
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - História Geral
Questão 45 8345576
FUVEST 2023“Quatro anos atrás, neste dia, a esta mesma hora, chegava ao Panteão, em Roma, o carro fúnebre que levava o cadáver de Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália, morto depois de 29 anos de reinado, durante os quais a grande pátria italiana, antes despedaçada em sete estados e oprimida por estrangeiros e tiranos, tinha renascido como um só país, independente e livre (...)”.
AMICIS, Edmondo de. Coração: um livro para jovens. São Paulo: CosacNaify, 2011.
Esse livro foi publicado pela primeira vez na Itália em 1886. Obteve grande sucesso entre os jovens leitores e foi, desde cedo, amplamente utilizado como livro de leitura nas escolas do país.
O texto mobiliza representações que iam ao encontro do culto
Questão 49 8345580
FUVEST 2023“Nos países bálticos, na Ásia central, no Cáucaso, até mesmo na Rússia e nas duas outras nações eslavas (Ucrânia e BieloRússia [ou Belarus]), consideradas o núcleo básico de sustentação da União Soviética, [em 1990] os parlamentos nacionais proclamavam a própria soberania em relação ao poder central da União, ou seja, a primazia das leis nacionais sobre as leis soviéticas. Num contexto de predomínio de forças centrífugas, qual seria o destino do poder central?”.
REIS FILHO, Daniel Aarão. As Revoluções Russas e o Socialismo Soviético. São Paulo: Editoria Unesp, 2003.
Considerando a relação com a charge, o texto apresenta
Questão 30 8416362
UNISC Medicina Verão 2023“A capacidade de criar uma realidade imaginada com palavras possibilitou que um grande número de estranhos coopere de maneira eficaz. Mas também fez algo mais. Uma vez que a cooperação humana em grande escala é baseada em mitos, a maneira como as pessoas cooperam pode ser alterada modificando-se os mitos – contando-se histórias diferentes. Nas circunstâncias adequadas, os mitos podem mudar muito depressa. Em 1789, a população francesa, quase da noite para o dia, deixou de acreditar no mito do direito divino dos reis e passou a acreditar no mito da soberania do povo”
HARARI, Yuval Noah. Sapiens: Uma breve história da humanidade. L&PM, 2020, p. 41.
O episódio histórico ocorrido na França e citado por Harari está relacionado
Questão 32 8416490
UNISC Medicina Verão 2023Nazismo e Fascismo são fenômenos que emergiram num mesmo contexto histórico do entreguerras e guardam como características comum:
I – O anticomunismo.
II – O totalitarismo.
III – O nacionalismo.
IV– O pluripartidarismo.
Assinale a alternativa correta.
Questão 22 8493637
UNESP 2023/2Observe a gravura “A amazona americana”, incluída no Grande Atlas de Johannes Blaeu, de 1662.
Essa gravura, produzida no século XVII, permite identificar
Questão 52 8712458
UFRR 3º Etapa 2023“Seria errado ignorar aqui a ‘complexidade’ do fenômeno histórico em exames e suas diferenças internas, as quais, não podem impedir de pronunciar um juízo sobre o colonialismo enquanto tal: mesmo no caráter múltiplo e matizado das suas manifestações, o colonialismo é sinônimo de pilhagem e de exploração, e implicou em guerra, em agressão e na imposição em larga escala de formas de trabalho forçado em dano das populações coloniais, mesmo quando se declarou movido pelo intento humanitário de promover a realização da paz perpétua e a abolição da escravidão, e mesmo quando alguns expoentes políticos ou alguns ideólogos das grandes potências do Ocidente acreditaram sinceramente em tais boas intenções!”.
(LOSURDO, D. O sionismo e a tragédia do povo palestino. Crítica Marxista, São Paulo, Ed. Revan, v.1, n.24, p. 63-72. 2007, p. 63.)
O texto acima traz uma das formas como os regimes coloniais foram compreendidos, justificando a eclosão de movimentos independentistas pela África e Ásia durante o século XX, em um processo denominado descolonização afro-asiática.
A respeito do assunto, assinale a alternativa CORRETA.