Questões de História - História Geral - Idade Contemporânea - Primavera Árabe
10 Questões
Questão 45 10770285
UFRGS 1º Dia 2024Com relação aos movimentos ocorridos entre 2010 e 2013, que ficaram conhecidos como “Primavera Árabe”, considere as afirmações abaixo.
I - As redes sociais tiveram importância no compartilhamento de informações e na repercussão dos acontecimentos.
II - As manifestações ocorreram em países como Tunísia, Egito e Líbia.
III- A Tunísia é o único país no qual foi instalada uma ditadura após as manifestações.
Quais estão corretas?
Questão 79 13449541
ENEM PPL 1º Dia (Azul – Reaplicação) 2023A Primavera Árabe parecia mudar a realidade. Em janeiro de 2011, enquanto Ben Ali renunciava ao poder na Tunísia, ativistas por democracia no Egito começaram a convocar protestos por reformas no país — como na Tunísia, aproveitando o potencial da comunicação via internet e redes sociais. Ruas e praças, especialmente na capital, Cairo, foram rapidamente tomadas pela população pedindo melhoras econômicas e reformas políticas. A praça Tahrir (em português, Libertação), no Cairo, tornou-se o centro do movimento por democracia.
O que foi e como terminou a Primavera Árabe? Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).
A reivindicação da revolução popular apresentada no texto exigiu o(a)
Questão 26 6868026
FEMA Medicina 2017/2As revoltas começaram com manifestações na Tunísia em dezembro de 2010. No dia 17 daquele mês, o vendedor de rua Mohamed Bouazizi se matou, em um ato de protesto contra as condições de vida no país do norte da África. O ato gerou a mobilização de milhares de pessoas nas ruas, pressionando o presidente Zine al-Abidine Ben Ali a deixar o poder, em janeiro. Ben Ali estava no poder havia mais de 20 anos. Seguiram-se protestos no Egito, que antecederam a queda do presidente Hosni Mubarak, e um conflito na Líbia, que resultou no fim do regime de Muammar Khadafi.
(www.bbc.com. Adaptado.)
O excerto faz referência ao movimento político e social denominado
Questão 57 6317648
UNIFESO 2014/1Geopolítica Egípcia
O Egito viveu no dia de 30 de junho sua mais poderosa mobilização desde 2011. Em massa, os manifestantes quiseram relembrar suas exigências de dignidade, liberdade e justiça social. Quiseram explicitar a rejeição pela política de Mohamed Morsi e a organização que ele representa, a Irmandade Muçulmana.”
(GRESH, A. 4 revolução egípcia à sombra dos militares. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 7, n. 73, ago. 2013, p. 12.)
Essas manifestações políticas ocorridas no Egito são adequadamente identificadas como
Questão 34 96325
UDESC Tarde 2014/2I. O exemplo mais conhecido de luta pelos direitos dos africanos é aquela liderada por Nelson Mandela, na África do Sul, contra o regime de segregação racial do apartheid. A resistência interna, que levou Mandela a ser preso e condenado na década de 1960, foi seguida por uma pressão externa, liderada pela ONU. Apesar dos esforços, o regime ainda se sustentou por décadas até entrar em colapso no final da década de 1980. Mandela foi solto, as acusações contra ele foram retiradas e ele se tornou o primeiro presidente sulafricano da era pós-apartheid.
II. Na década de 1950, irrompe na Argélia a guerra pela independência contra o domínio francês. A luta, liderada pela Frente de Libertação Nacional (FLN), durou de 1954 a 1962, quando são assinados os Acordos de Évian que determinam cessar-fogo.
III. A grande maioria dos países africanos conquistou sua independência dos invasores europeus na segunda metade do século XX. Após a independência, os países africanos conseguiram, apesar do caos econômico que se instalou em todos eles, manter governos fortes, centralizados e democráticos, superando qualquer disputa intranacional de caráter étnico ou político.
Assinale a alternativa correta.
Questão 10 93387
UNICAMP 2014Assinale a alternativa que indica corretamente o período da estação de inverno no norte da África e um país dessa região convulsionado pela Primavera Árabe.
Pastas
06