Questões de História - História do Brasil
“Para praticar a agricultura, os tupis derrubavam árvores e faziam a queimada – técnica que iria ser incorporada pelos colonizadores. Plantavam feijão, milho, abóbora e principalmente mandioca, cuja farinha se tornou também um alimento básico da Colônia. A economia era basicamente de subsistência e destinada ao consumo próprio. Cada aldeia produzia para satisfazer a suas necessidades, havendo poucas trocas de gêneros alimentícios com outras aldeias.
Mas existiam contatos entre elas para a troca de mulheres e de bens de luxo, como penas de tucano e pedras para se fazer botoque. Dos contatos resultavam alianças em que grupos de aldeias se posicionavam uns contra os outros. A guerra e a captura de inimigos – mortos em meio à celebração de um ritual canibalístico – eram elementos integrantes da sociedade tupi. Dessas atividades, reservadas aos homens, dependiam a obtenção de prestígio e a renovação das mulheres.”
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2006. p.40.
De acordo com o texto, é correto afirmar que, no período colonial brasileiro, as sociedades pertencentes ao tronco linguístico Tupi
Considere as afirmações abaixo, sobre a relação do Estado Novo com os direitos trabalhistas.
I - A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) foi aprovada com os objetivos de incorporar reivindicações do movimento operário e, também, de exercer, através do Estado, um controle das atividades da classe trabalhadora.
II - A CLT apresenta nitidamente uma inspiração marxista, demonstrando as relações existentes entre o trabalhismo e o comunismo.
III- A aprovação da CLT contribuiu para pacificar totalmente os conflitos trabalhistas, não havendo registro de tensões com o movimento sindical.
Quais estão corretas?
Observe a imagem a seguir.
Com base na imagem e nos conhecimentos sobre Ditadura Militar no Brasil, considere as afirmativas a seguir.
I. Apesar da característica autoritária relacionada à Ditadura Militar, as formas de arte e comunicação no período operaram longe dos canais de censura, característica fundamental, por exemplo, do governo Vargas nos anos 1930 e 1940.
II. A construção do Monumento “Tortura Nunca Mais”, no Recife, reverbera a necessidade de preservar criticamente a memória sobre a Ditadura Militar em diálogo com o momento presente.
III. Uma das ações mais emblemáticas da Ditadura Militar foi o Ato Institucional Número Cinco (AI-5), que suspendeu os direitos garantidos constitucionalmente, entre outras questões, legitimando violências exercidas pelo Estado.
IV. Dentre as arbitrariedades exercidas pelo Estado Durante a Ditadura Militar, é possível destacar aspectos como tortura, sequestro, assassinato e exílio daqueles que eram considerados contrários ao regime autoritário.
Assinale a alternativa correta.
Considere a seguir o excerto do texto sobre o Movimento Tenentista:
O Tenentismo foi um catalisador do descontentamento de importantes setores da sociedade brasileira durante a década de 1920.
(FAGUNDES, Pedro Ernesto. Movimento tenentista: um debate historiográfico. Revista Espaço Acadêmico, n. 108, p. 133, maio 2020.)
Conforme os conhecimentos sobre o movimento tenentista nos anos 1920 e 1930 no Brasil, três fatores de descontentamento que suscitaram a reação do tenentismo na esfera pública são:
Considere a seguir o excerto do artigo da historiadora Violeta Loureiro sobre a região amazônica:
De todos, o mito mais persistente [sobre a Amazônia] parece ter sido sempre o da superabundância e da resistência da natureza da região [...].
(LOUREIRO, Violeta Refkalefsky. Amazônia: uma história de perdas e danos, um futuro a (re)construir. Estudos Avançados, v. 16, n. 45, p. 108, 2002.)
Conforme os conhecimentos sobre a história do Brasil, do período colonial ao republicano, considere as seguintes afirmativas referentes às atividades econômicas exercidas na região amazônica:
1. A exploração das drogas do sertão fez parte do processo de interiorização da colonização portuguesa e utilizou mão de obra indígena no século XVII.
2. A atividade mineradora na região no século XVIII foi intensa e teve mão de obra escravizada africana que usou o ouro para comprar sua alforria.
3. O extrativismo do látex voltou-se para suprir a demanda industrial ocidental na virada do século XIX para o XX e atraiu contingentes de migrantes nordestinos.
4. A rodovia Transamazônica e a atividade industrial nos anos 1970 seguiram o projeto de desenvolvimento sustentado liderado por povos indígenas.
Assinale a alternativa correta.
Sobre o início do período republicano brasileiro, afirma Boris Fausto que “outro setor da República nascente foram os militares. O marechal Deodoro da Fonseca tornou-se chefe do governo provisório e algumas dezenas de oficiais foram eleitos para o Congresso Constituinte”.
BORIS, Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2015, p. 211.
Sobre a participação dos militares na política nacional, é correto afirmar que