Questões de História - História do Brasil - Período Colonial (1530-1822) - Ciclos Econômicos Secundários
58 Questões
Questão 23 9099159
UFPR 2023Considere a seguir o excerto do artigo da historiadora Violeta Loureiro sobre a região amazônica:
De todos, o mito mais persistente [sobre a Amazônia] parece ter sido sempre o da superabundância e da resistência da natureza da região [...].
(LOUREIRO, Violeta Refkalefsky. Amazônia: uma história de perdas e danos, um futuro a (re)construir. Estudos Avançados, v. 16, n. 45, p. 108, 2002.)
Conforme os conhecimentos sobre a história do Brasil, do período colonial ao republicano, considere as seguintes afirmativas referentes às atividades econômicas exercidas na região amazônica:
1. A exploração das drogas do sertão fez parte do processo de interiorização da colonização portuguesa e utilizou mão de obra indígena no século XVII.
2. A atividade mineradora na região no século XVIII foi intensa e teve mão de obra escravizada africana que usou o ouro para comprar sua alforria.
3. O extrativismo do látex voltou-se para suprir a demanda industrial ocidental na virada do século XIX para o XX e atraiu contingentes de migrantes nordestinos.
4. A rodovia Transamazônica e a atividade industrial nos anos 1970 seguiram o projeto de desenvolvimento sustentado liderado por povos indígenas.
Assinale a alternativa correta.
Questão 71 12830124
UECE 2ª fase 2ª dia 2022/2Durante a ocupação do território brasileiro na colonização, várias atividades econômicas praticadas pelos colonizadores tiveram papel crucial para o povoamento e para a urbanização de variadas regiões. Relacione as atividades econômicas às regiões por elas ocupadas, numerando os parágrafos abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Cana-de-açúcar;
2. Pecuária;
3. Mineração;
4. Drogas do sertão.
( ) Apesar de serem encontrados em diversas regiões da colônia, foi na floresta amazônica que produtos como o guaraná, o anil, a salsa, o urucum, cacau e baunilha se tornaram importantes para a interiorização na Região Norte.
( ) Principal responsável pela ocupação das terras litorâneas, devido à constituição do solo e ao regime pluviométrico, esta atividade foi responsável pela ocupação da zona da mata nordestina e do litoral do Rio de Janeiro e São Paulo.
( ) Desenvolvida a partir da ação dos Bandeirantes paulistas, essa atividade foi responsável pela ocupação de vastas áreas correspondentes aos atuais estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
( ) Muito importante para a ocupação do pampa gaúcho, essa atividade teve também duas frentes de ocupação nos sertões nordestinos: a do sertão de dentro e a do sertão de fora, e foi marcante para a interiorização da colonização no Ceará.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Questão 55 6715485
Unilus Medicina 2021Considere o mapa abaixo.
Brasil: a economia e o território no século XVIII
A partir da análise do mapa e dos conhecimentos históricos sobre o século XVIII, é correto afirmar que, no território brasileiro desse período,
Questão 61 12537875
UECE 2ª Fase - 2º Dia 2020/1A partir do século XVIII, houve um crescimento da estrutura urbana no Brasil Colônia, com o surgimento de um grande número de vilas e cidades, devido, principalmente,
Questão 39 10253467
CEFSA Prova de Conhecimentos Gerais 2019/2Na região das minas, desde o início do século XVIII, era grande a utilização de mão de obra escrava na produção de alimentos, com a pecuária ocupando lugar de destaque. Trabalhos recentes demonstram a existência de vastas áreas da capitania ligadas não apenas ao abastecimento regional, mas principalmente ao fornecimento de gêneros para o Rio de Janeiro.
(João Fragoso et al, A economia colonial brasileira)
Essa visão historiográfica sobre a economia colonial
Questão 17 7328519
UNIPAM 2019A transferência da Corte portuguesa para o Brasil, em 1808, provocou sensíveis transformações na vida dos brasileiros. Identifique medidas tomadas pela Coroa durante o "período joanino".
I. Elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves, por pressão da diplomacia inglesa à época da realização do Congresso de Viena.
II. Ratificação do Alvará que proibia a instalação de manufaturas na Colônia, devido à estrutura socioeconômica baseada no latifúndio-escravidão.
III. Criação da Imprensa Régia, autorização para o funcionamento de tipografias e a publicação de jornais.
IV. Criação da Escola de Ciências, Artes e Ofícios e autorização para serem contratados professores estrangeiros.
É CORRETO apenas o que se afirma em
Pastas
06