
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - História Geral
Questão 16 7338176
PUC-GO 2022O alistamento militar, para todo jovem do sexo masculino, com o objetivo de torná-lo capaz de lutar, tornou-se um “rito de passagem” obrigatório na Europa do séculoXIX. Segundo o historiador Keegan: “Quando os regimentos de recrutas da Europa marcharam para a guerra, em 1914, carregando sua retaguarda de reservistas, a guerra que os enredou foi, de longe, a pior que os cidadãos pudessem esperar. [...]. Os objetivos políticos da guerra – já difíceis de definir, desde o início – foram esquecidos, as restrições políticas foram atropeladas, os políticos que apelavam para a razão foram execrados[...]”
(KEEGAN, John. Uma história da Guerra. Edição de Bolso. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 28. Adaptado.)
Considerando que os motivos políticos imediatos da Primeira Guerra Mundial foram “difíceis de definir”, marque a única alternativa correta a apontar o que levou tantos países a entrarem em conflito:
Questão 37 7353127
UPE 3º Fase 2º Dia SSA 2022O espaço deixou de ser obstáculo, não há mais fronteiras naturais nem lugares óbvios a ocupar.
Referência: BAUMAN, Zygmunt. As consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. Acesso em: 29 jun. 2021.
O texto se refere a que movimento sociopolítico ocorrido nas últimas décadas do século XX?
Questão 41 9888172
UNIEVA Medicina 2022/2O fim da Segunda Guerra Mundial foi marcado pela emergência de dois grandes blocos político-econômicos de influência mundial, liderados, respectivamente pelos EUA e pela URSS.
Na década de 1950, na esteira da corrida armamentista entre ambos os países, desenvolveu-se nos EUA o macarthismo, movimento político liderado pelo senador Joseph McCarthy, que tinha como premissa básica:
Questão 25 5647099
FAMERP 2021Leia o texto para responder à questão.
Os protestos antirracismo iniciados nos Estados Unidos após a morte de George Floyd por um policial colocaram o mundo em polvorosa no final de maio. Além dos protestos em solo americano, cidadãos de diversas nações intensificaram a discussão acerca do racismo e resolveram pôr as mãos na massa — literalmente.
No último dia 7, em Bristol, Inglaterra, uma multidão enfurecida derrubou de seu pedestal a estátua do traficante de escravos Edward Colston e a jogou no rio da cidade. O ato foi um protesto contra a reverência a personalidades históricas cuja conduta é atualmente considerada condenável.
Na Bélgica, os moradores da cidade de Antuérpia agiram de forma parecida. Na semana passada, os belgas vandalizaram e removeram a estatua do rei Leopoldo II, lembrado sobretudo por ter colonizado o Congo Belga. […]
O Brasil não ficou para trás na discussão — e nem poderia, diante do fato de ter sido o país das Américas que mais recebeu escravos entre os séculos XVI e XIX. Aqui, estátuas de personalidades históricas que atualmente seriam julgadas pelos mais diversos crimes habitam cidades de todos os tamanhos.
(Sabrina Brito. “Derrubada de estátuas: vandalismo ou reparação histórica?” https://veja.abril.com.br, 09.06.2020.)
As manifestações provocadas pela morte de George Floyd nos Estados Unidos evidenciam a reação de amplos setores da sociedade à persistência de práticas racistas no país,
Questão 28 6118179
UEA - SIS 1° Etapa 2021A geopolítica bipolar, marcada pela supremacia dos Estados Unidos e da União Soviética, definiu o destino de quase todos os países nas décadas seguintes ao final da Segunda Guerra. Aproveitando-se de conflitos regionais, as duas superpotências procuravam demarcar ou ampliar suas áreas de influência, que adquiriram dimensão mundial.
(Elian A. Lucci. Território e sociedade no mundo globalizado: geografia, 2010.)
Um conflito regional que exemplifica a geopolítica bipolar, citada no excerto, é a
Questão 30 6312177
UNIFIMES 2021Leia a tirinha.
A fala de Mafalda insere-se no contexto da Guerra Fria e expressa