Questões de História - História do Brasil - Período Colonial (1530-1822) - Ciclos Econômicos Principais
486 Questões
Entre 1630 e 1654 a Holanda dominou parte do Nordeste açucareiro. Sobre esse período da História do Brasil, assinale V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.
( ) A união das coroas Ibéricas trouxe problemas para os domínios portugueses, uma vez que Portugal herdou os inimigos da Espanha, entre eles, a Holanda.
( ) A Holanda resolveu invadir o Brasil para incrementar o tráfico negreiro, que produzia muitos lucros para aquele país.
( ) Calabar é conhecido popularmente como um vilão na historiografia luso-brasileira. No entanto, essa perspectiva reforça a ideia das várias narrativas presentes na História.
( ) A expulsão dos holandeses do Brasil ocorreu, sobretudo, pelos conflitos que começaram a surgir entre os senhores de engenho e a Companhia das Índias Ocidentais.
A sequência correta, de cima para abaixo, é
Uma especialidade da gastronomia brasileira é o acarajé: bolinho feito de massa de feijão fradinho, cebola, sal e outros temperos, frito no azeite de dendê. Ele é considerado por muitos como uma comida sagrada. Por este motivo, sua receita, além de não poder ser modificada, deve ser preparada pelas filhas-de-santo.
https://tinyurl.com/5e7ydhww%20Acesso%20em:%2009.03.2023.%20Adaptado.
O bolinho e a religiosidade relacionada a ele remetem
No Recife, em Pernambuco, há quase 500 anos, originou-se uma avançada “civilização do açúcar”, forjada na mão de obra de negros escravizados sobre os massapés da Zona da Mata, onde açúcar e frutas nativas andam de mãos dadas.
Caju, umbu, ubaia, pitanga, guabiraba e muitas outras frutas podem ser comidas frescas, mas viram doces, licores e compotas, “tudo à moda de Pernambuco”. Caju é doce de praia, feito em calda ou em passa. Umbu ou imbu é doce sertanejo e a fruta dá até uma bebida: a saborosa umbuzada feita com leite. Da guabiraba, frutinha cada vez mais rara na Zona da Mata, faz-se o doce que só se come uma vez por ano, por conta da safra curta. Existem até doces de Carnaval.
O São João é o palco principal de todos os bolos, doces e afins: canjica, munguzá, bolo pé-de-moleque, manuê, bolo de macaxeira, bolos de milho de todos os jeitos, arroz-doce e mais uma infinidade de guloseimas.
https://tinyurl.com/mrywcm7k%20Acesso%20em:%2009.03.2023.%20Adaptado.
A partir das informações apresentadas no texto, é correto afirmar que
“Os canaviais começaram a ser implantados, primeiramente, nas porções litorâneas da costa brasileira e, posteriormente, também nas áreas interioranas. Os escravos, primeiramente indígenas e, posteriormente, africanos, cultivavam-na, cortavam-na e a levavam ao engenho, onde a cana era moída, o caldo aferventado até formar uma garapa, para então ser cristalizado e dar origem aos torrões de açúcar exportados para a Europa” (RODRIGUES, 2020, p. 8).
O texto acima faz menção ao ciclo da cana-de-açúcar que foi desenvolvido no Nordeste brasileiro.
À partir dele e de outras informações geo-histórias sobre o refeido ciclo econômico é possível afirmar que:
O Brasil começou a ser explorado no século XVI e diversas atividades econômicas contribuíram para o processo de formação e produção do espaço brasileiro. Durante vários anos a Região Nordeste foi a mais importante da colônia em aspectos econômicos, mas este posto foi perdido, gerando até mesmo a mudança da capital, então Salvador, para o Rio de Janeiro.
O acontecimento que desencadeou as mudanças citadas foi a descoberta de ouro e pedras preciosas em qual local do Brasil?
Considere a seguir o excerto do artigo da historiadora Violeta Loureiro sobre a região amazônica:
De todos, o mito mais persistente [sobre a Amazônia] parece ter sido sempre o da superabundância e da resistência da natureza da região [...].
(LOUREIRO, Violeta Refkalefsky. Amazônia: uma história de perdas e danos, um futuro a (re)construir. Estudos Avançados, v. 16, n. 45, p. 108, 2002.)
Conforme os conhecimentos sobre a história do Brasil, do período colonial ao republicano, considere as seguintes afirmativas referentes às atividades econômicas exercidas na região amazônica:
1. A exploração das drogas do sertão fez parte do processo de interiorização da colonização portuguesa e utilizou mão de obra indígena no século XVII.
2. A atividade mineradora na região no século XVIII foi intensa e teve mão de obra escravizada africana que usou o ouro para comprar sua alforria.
3. O extrativismo do látex voltou-se para suprir a demanda industrial ocidental na virada do século XIX para o XX e atraiu contingentes de migrantes nordestinos.
4. A rodovia Transamazônica e a atividade industrial nos anos 1970 seguiram o projeto de desenvolvimento sustentado liderado por povos indígenas.
Assinale a alternativa correta.
Adicionar à pastas
06
Faça seu login GRÁTIS
Minhas Estatísticas Completas
Estude o conteúdo com a Duda
Estude com a Duda
Selecione um conteúdo para aprender mais: