Questões de História - História do Brasil - República (1889 - ...)
3.651 Questões
Enquanto a Guerra-Fria ocorria no mundo, o Brasil vivia durante os anos de 1950 um contexto político muito específico de redemocratização após o fim da Segunda Guerra Mundial. O desenvolvimentismo marcava a economia do país, com criação de empresas estatais importantes, como a Petrobrás, e com a abertura para a entrada de empresas e capital estrangeiros.
Esses anos 50 caracterizam-se também por uma efervescência cultural bem marcante, da qual é correto destacar
Ocorrido entre 31 de março e 1º de abril de 1964, o Golpe de Estado pôs fim ao período democrático que se estendia desde 1945 e iniciou um período de 21 anos de ditadura militar no Brasil.
Sobre esse evento, ocorrido há 60 anos, pode-se afirmar corretamente que
Atente para o seguinte excerto sobre a doutrina do integralismo: “Em 1932, surgia a Ação Integralista Brasileira (AIB), liderada pelo ex-integrante do PRP Plínio Salgado e cujo lema era ‘Deus, Pátria e Família’ [...] Suas manifestações externas seguiam o padrão nazifascista: os integralistas usavam camisas verdes, tinham como símbolo o sigma, saudavam-se com a expressão ‘Anauê’, faziam desfiles e perseguiam os acusados de comunismo”.
BARBEIRO, Heródoto; CANTELE, Bruna; SCHNEEBERGER, Carlos. História. São Paulo: Scipione, 2004, p.416.
Sobre a doutrina do integralismo, é correto afirmar que foi um movimento
Impeachments não são golpes. Não são, tampouco, processos regulares de substituição de presidentes eleitos. São, e devem ser, processos excepcionais. Suas consequências para o sistema político são incomensuráveis. Como afirmou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em março de 2015: “Impeachment não é uma coisa desejável e ninguém se propõe a liderar isso. […] Impeachment é como bomba atômica, é para dissuadir, não para usar”.
(Fernando Limongi. Operação impeachment: Dilma Rousseff e o Brasil da Lava Jato, 2023.)
Ao caracterizar a possibilidade de impeachments no Brasil das últimas décadas, o excerto
Em 2022, acompanhamos pela imprensa a notícia dos assassinatos de Dom Phillips e Bruno Pereira por criminosos associados à exploração dos recursos da Amazônia. Infelizmente, essas não foram as primeiras mortes perpretadas por agentes ligados à grilagem, à mineração ilegal, ao desmatamento, à invasão de terras indígenas, dentre outros crimes. Um dos personagens mais conhecidos e representativos da luta contra esses interesses, também assassinado, foi Chico Mendes.
Sobre o contexto em que ele viveu, é INCORRETO afirmar que
Em 1967, o governo militar criou a Fundação Nacional do Índio (Funai), como resposta ao escândalo de corrupção, esbulho de terra e renda, além de denúncias de violações de direitos humanos, envolvendo políticos, empresas e a participação de funcionários do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) fundado em 1910. Embora o discurso e os objetivos continuassem voltados para o protecionismo e a assistência aos índios, na prática, a política indigenista foi militarizada e tratada como questão de segurança nacional nos inúmeros conflitos que se acirraram pelo país.
Disponível em: https://memoriasdaditadura. org.br/indigenas/#:~:text= Massacre%20dos%20 povos%20ind%C3% ADgenas%20desde%20a%20 coloniza%C3%A7%C3%A3o&text=Na%20d%C3% A9cada%20 de%201960%2C%20o,os%20ind% C3%ADgenas%20 desaparecerem%20do%20mapa. Acesso em: 15 out 2023.
Qual das opções abaixo identifica a consequência da questão indígena ser tratada diretamente pela Presidência da República, durante a ditadura civil militar brasileira?
Adicionar à pastas
06
Faça seu login GRÁTIS
Minhas Estatísticas Completas
Estude o conteúdo com a Duda
Estude com a Duda
Selecione um conteúdo para aprender mais: