
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - História do Brasil
Questão 51 7338546
PUC-GO 2022Conforme João Capistrano de Abreu, primeiro professor da disciplina História do Brasil no país, a ação das Bandeiras seria bem semelhante a:“[...] homens munidos de armas de fogo atacam selvagens que se defendem com arco e flecha; à primeira investida morrem muitos dos assaltados e logo desmaia-lhes a coragem; os restantes, amarrados, são conduzidos ao povoado e distribuídos segundo as condições em que se organizou a bandeira.”
(ABREU, João C. Capítulos de história colonial. Brasília: Conselho Editorial do Senado Federal, 1998, p. 109. Adaptado.)
Assinale a única alternativa que indica corretamente outra ação comum dos bandeirantes de São Paulo, além da referida destruição das aldeias:
Questão 75 6411645
ENEM 1° Dia Reaplicação 2021Lendo atentamente os Autos da devassa da Inconfidência Mineira, o que encontramos? Os envolvidos são “filhos de Minas”, “naturais de Minas”. A terra era o “Pais de Minas”, percebido como “continente” ou como capitania.
JANCSÓ, |.; PIMENTA, J. P. Peças de um mosaico. In: MOTA, C. G. (Org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000.
A identificação exposta no texto destaca uma característica do domínio português na América ao apontar para a
Questão 47 3991959
FAMECA 2019No final do século XVII observa-se uma política orientada para o repovoamento da América portuguesa, assentada na utilização da mão de obra africana. A queda da população indígena, pelo trabalho forçado e pela atuação bandeirante, criou obstáculos à plena utilização e manutenção dos nativos enquanto reserva de mão de obra para a extração mineradora em larga escala. A expansão da pecuária contribuiu para essa queda na medida em que expulsou comunidades indígenas.
(Carla M. C. de Almeida e Mônica R. de Oliveira. “Conquista do centro-sul”. In: João Luis R. Fragoso e Maria de Fátima Gouvêa (orgs.). O Brasil Colonial, vol. 2, 2014. Adaptado.)
O excerto refere-se, na América portuguesa,
Questão 17 112865
Albert Einstein 2016/1“Para se tirar este óleo das árvores lhes dão um talho com um machado acima do pé, até que lhe chegam à veia, e como lhe chegam corre este óleo em fio, e lança tanta quantidade cada árvore que há algumas que dão duas botijas cheias, que tem cada uma quatro camadas. Este óleo [de copaíba] tem muito bom cheiro, e é excelente para curar feridas frescas, e as que levam pontos da primeira curam, soldam se as queimam com ele, e as estocadas ou feridas que não levam ponto se curam com ele, sem outras mezinhas; com o qual se cria a carne até encourar, e não deixa criar nenhuma corrupção nem matéria. Para frialdades, dores de barriga e pontadas de frio é este óleo santíssimo, e é tão sutil que se vai de todas as vasilhas, se não são vidradas; e algumas pessoas querem afirmar que até no vidro míngua; e quem se untar com este óleo há de se guardar do ar, porque é prejudicial.”
Gabriel Soares de Souza. Tratado descritivo do Brasil em 1587. São Paulo: Edusp, 1987, p. 202-203.
O texto, escrito por um viajante português ao Brasil em 1587, indica a percepção de características dos nativos, como
Questão 48 134493
Unit-SE Medicina - Caderno 2 2016A análise histórica está sujeita a diversas interpretações, a depender das perspectivas do sujeito do conhecimento e do momento histórico em que esta análise é concebida.
Dessa maneira, pode-se considerar corretamente que, na perspectiva da historiografia marxista, a imagem de personagens que desempenharam um importante papel na história da interiorização do Brasil retrata
Questão 47 388851
IFSulDeMinas 2016/2O alimento básico tanto da população livre como dos escravos era a farinha, feita de mandioca ou de milho, cujo cultivo foi aprendido com os índios. Os paulistas foram os grandes responsáveis pela incorporação dos hábitos alimentares indígenas, essenciais para a conquista dos sertões. Em suas incursões pelo sertão, os tropeiros criaram uma comida que mais tarde se tornaria a base da culinária mineira: feijão, carne seca, farinha, angu e couve, alimentos que se podiam manter estocados por longos períodos. A carne de porco e a de vaca e os derivados do leite, como o queijo, eram a base da alimentação devido à distância do litoral.
FURTADO, Júnia. Cultura e sociedade no Brasil Colônia. São Paulo: Atual, 2000, p.98. Adaptado.
Em relação à experiência do bandeirismo, as informações trazidas pelo texto indicam que: