Questões de História - História do Brasil - - Período Regencial
202 Questões
Questão 39 12613193
ESA 2024O “Movimento Cabano” ocorreu na província do Pará e teve como ponto de partida as disputas pelo poder local. A Cabanagem foi uma grande revolta que se desencadeou no Período Regencial brasileiro. Isso pode ser percebido pelo número de pessoas que aderiram a este movimento.
Entre os agentes sociais que integram a Cabanagem, estão:
Questão 59 12438236
UFMS (PSV - UFMS) (FAPEC) 2024Durante o Período Regencial, a concepção de nação esteve sob risco, devido a focos de lutas populares que, em maior ou menor grau, ameaçavam a integridade territorial do Império. Dentre estes conflitos, houve um que ocorreu na Província do Grão-Pará entre 1835 e 1840. De caráter heterogêneo, reunia classes sociais diferentes, que nem sempre tinham os mesmos objetivos.
Observe a seguir a lista de suas principais reivindicações:
1. diminuição da miséria na qual viviam os pobres livres (de maioria negra e indígena) e o fim da escravidão;
2. expulsão de certos grupos de elite que ainda resistiam à independência, em sua maioria portugueses;
3. desejo de emancipação política da província em relação ao governo regencial;
4. maior participação da Província do Grão-Pará na política nacional.
A essa revolta se dá o nome de:
Questão 2 10790056
UFT Tarde 2024/1No Período Regencial (1831-1840), a cidade de Salvador tinha uma economia baseada na escravidão, que girava em torno da cana-de-açúcar. Ali também se plantava o fumo, que era exportado por exemplo para a África, onde era utilizado na compra de pessoas escravizadas que eram trazidas para o Brasil. Em janeiro de 1835, ocorreu em Salvador a chamada Revolta do Malês. Esse episódio, protagonizado por escravizados e libertos, levou às ruas da capital baiana cerca de 600 revoltosos. A revolta foi contida de forma violenta pelas autoridades após denúncia.
Sobre a revolta descrita, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão 47 10735002
ETEC 2024A Cabanagem, uma das chamadas Revoltas Regenciais, ocorreu em meados do século XIX, na província do Grão-Pará.
De modo geral, essa revolta se caracterizou
Questão 39 12752540
UFAM PSI - CG 1 2023Diversas rebeliões eclodiram no Brasil ao longo do período regencial. Entre os diversos motivos para essas rebeliões, estavam questões políticas, insatisfação com a pobreza, com a escravidão e com as duras condições de vida. E, em 1835, no Pará, tem início uma revolta popular contra a situação de miséria em que vivia a população negra, indígena e mestiça.
Essa revolta popular foi denominada:
Questão 20 9590918
Unilago 2022/2Leia o texto a seguir.
Na Revolta dos Malês em 1835 e em outros movimentos do período, muçulmanos e adeptos de religiões étnicas, como o candomblé, parecem ter se unido contra os senhores brancos. Uniram-se também escravos e libertos, bem como africanos de diversas origens étnicas, embora predominassem os nagôs e hauçás, grupos entre os quais o islamismo estava mais difundido.
(Adaptado de: REIS, João José. A morte é uma festa. São Paulo: Companhia das Letras, 1991, p. 44.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o Brasil do século XIX, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) As revoltas de negros no Brasil envolveram a articulação de diferentes grupos étnicos, como nagôs e hauçás, sugerindo que o pertencimento a determinadas identidades africanas permaneceu significativo.
( ) A religião foi um fator importante na organização política de escravos e libertos, tendo em vista expressões como o Candomblé, o Islamismo, no caso dos malês, e a própria formação de confrarias negras.
( ) Diante da escravidão, escravos e libertos desenvolveram diferentes formas de resistência, ainda que inseridos em relações desiguais de poder tendo em vista o sistema vigente.
( ) A abolição da escravidão em 1888 foi um processo realizado pela elite branca brasileira, tendo em vista a passividade dos escravos diante das relações desiguais de poder.
( ) Durante a segunda metade do século XIX, considerando o fim do tráfico negreiro em 1850 e, posteriormente, a abolição em 1888, ex-escravos foram plenamente incorporados como trabalhadores assalariados.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Pastas
06