Questões de História - História Geral
“Nos países bálticos, na Ásia central, no Cáucaso, até mesmo na Rússia e nas duas outras nações eslavas (Ucrânia e BieloRússia [ou Belarus]), consideradas o núcleo básico de sustentação da União Soviética, [em 1990] os parlamentos nacionais proclamavam a própria soberania em relação ao poder central da União, ou seja, a primazia das leis nacionais sobre as leis soviéticas. Num contexto de predomínio de forças centrífugas, qual seria o destino do poder central?”.
REIS FILHO, Daniel Aarão. As Revoluções Russas e o Socialismo Soviético. São Paulo: Editoria Unesp, 2003.
Considerando a relação com a charge, o texto apresenta
A figura a seguir é um dos cartazes publicitários do filme de ficção Star Wars, dirigido por George Lucas e lançado nos cinemas em 1977.
O filme aborda, num cenário espacial, o autoritarismo do império sobre os rebeldes que compunham a antiga república. Com base nos conhecimentos sobre Guerra Fria, considere as afirmativas a seguir.
I. Em 1969, os homens chegaram pela primeira vez à Lua de forma direta, o que foi realizado pelos soviéticos utilizando a sonda Sputnik. Como forma de marcar a conquista, os astronautas fincaram a bandeira da URSS em solo lunar.
II. Um dos marcos da Guerra Fria foi a chamada corrida espacial, destacando-se aspectos como a sonda Sputnik, influenciando a cultura pop do período, que passou a representar conflitos militares no espaço.
III. A tônica apocalíptica marcou a produção cinematográfica pós-1945 em obras como Star Wars, Star Trek e mesmo Guerra dos Mundos, em consonância com o cenário de ameaça atômica promovido pelos blocos soviético e capitalista.
IV. Filmes como Star Wars e Star Trek chamam a atenção para o conhecimento de diversos mundos e seres no universo, representando de forma idealizada o encurtamento do espaço e do tempo promovido pelas tecnologias de informação e transporte.
Assinale a alternativa correta.
Mikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética (URSS), morreu no dia 30/08/22 aos 91 anos em Moscou. Ele é considerado o responsável pelas reformas política e econômica, com medidas como Perestroika (reestruturação econômica) e Glasnost (abertura política).
Dentre os desdobramentos dessas medidas, destaca-se a (o)
O stalinismo originou-se de uma revolução que pregava princípios socialistas, tendo Josef Stalin como seu principal idealizador. Ele pregava a consolidação interna do socialismo na União Soviética, cuja tese foi aceita e acolhida no XIV Congresso do Partido Comunista.
Pode-se afirmar que o regime stalinista foi:
“Uma maneira de viver é baseada na vontade da maioria e se distingue pela existência de instituições livres, governo representativo, eleições livres, garantias de liberdade individual, liberdade de opinião e de religião e ausência de opressão política. O segundo modo de vida baseia-se na vontade de uma minoria imposta pela força a uma maioria. Ele repousa no terror e na opressão, no controle da imprensa e do rádio, em eleições fraudadas e na supressão das liberdades pessoais. Acredito que deva ser a política dos Estados Unidos apoiar os povos livres que estão resistindo à tentativa de subjugação por minorias armadas ou por pressões externas”.
(Truman)
“Dois campos opostos se formaram: de um lado, a política da União Soviética e dos países democráticos direcionada a anular o imperialismo e fortalecer a democracia; do outro lado a política dos Estados Unidos e da Inglaterra, direcionada ao fortalecimento do imperialismo e anulação da democracia.”
(Stálin)
⇒ Identifique o elemento em comum entre o discurso de Truman e o de Stálin.
⇒ Explique com base nos textos a crítica realizada por Truman ou por Stálin ao modelo de sociedade estabelecido pela União Soviética e pelos Estados Unidos, respectivamente.
Sua Resposta:
Os últimos anos da União Soviética (URSS) foram uma catástrofe em câmera lenta. A queda dos satélites europeus em 1989 e a relutante aceitação por Moscou da reunificação alemã demonstraram o colapso da União Soviética como potência internacional, mais ainda como superpotência. Em termos internacionais, a URSS era como um país derrotado após uma grande guerra — só que sem guerra.
HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado).
O processo mencionado no texto modificou a geopolítica mundial porque