Questões de História - História do Brasil - Império - Ciclo do Café
57 Questões
No século XIX, a produção de café foi responsável por mudanças de caráter social, pois criou uma nova aristocracia – os barões do café – e gerou um grande afluxo de escravizados para o país. Junto com esses grupos vieram novos hábitos e costumes que marcaram os modos de viver do século XIX e ajudaram a formar as bases de nossa cultura. A exploração do café auxiliou na estabilização da economia e gerou recursos para que se pudesse investir em outros setores. O Vale do Paraíba, com grande destaque para Vassouras, foi palco de todas essas transformações, pois foi, principalmente, a partir de 1850, a maior região produtora de café do mundo.
https://museucasadahera.museus.gov.br/historia/vassouras-e-o-cafe/ (Adaptado)
O principal setor regional que se beneficiou de investimentos decorrentes dos lucros da atividade econômica descrita foi o:
Um tipo de transporte que foi predominante no Brasil, quando se estruturava a economia cafeeira, principalmente no sudeste do país, era o:
Uma especialidade da gastronomia brasileira é o acarajé: bolinho feito de massa de feijão fradinho, cebola, sal e outros temperos, frito no azeite de dendê. Ele é considerado por muitos como uma comida sagrada. Por este motivo, sua receita, além de não poder ser modificada, deve ser preparada pelas filhas-de-santo.
https://tinyurl.com/5e7ydhww%20Acesso%20em:%2009.03.2023.%20Adaptado.
O bolinho e a religiosidade relacionada a ele remetem
Leia o texto para responder à questão.
Na década de 1830, não havia mais dúvida, entre os paulistas, sobre a necessidade de uma estrada de ferro que ligasse o interior ao porto de Santos. A grande produção de café demandava uma boa logística de transporte para o seu escoamento. Na década de 1850, estimava-se em dois milhões e meio de arrobas a produção do café no estado.
Inaugurada em 1867 com o nome de São Paulo Railway, a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí foi a primeira do estado. Tinha o seu marco zero na Estação Valongo, na cidade de Santos, e chegava a Jundiaí depois de percorrer 139 quilômetros, passando por diversas estações, como a Alto da Serra, em Paranapiacaba, no quilômetro 30, e a da Luz, na cidade de São Paulo, no quilômetro 79.
O texto menciona a necessidade de uma obra de infraestrutura para atender à demanda da produção de café, que
O avanço da urbanização na Europa e nos Estados Unidos alterou significativamente os hábitos de consumo. O café tornou-se um dos mais importantes bens de consumo de massa e o seu cultivo expandiu-se rapidamente. Na terceira década do século XIX, o Brasil tornou-se um grande exportador de café.
Sobre tal processo histórico, é correto afirmar que
Entre 1894 e 1930, a economia no Brasil promoveu uma poupança interna que permitiu a expansão capitalista. A economia criou condições autossustentáveis, na medida em que foi implementada uma rede de cidades que deram suporte a essa atividade econômica, como também a diversificação dos investimentos econômicos. O início da montagem do parque industrial, nessas cidades, provocou grandes deslocamentos de população em sua direção e seu consequente processo de expansão.
CARVALHO, E. de. Cidades brasileiras, crescimento e desigualdade social. Org & Demoi, 11.3, p. 45-54, 2002. Disponível em: <revistas.marilia.unesp .br/index.php/orgdemo/article/view/439> (com adaptações).
A atividade que possibilitou a promoção de “uma poupança interna que permitiu a expansão capitalista” no período mencionado no início do texto foi
Adicionar à pastas
06
Faça seu login GRÁTIS
Minhas Estatísticas Completas
Estude o conteúdo com a Duda
Estude com a Duda
Selecione um conteúdo para aprender mais: