
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - História do Brasil
Questão 23 9099159
UFPR 2023Considere a seguir o excerto do artigo da historiadora Violeta Loureiro sobre a região amazônica:
De todos, o mito mais persistente [sobre a Amazônia] parece ter sido sempre o da superabundância e da resistência da natureza da região [...].
(LOUREIRO, Violeta Refkalefsky. Amazônia: uma história de perdas e danos, um futuro a (re)construir. Estudos Avançados, v. 16, n. 45, p. 108, 2002.)
Conforme os conhecimentos sobre a história do Brasil, do período colonial ao republicano, considere as seguintes afirmativas referentes às atividades econômicas exercidas na região amazônica:
1. A exploração das drogas do sertão fez parte do processo de interiorização da colonização portuguesa e utilizou mão de obra indígena no século XVII.
2. A atividade mineradora na região no século XVIII foi intensa e teve mão de obra escravizada africana que usou o ouro para comprar sua alforria.
3. O extrativismo do látex voltou-se para suprir a demanda industrial ocidental na virada do século XIX para o XX e atraiu contingentes de migrantes nordestinos.
4. A rodovia Transamazônica e a atividade industrial nos anos 1970 seguiram o projeto de desenvolvimento sustentado liderado por povos indígenas.
Assinale a alternativa correta.
Questão 55 6715485
Unilus Medicina 2021Considere o mapa abaixo.
Brasil: a economia e o território no século XVIII
A partir da análise do mapa e dos conhecimentos históricos sobre o século XVIII, é correto afirmar que, no território brasileiro desse período,
Questão 23 6513165
FASM 2020O ciclo da borracha, na virada do século XIX para o XX, dinamizou a economia regional e atraiu mão de obra para extrair o látex dos seringais.
No espaço geográfico brasileiro, esse ciclo contribuiu para
Questão 63 1360791
UECE 2° Fase 2° Dia 2019/2A partir do século XVI, um processo de expansão e interiorização da colonização portuguesa nos territórios do que hoje é o Brasil foi produzindo uma rede de núcleos urbanos fora do espaço da zona litorânea. Esses núcleos urbanos existiam em função das atividades econômicas realizadas pelos colonos nas diversas regiões do interior da América portuguesa. Considerando as atividades econômicas que foram importantes para o processo de interiorização durante a colonização do Brasil, atente para as seguintes afirmações:
I. A indústria têxtil e metalmecânica, introduzida com a chegada de imigrantes europeus ao sudeste do Brasil, foi fundamental na colonização.
II. A pecuária bovina, realizada tanto nos sertões nordestinos quanto nos pampas gaúchos, promoveu a ocupação de vastas áreas interiores no Brasil.
III. A prospecção e mineração de metais e pedras preciosas foram responsáveis pela formação de várias cidades coloniais brasileiras, sobretudo na região de Minas Gerais.
IV. As bandeiras de apresamento de africanos e o comércio de escravos negros fizeram surgir importantes agrupamentos urbanos na Amazônia.
É correto o que se afirma somente em
Questão 17 7328519
UNIPAM 2019A transferência da Corte portuguesa para o Brasil, em 1808, provocou sensíveis transformações na vida dos brasileiros. Identifique medidas tomadas pela Coroa durante o "período joanino".
I. Elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves, por pressão da diplomacia inglesa à época da realização do Congresso de Viena.
II. Ratificação do Alvará que proibia a instalação de manufaturas na Colônia, devido à estrutura socioeconômica baseada no latifúndio-escravidão.
III. Criação da Imprensa Régia, autorização para o funcionamento de tipografias e a publicação de jornais.
IV. Criação da Escola de Ciências, Artes e Ofícios e autorização para serem contratados professores estrangeiros.
É CORRETO apenas o que se afirma em
Questão 43 152713
IFPE Superior 2015Entre os séculos XVI e XIX, milhares de africanos foram desembarcados no Brasil, para trabalharem como escravos em diversas atividades, como o plantio de cana, a produção do açúcar, a pecuária etc. Estes homens, mulheres e crianças eram transportados nos chamados navios negreiros ou tumbeiros, que não possuíam condições favoráveis de viagem, fazendo com que cerca de 20% deles morressem durante o trajeto. Sobre a vinda dos negros e sua vida no Brasil, analise as seguintes proposições.
I. Amontoados nos porões dos navios, os africanos, durante o percurso, tinham que permanecer sentados, acorrentados uns aos outros, praticamente sem condições de se moverem.
II. A violência contra os escravos era mais comum nas grandes lavouras, na zona rural do país. Já nos núcleos urbanos a relação entre senhores e cativos era pacífica.
III. Os quilombos foram uma forma de resistência dos escravos ao cativeiro, que consistiam em comunidades escondidas em locais distantes, como florestas e serras.
IV. Os escravos urbanos tinham mais liberdade para se locomover, sem a vigilância do senhor de engenho ou do feitor, pois trabalhavam muitas vezes comércio nas cidades.
Estão corretas, apenas: