
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - História Geral
Questão 49 8345580
FUVEST 2023“Nos países bálticos, na Ásia central, no Cáucaso, até mesmo na Rússia e nas duas outras nações eslavas (Ucrânia e BieloRússia [ou Belarus]), consideradas o núcleo básico de sustentação da União Soviética, [em 1990] os parlamentos nacionais proclamavam a própria soberania em relação ao poder central da União, ou seja, a primazia das leis nacionais sobre as leis soviéticas. Num contexto de predomínio de forças centrífugas, qual seria o destino do poder central?”.
REIS FILHO, Daniel Aarão. As Revoluções Russas e o Socialismo Soviético. São Paulo: Editoria Unesp, 2003.
Considerando a relação com a charge, o texto apresenta
Questão 39 6894415
UPF Inverno 2021Em meados da década de 1970, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) já dava sinais claros de esgotamento econômico.
São sinais deste esgotamento todos os que seguem listados nas alternativas, exceto:
Questão 43 158953
UFRN 2015/1Com o fim do bloco socialista, há uma nova reorganização geopolítica no mundo.
Sobre o processo de reorganização mundial do pós-Guerra Fria, assinale a afirmativa INCORRETA.
Questão 60 1211649
FGV-SP Economia - Manhã 2014O “socialismo real” agora enfrentava não apenas seus próprios problemas sistêmicos insolúveis mas também os de uma economia mundial mutante e problemática, na qual se achava cada vez mais integrado.
Com o colapso da URSS, a experiência do “socialismo realmente existente” chegou ao fim. Pois, mesmo onde os regimes comunistas sobreviveram e tiveram êxito, como na China, abandonaram a ideia original de uma economia única, centralmente controlada e estatalmente planejada, baseada num Estado completamente coletivizado.
(Eric Hobsbawm, Era dos extremos. p. 458 e 481. Adaptado)
A partir do texto, é correto afirmar que:
Questão 39 110864
UEMA 2013Leia o texto que relata recente acontecimento político-linguístico.
O projeto de lei ontem aprovado mantém o Ucraniano como única língua oficial, mas reconhece o Russo, idioma materno da maioria dos residentes no leste e sul da Ucrânia, como \'\'língua regional\'\'. A medida permite que o Russo seja utilizado em tribunais, escolas e outras instituições governamentais nas províncias onde pelo menos dez por cento da população seja falante nativo daquele idioma.
No entanto, os críticos acreditam que a lei prejudicaria a língua oficial da Ucrânia, extinguindo qualquer incentivo para que milhões de residentes aprendam a falar ucraniano. Além disso, defendem que a medida representa uma ameaça potencial à soberania do país.\'\'
Disponível em: <http://www.rtp.pt/noticias/>. Acesso em: 29 ago. 2012.
As repercussões provocadas pelo projeto de lei a ser sancionado ou não pelo presidente da Ucrânia expressam, ainda, as profundas mudanças na geopolítica europeia da década de 1990, a partir das tensões decorrentes da
Questão 44 8491287
UNESP 2023/1Leia o excerto e analise o mapa.
O sofrimento e a aniquilação de civis em guerras são temas pelos quais o cinema sempre se interessou. “Quo Vadis, Aida?”, concorrente da Bósnia-Herzegovina ao Oscar 2021 de filme internacional, trata disso, mas tem também ingredientes que o elevam acima do gênero — uma história real de genocídio. A ocupação da cidade de Srebrenica, localizada na Bósnia-Herzegovina, pelo exército sérvio em 1995, e o assassinato de mais de 8000 homens de um grupo minoritário, supostamente protegido por forças da Organização das Nações Unidas (ONU), compõem o quadro factual.
(www.folha.uol.com.br. Adaptado.)
O filme citado aborda