Graham. “Relativamente poucos, na verdade, assassinaram seus senhores, ou participaram de rebeliões, enquanto a maioria, por estratégia, criatividade ou sorte, ia vivendo da melhor forma possível”. Como verbalizaram os próprios escravos, no Sul dos Estados Unidos, “os brancos fazem como gostam; os pretos, como podem”. (REIS. 1989. p 14).
O desenvolvimento das sociedades ocidentais foi marcado por um processo de violência, que se manifestava pela existência do trabalho compulsório.
No decorrer dessa evolução, pode-se inferir que o trabalho, nas sociedades
Para o historiador Yuval Noah Harari, a noção de igualdade entre os seres humanos foi proclamada de maneira enfática no século XVIII, mas permaneceu cheia de contradições. Em seu best seller Sapiens – uma breve história da humanidade, ele escreveu:
Apesar de sua proclamação da igualdade entre todos os homens, a ordem imaginada constituída pelos norte-americanos em 1776 também estabeleceu uma divisão. Criou uma hierarquia entre homens, que se beneficiavam dela, e mulheres, que ficaram desprovidas de autoridade. Criou uma hierarquia entre brancos, que desfrutavam de liberdade, e negros e indígenas, considerados humanos de uma espécie inferior, não compartilhando, assim, dos direitos igualitários dos homens. Muitos dos que assinaram a Declaração da Independência eram senhores de escravos. Eles não libertaram escravos depois que assinaram a Declaração nem se consideraram hipócritas. Em sua visão, os direitos dos homens pouco tinham a ver com os negros.
(HARARI, Yuval Noah. Sapiens – uma breve história da humanidade. Porto Alegre: L & PM, 2015, p. 141.)
Sobre a política contraditória dos Estados Unidos da América em relação à população negra, assinale a alternativa correta: