
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - História do Brasil
Questão 23 7436296
FAMERP 2022A difusão do uso desses machados [de ferro] em substituição aos de pedra aumentou imensamente a produtividade do trabalho, reduzindo em mais de dez vezes o tempo para a derrubada dos troncos [de pau-brasil]. Não é pois de admirar que no século XVI mais de dois milhões de árvores tenham sido derrubadas e reduzidas a toras. Mas é também certo que os nativos souberam aproveitar a tecnologia dos instrumentos europeus para benefício próprio, incluindo machados e facas de metal quer nas suas guerras, quer nas atividades de subsistência.
(Ronaldo Vainfas (org.). Dicionário do Brasil colonial (1500-1808), 2000.)
O excerto caracteriza
Questão 17 6117968
UEA - SIS 1° Etapa 2021Alguns autores defendem uma interpretação sobre a Amazônia pré-colonial, que considera o ambiente amazônico como uma construção social, na qual o homem é visto como um agente capaz de transformar a paisagem e manipular recursos, o que colocou em evidência diversos aspectos, dentre eles a formação das florestas e a gênese dos solos antropogênicos de terra preta, cujas consequências estariam diretamente relacionadas ao aumento populacional.
(Denise Maria Cavalcante Gomes. “A arqueologia amazônica e ideologia: uma síntese de suas interpretações”. In: Revista de Arqueologia Pública, no 7, julho de 2013. Adaptado.)
De acordo com o excerto, na Amazônia pré-colonial
Questão 35 7624776
UNIPTAN 2020/1Observe a imagem.
A prática da antropofagia (prática de comer carne humana) era celebrada em rituais de povos nativos do Brasil. Essa prática foi
Questão 4 8838334
UEM/CVU Sociologia - Verão 2019Em relação aos povos indígenas brasileiros, assinale o que for correto.
01) As populações indígenas brasileiras viviam em plena harmonia entre si antes da chegada dos europeus.
02) Por viverem de forma primitiva, a exemplo dos primeiros homens da espécie Homo sapiens, as populações indígenas brasileiras podem ser consideradas povos sem história.
04) O desconhecimento sobre o passado e sobre as culturas indígenas gera leituras etnocêntricas e evolucionistas em relação a essas populações.
08) As populações indígenas viviam totalmente isoladas em pequenos grupos quando foram descobertas por espanhóis e portugueses.
16) Apesar do genocídio e da escravidão, os povos indígenas desenvolveram formas coletivas de resistência e de política indígena.
Questão 23 6461113
CUSC Medicina 2° Semestre 2017De 1549, quando desembarcaram na Bahia, até 1759, quando, pelas artimanhas do Marquês de Pombal, foram expulsos de Portugal e de suas colônias, os jesuítas se revelaram uma das forças mais ativas na conquista e na colonização do Brasil.
(Eduardo Bueno. Brasil: uma história, 2012.)
No período citado, os jesuítas notabilizaram-se por
Questão 49 159052
FMJ 2016Uma das faces da percepção europeia do homem americano era a demonização. Dizia frei Vicente que o demônio perdera o controle sobre a Europa e se instalara em outra banda da Terra — a América. A infernalidade do demo chegará até a colorir o nome da colônia: Brasil, para nosso religioso, lembra as chamas infernais, vermelhas. E, aqui, ele foi vitorioso, pelo menos na primeira etapa da luta: esqueceu-se o nome de Santa Cruz, e a designação apadrinhada por Satanás acabou levando a melhor.
(Laura de Melo e Souza. Deus e o Diabo na Terra de Santa Cruz, 2005. Adaptado.)
Exemplificada no texto, a percepção dos portugueses em relação aos povos nativos da América Portuguesa era