Questões de História - História do Brasil - Império
1.386 Questões
Questão 40 12613207
ESA 2024No final do século XIX, ocorreram a Conjuração Mineira e a Conjuração Baiana. Ainda que deflagradas em regiões diferentes do Brasil e tivessem aspectos conflitantes, como a questão da escravidão, estas rebeliões coloniais possuíam muitos pontos em comum e foram importantes na construção dos pilares que sustentariam o movimento de 1822.
Dentre as propostas que convergiam, destaca-se a (o):
Questão 39 12613193
ESA 2024O “Movimento Cabano” ocorreu na província do Pará e teve como ponto de partida as disputas pelo poder local. A Cabanagem foi uma grande revolta que se desencadeou no Período Regencial brasileiro. Isso pode ser percebido pelo número de pessoas que aderiram a este movimento.
Entre os agentes sociais que integram a Cabanagem, estão:
Questão 36 12613156
ESA 2024A Independência do Brasil foi um processo político liderado pelo Príncipe Regente D. Pedro. Devido à resistência de Portugal, foi necessário que a jovem nação confirmasse sua independência por meio da força militar, o que levou ao surgimento de vários exemplos de dedicação à causa da liberdade. Dentre eles, a Alferes Maria Quitéria de Jesus Medeiros, cujo nome está inscrito no "Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria".
As províncias nas quais a resistência portuguesa apresentou-se mais intensa foram:
Questão 59 12438236
UFMS (PSV - UFMS) (FAPEC) 2024Durante o Período Regencial, a concepção de nação esteve sob risco, devido a focos de lutas populares que, em maior ou menor grau, ameaçavam a integridade territorial do Império. Dentre estes conflitos, houve um que ocorreu na Província do Grão-Pará entre 1835 e 1840. De caráter heterogêneo, reunia classes sociais diferentes, que nem sempre tinham os mesmos objetivos.
Observe a seguir a lista de suas principais reivindicações:
1. diminuição da miséria na qual viviam os pobres livres (de maioria negra e indígena) e o fim da escravidão;
2. expulsão de certos grupos de elite que ainda resistiam à independência, em sua maioria portugueses;
3. desejo de emancipação política da província em relação ao governo regencial;
4. maior participação da Província do Grão-Pará na política nacional.
A essa revolta se dá o nome de:
Questão 36 12297860
UNESP Meio do Ano 2024Os escravizados de propriedade de particulares só seriam incorporados ao Exército se seus proprietários se dispusessem a vendê-los. Em um contexto no qual os proprietários sofriam o impacto do fim do tráfico negreiro, poucos pareciam dispostos a fazê-lo.
(Miriam Dolhnikoff. História do Brasil império, 2019. Adaptado.)
A participação de escravizados nas tropas brasileiras que lutaram na Guerra do Paraguai
Questão 57 12043828
CEFET MG 2024Texto I
Emprestado para bicentenário, coração de D. Pedro I chega ao Brasil. Relíquia será exposta em festividades da Independência
Marcelo Camargo, Agência Brasil, 07 set. 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc. com.br/geral/noticia/2022-08/emprestado-para-bicentenario-coracao-de-d-pedro-i-chega-ao-brasil. Acesso em: 10 ago. 2023.
Texto II
Para as elites baianas, a implementação de seu projeto conservador representava um delicado dilema. Ganhar a guerra, expulsando os portugueses e integrando a Província da Bahia ao Império do Brasil significava, inevitavelmente, armar e organizar um contingente populacional potencialmente rebelde. Foi necessário estabelecer uma dura vigilância, submetendo os soldados à disciplina militar e os rebeldes à força da lei. As autoridades apelaram para um discurso patriótico, mas encontraram pela frente uma interpretação mais radical do que o desejado. Muitas vezes, soldados e civis resolviam, eles próprios, julgar e prender portugueses como inimigos da Causa do Brasil à revelia de seus superiores. As autoridades da vila de Camamu, assustadas com as hostilidades contra um juiz local tido por português, alertaram o Conselho Interino: “ficando isto sem exemplo, passarão a fazer o mesmo insulto a nós ou a outra qualquer Autoridade”.
GUERRA FILHO, Sérgio. A Independência e o protagonismo popular. Brasil: Bicentenário das Independências. ANPUH/SEO/Almanack, 2022. Disponível em: https://bicentenario2022.com.br/a-independencia-e-o-protagonismo-popular/. Acesso em: 18 jun. 2023.
Sobre a Independência do Brasil, considere as afirmações abaixo.
I - Foi um fato histórico apropriado por grupos variados, confrontando visões diferentes sobre os eventos ocorridos à época e a maneira de interpretá-los e de celebrá-los atualmente.
II- Abarcou diferentes movimentos em regiões diversas do país, com objetivos muitas vezes conflitantes, apesar de alguns elementos comuns, como a luta pela ruptura com Portugal.
III- Foi um processo coordenado pela Corte luso-brasileira no Rio de Janeiro, visando à consolidação de um império liberal com a participação de toda a população brasileira.
Estão corretas as afirmativas
Pastas
06