
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - História do Brasil
Questão 63 1360791
UECE 2° Fase 2° Dia 2019/2A partir do século XVI, um processo de expansão e interiorização da colonização portuguesa nos territórios do que hoje é o Brasil foi produzindo uma rede de núcleos urbanos fora do espaço da zona litorânea. Esses núcleos urbanos existiam em função das atividades econômicas realizadas pelos colonos nas diversas regiões do interior da América portuguesa. Considerando as atividades econômicas que foram importantes para o processo de interiorização durante a colonização do Brasil, atente para as seguintes afirmações:
I. A indústria têxtil e metalmecânica, introduzida com a chegada de imigrantes europeus ao sudeste do Brasil, foi fundamental na colonização.
II. A pecuária bovina, realizada tanto nos sertões nordestinos quanto nos pampas gaúchos, promoveu a ocupação de vastas áreas interiores no Brasil.
III. A prospecção e mineração de metais e pedras preciosas foram responsáveis pela formação de várias cidades coloniais brasileiras, sobretudo na região de Minas Gerais.
IV. As bandeiras de apresamento de africanos e o comércio de escravos negros fizeram surgir importantes agrupamentos urbanos na Amazônia.
É correto o que se afirma somente em
Questão 28 1651744
CN 2° Dia 2019Leia o texto a seguir.
“Deu no Mercurio Portuguez: "... e do Brasil virá também o galeão chamado Padre Eterno, que se faz no Rio de Janeiro, e é o mais famoso baixel de guerra que os mares jamais viram”. A gazeta mensal lisboeta trazia a notícia acima fechando a edição de março de 1665. O periódico de Antônio de Souza de Macedo, secretário de estado do Reino de Portugal, se referia ao barco de 53 metros (m), que deslocava 2 mil toneladas (t), com um mastro feito num só tronco de 2,97 m de circunferência na base. O navio começou a ser construído em 1659 a mando do governador da capitania do Rio, Salvador Correia de Sã e Benevides, na Ilha do Governador, em um local conhecido como Ponta do Galeão (onde fica hoje o Aeroporto Internacional Tom Jobim). Militar e político português, dono de engenhos e currais, Sá fez o mais potente galeão que pôde para evitar depender da proteção das frotas do governo ao se aventurar no comércio pelos mares.”
MARCOLIN, Neldson. Por mares sempre navegados. Disponível em: htip:/revistapesquisa.fapesp.br/2011/11/30/por-mares-sempre-navegados. Acesso em: 09 de abril de 2019.
É correto afirmar que a existência de estaleiros destinados à construção de grandes navios no Brasil do século XVII demonstrava
Questão 43 152713
IFPE Superior 2015Entre os séculos XVI e XIX, milhares de africanos foram desembarcados no Brasil, para trabalharem como escravos em diversas atividades, como o plantio de cana, a produção do açúcar, a pecuária etc. Estes homens, mulheres e crianças eram transportados nos chamados navios negreiros ou tumbeiros, que não possuíam condições favoráveis de viagem, fazendo com que cerca de 20% deles morressem durante o trajeto. Sobre a vinda dos negros e sua vida no Brasil, analise as seguintes proposições.
I. Amontoados nos porões dos navios, os africanos, durante o percurso, tinham que permanecer sentados, acorrentados uns aos outros, praticamente sem condições de se moverem.
II. A violência contra os escravos era mais comum nas grandes lavouras, na zona rural do país. Já nos núcleos urbanos a relação entre senhores e cativos era pacífica.
III. Os quilombos foram uma forma de resistência dos escravos ao cativeiro, que consistiam em comunidades escondidas em locais distantes, como florestas e serras.
IV. Os escravos urbanos tinham mais liberdade para se locomover, sem a vigilância do senhor de engenho ou do feitor, pois trabalhavam muitas vezes comércio nas cidades.
Estão corretas, apenas:
Questão 34 418660
UNIFEV 2015/2O cultivo da cana-de-açúcar foi a base material que propiciou o estabelecimento dos europeus no trópico. Nele, a colônia portuguesa teve, durante todo o período colonial, sua maior fonte de riqueza, ainda que com variações de importância. A cana-de-açúcar […] tornou-se, a partir do último quartel do século XVI, o principal esteio econômico da colônia e um estímulo ao desenvolvimento de outras atividades econômicas.
(Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação, 2008.)
A partir do texto e de seus conhecimentos, é correto afirmar que
Questão 46 6292512
UNESP 2022/2Na formação do território brasileiro, nos séculos XVII e XVIII, as atividades econômicas da pecuária e da mineração foram responsáveis pela
Questão 52 3979429
FGV-SP Economia - 1ª Fase - MAT/ BIO/GEO/HIS BLOCO 1 2021/1De acordo com o processo de formação do território brasileiro, a ocupação dos sertões nos séculos XVII e XVIII realizou-se com