Questões de História - História do Brasil - República (1889 - ...) - Nova República (1985 - ...)
413 Questões
Questão 41 12297932
UNESP Meio do Ano 2024Impeachments não são golpes. Não são, tampouco, processos regulares de substituição de presidentes eleitos. São, e devem ser, processos excepcionais. Suas consequências para o sistema político são incomensuráveis. Como afirmou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em março de 2015: “Impeachment não é uma coisa desejável e ninguém se propõe a liderar isso. […] Impeachment é como bomba atômica, é para dissuadir, não para usar”.
(Fernando Limongi. Operação impeachment: Dilma Rousseff e o Brasil da Lava Jato, 2023.)
Ao caracterizar a possibilidade de impeachments no Brasil das últimas décadas, o excerto
Questão 60 11115195
USS (Univassouras) Medicina 2024/1Posse de Fernando Collor em 15/03/1990.
Desde a plataforma eleitoral até o impeachment, Fernando Collor mobilizou o que entendia por moralização e modernização, pensando em criar um “Brasil Novo” amparado nos ditames socioeconômicos do “Primeiro Mundo”, argumentando que o seu possível novo aparato estatal seria o único para consolidar o Estado de bem-estar social que a Constituição de 1988 determinou.
SILVA, Felippe Araújo Barbosa da. “O Brasil vai colorir”: a trajetória de Fernando Collor até a presidência da República (Artigo). In: Café História. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/o-brasil-vai-colorir-a-trajetoria-de-fernando-collor-até-a-presidencia/. Publicado em 13 nov. de 2023.
Duas características do programa político do ex-presidente mencionado foram:
Questão 13 11463251
UEMA 60+ 2023O presidente José Sarney governou o Brasil nos anos de 1985-1990 e implantou um plano econômico em 1986 com o objetivo de fortalecer a economia, conhecido como Plano Cruzado.
Dentre as medidas pretendidas pelo Plano Cruzado está
Questão 80 12830415
UECE 2ª fase 2ª dia 2022/2Desde o fim do período militar, em 1985, o Brasil teve oito governantes. Relacione corretamente os governantes do período democrático apresentados a seguir com as características dos respectivos governos, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. José Sarney;
2. Fernando Collor de Mello;
3. Fernando Henrique Cardoso;
4. Luís Inácio Lula da Silva;
5. Dilma Roussef.
( ) Governo marcado pelo controle da inflação, redução do desemprego e políticas públicas que promoveram a inclusão social e ascensão à classe média de parte significativa da população pobre brasileira.
( ) Apesar da grande popularidade inicial, esse governo foi afastado por processo de impeachment devido a atos de corrupção e pelo descontentamento do povo com o confisco da poupança.
( ) Governo que conviveu com os efeitos da crise financeira de 2008 e, apesar de dar continuidade aos programas de desenvolvimento dos governos anteriores, não conseguiu resistir à baixa popularidade e à acusação de praticar pedalada fiscal.
( ) Apesar de ter sido responsável pelo fim da hiperinflação e pelo estabelecimento da atual moeda do país, esse governo não conseguiu eleger seu sucessor e encerrou o mandato com baixa aprovação.
( ) Esse governo, durante o qual foi promulgada a atual constituição da República, conviveu com acusações de corrupção e foi marcado por uma série de planos econômicos frustrados que não controlaram a alta inflação herdada dos tempos militares.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Questão 14 6927704
URCA 2° Dia 2022/1Em maio de 1992, o irmão do Presidente Fernando Collor de Mello, de nome Pedro Mello, denunciou que havia um esquema de corrupção, tráfico de influências, contas fantasmas, que envolviam o presidente e seus aliados políticos. A situação desembocou na criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), promovida pelo Congresso Nacional. No embate político da época, Collor convocou a população a vestir as cores da bandeira nacional e seus opositores estimularam a população a vestir-se de preto e ir às ruas.
O movimento de milhares de jovens que foram às ruas no ano de 1992 pelo impeachment do Presidente Collor de Mello, ficou conhecido por:
Questão 39 6902763
UnB 1° Dia 2022O Brasil não tem sorte com seus centenários. O primeiro, em 1922, teve de conviver com os restos da devastação causada pela gripe espanhola, chegada ao país em 1918. O ano foi ainda marcado pela primeira revolta tenentista e pela decretação do estado de sítio. O segundo centenário, a ocorrer neste ano, virá na cauda de outra pandemia. As mudanças nesses 200 anos foram enormes. No entanto, os analistas que se encarregaram do tema de nossa trajetória reconhecem que há mais continuidades do que rupturas.
José Murilo de Carvalho. 200 anos de Brasil: pouco a celebrar, muito a questionar. In: O Estado de S. Paulo, 1.º/1/2022, p. D20 (com adaptações).
A eleição indireta de Tancredo Neves indicou o fim de duas décadas de regime militar, e a Constituição Federal de 1988, cuja elaboração contou com inédita participação da sociedade, foi o marco jurídico-político da nova realidade democrática.
Pastas
06