Questões de História - História Geral - Idade Contemporânea - Queda da União Soviética e formação da Rússia
12 Questões
Questão 57 9508075
USS (Univassouras) 2022/2O comentário da mulher, contraposto ao argumento mencionado pelo homem ao assistir à notícia na televisão, destaca a importância do respeito ao seguinte princípio nas relações internacionais contemporâneas:
Questão 44 8491287
UNESP 2023/1Leia o excerto e analise o mapa.
O sofrimento e a aniquilação de civis em guerras são temas pelos quais o cinema sempre se interessou. “Quo Vadis, Aida?”, concorrente da Bósnia-Herzegovina ao Oscar 2021 de filme internacional, trata disso, mas tem também ingredientes que o elevam acima do gênero — uma história real de genocídio. A ocupação da cidade de Srebrenica, localizada na Bósnia-Herzegovina, pelo exército sérvio em 1995, e o assassinato de mais de 8000 homens de um grupo minoritário, supostamente protegido por forças da Organização das Nações Unidas (ONU), compõem o quadro factual.
(www.folha.uol.com.br. Adaptado.)
O filme citado aborda
Questão 70 12829914
UECE 2ª fase 2ª dia 2022/2Atente para o seguinte excerto da obra PósGuerra do historiador Tony Judt: “Em setembro de 1981 Reagan advertira que, sem um acordo de armas nucleares passível de fiscalização, haveria uma corrida armamentista e que, se houvesse uma corrida armamentista, os EUA venceriam a prova”.
JUDT, Tony. Pós-Guerra-uma história da Europa desde 1945. Rio de Janeiro. Objetiva. 2008.
Considerando a corrida armamentista e o colapso da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:
( ) A corrida armamentista aumentou a pressão sobre um sistema que já dava sinais de mau funcionamento: a URSS competira com o Ocidente por 40 anos, mas o preço foi excessivo.
( ) O Papa João Paulo II, o primeiro papa polonês, foi um importante suporte para o governo polonês que enfrentava grandes rebeliões internas na década de 1980.
( ) A invasão do Afeganistão foi um acerto geopolítico para a URSS e provocou um aumento do poder político dos soviéticos.
( ) A invasão do Afeganistão, em 1979, foi usada como causa para o boicote das olímpiadas de 1980 por parte dos países ocidentais.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Questão 54 6780505
UnirG 2022“Extinta formalmente a URSS, em 31 de dezembro de 1991, a maioria da sociedade russa foi tomada por uma profunda expectativa de que seria possível, a curto prazo, alcançar os padrões de organização política, de desenvolvimento econômico e de bem-estar das sociedades capitalistas mais avançadas da Europa ocidental e dos EUA. Disseminada em toda a sociedade, havia uma admiração sem limites pelas realizações da modernidade ocidental; um mundo considerado civilizado, em contraste com a Rússia desestimada como anacrônica e bárbara.”
(REIS FILHO, Daniel Aarão. As revoluções Russas e o socialismo soviético. São Paulo: UNESP, 2003. P. 157).
A extinção da URSS está relacionada a um conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais que marcaram a sociedade soviética.
Assinale a opção que melhor explica o fim da URSS.
Questão 20 5581765
UFPR 2021Leia o excerto a seguir, do historiador Jacques Le Goff, sobre o conceito de memória:
A memória é um elemento essencial do que se costuma chamar identidade, individual ou coletiva, cuja busca é uma das atividades fundamentais dos indivíduos e das sociedades de hoje [...]. Mas a memória coletiva é não somente uma conquista, é também um instrumento e um objeto de poder.
(LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 5. ed., 2003, p. 469-470.)
A partir dos conhecimentos sobre a Idade Moderna e a Idade Contemporânea, considere as seguintes afirmativas:
1. Em 2020, várias estátuas de Cristóvão Colombo foram derrubadas para se protestar contra o genocídio de povos americanos nativos.
2. A obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena objetiva valorizar a atuação de grupos e indivíduos marginalizados na história e na memória do nosso país.
3. Após a morte de Lênin (1924), Stálin coordenou o silenciamento da memória e das representações de Lênin nos países soviéticos.
4. No projeto “Brasil: Nunca Mais”, a memória das torturas dos presos políticos no período do Estado Novo foi recuperada.
Assinale a alternativa correta.
Questão 21 4085631
UNIVAG 2021A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo organizou, em novembro de 2019, a Conferência Brasileira de Estudos sobre os Estados Unidos. Entre os pesquisadores, revelou-se unânime a sensação de perplexidade quanto aos rumos da política norte-americana neste século. O período começou com uma situação internacional em que, graças ao fim da União Soviética, em 1991, os Estados Unidos surgiram como superpotência solitária. Avaliam que a realidade atual, contudo, é diferente: o poder americano se vê ameaçado em várias regiões e em diversas esferas em que ele se expressa.
(Márcio Ferrari. “Uma lente sobre os Estados Unidos”. Pesquisa Fapesp, fevereiro de 2020. Adaptado.)
As conclusões dos participantes podem ser explicadas
Pastas
06