Questões de História - América - Período Colonial - Colônias de Exploração e Povoamento
133 Questões
Questão 54 10772199
ACAFE Medicina - Verão 2024No processo de colonização da América, o contato entre europeus e os povos nativos é considerado por muitos historiadores como um choque entre dois mundos. Tal processo acarretou, entre outras consequências, o declínio das populações nativas.
Considerando as implicações do contato de diferentes povos durante o processo de colonização da América, a partir do século XV, assinale a alternativa CORRETA.
Questão 38 10781599
UFN Verão 2023A conquista espanhola da América foi marcada pela violência aos povos nativos e destruição de grandes civilizações.
A respeito desse tema, avalie o trecho a seguir e complete as lacunas.
Embora a _________ dos espanhóis fosse notável, não foi decisiva no processo. Os povos nativos da América encontravam-se em uma diversidade cultural, política e social. Assim, os povos imperiais que aqui existiam estavam organizados em ___________ com forte __________. Além disso, __________ impactaram as populações da América e __________ com povos vizinhos favoreceram a vitória espanhola.
A sequência que completa corretamente é:
Questão 51 9827282
UFMS PSV 2023Leia o texto a seguir:
Sábado, 13 de outubro.
Assim que amanheceu, veio até à praia uma porção desses homens, todos jovens, como já disse, e todos de boa estatura. É gente muito bonita: os cabelos são lisos e grossos, como cerdas de cavalo, e todos de rosto e cabeça bem mais larga que qualquer geração que tenha visto até agora, como olhos muito bonitos e nada pequenos. ... Vieram até a nau em pirogas, feitas do tronco de uma árvore, como um barco comprido e de um só pedaço. ... Traziam novelos de algodão desfiado, papagaios, lanças e outras ninharias querendo trocar por qualquer coisa que a gente desse. ... E eu estava atento, me esforçando para saber se havia ouro, e vi que alguns traziam um pedacinho pendurado num furo que têm no nariz e, por sinais, consegui entender que indo para o sul e contornando a ilha naquela direção, encontraria um rei que tinha grandes taças disso e em vasta quantidade.
(COLOMBO, Cristóvão. Diários da descoberta da América: as quatro viagens e o testamento. Porto Alegre: L&PM, 1999. p. 53-54. Adaptado)
O contexto de desenvolvimento das ações apresentadas no fragmento textual do diário de viagem de Cristóvão Colombo retrata:
Questão 9 7435988
FAMERP 2022Leia o texto de Eduardo Bueno para responder a questão.
No Brasil, como no restante do Novo Mundo, o que separa a história da pré-história é mais do que um mero prefixo. Existe, entre os dois períodos, um abismo de desconhecimento e incompreensão. Embora o trabalho dos arqueólogos literalmente se aprofunde cada vez mais, restam ainda imensas lacunas a respeito dos habitantes que, em tempos remotos, ocuparam o território que viria a ser o Brasil. O que já se sabe, porém, permite afirmar que a herança “pré-histórica” — ou seja, o legado dos povos que por no mínimo dez milênios aqui viveram — é bem mais sólida e está muito mais presente do que o senso comum em geral supõe.
É preciso não esquecer, afinal, que, por pelo menos cem séculos, esses povos ancestrais — cuja própria origem ainda não pôde ser inteiramente esclarecida — testaram um repertório de alternativas e um leque de possibilidades alimentares, ecológicas e logísticas que os conquistadores europeus, sob risco de colocarem em perigo a própria sobrevivência, não puderam descartar desde o instante em que desembarcaram no então “novo” e desconhecido território, oficialmente em abril de 1500.
Pode-se afirmar que as trilhas e os caminhos pelos quais o país se expandiu, os sítios onde se erguem suas grandes cidades, inúmeros produtos agrícolas que hoje saciam a fome da nação, bem como vários hábitos e costumes nacionais, são fruto direto de um conhecimento milenar — que, embora esteja dessa forma preservado, na essência se perdeu. É preciso ter em mente, portanto, que uma compreensão mais plena do Brasil impõe um mergulho no passado — e que esse passado é muito mais profundo do que apenas os últimos cinco séculos.
(Brasil: uma história: cinco séculos de um país em construção, 2012.)
No contexto em que se encontra o trecho “em que desembarcaram no então “novo” e desconhecido território, oficialmente em abril de 1500” (2º parágrafo), as aspas em torno da palavra “novo”
Questão 17 5940561
FGV-RJ 2021/1“E os espanhóis ainda não nos tinham atacado quando, muito repentinamente, houve uma grande enfermidade, uma doença pustulenta. Em Tepilhuitl começou. E infligiu uma grande devastação. Alguns ela cobriu inteiramente, espalhou-se por todas as partes (...) Muitos homens morreram desse mal, e muitos outros simplesmente morreram de fome, de fome eles morreram; ninguém cuidava de ninguém, ninguém fazia nada pelos demais.”
BAUDOT, G. & TODOROV, T. Relatos astecas da conquista. São Paulo: Editora Unesp, 2019, p. 166-167.
A conquista da região do México pelos espanhóis
Questão 11 5215844
CUSC 2021Com o declínio da população ameríndia, a mão de obra trazida da África constituiu a base da exploração do ouro e dos recursos agrícolas dos setores de exportação das Américas, tendo o cultivo de açúcar absorvido mais de dois terços dos escravos transportados do outro lado do Atlântico pelas grandes potências europeias e euro-americanas. Por vários séculos, os escravos foram a razão mais importante para o contato entre europeus e africanos.
(www.slavevoyages.org)
O tráfico de escravos africanos para a América, a partir do século XVI, teve como objetivo
Pastas
06