
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - História Geral
Questão 54 6766205
UFRR 3° Etapa 2021“[...] a gripe espanhola em países mais pobres teve um perfil diferente. Raramente se leva em conta que 60% da mortalidade global (e isso representa ao menos 20 milhões de mortes) ocorreu no Punjabi, em Bombaim, e em outras partes da Índia Ocidental onde exportações de grão para a Inglaterra e práticas brutais de requisição coincidiram com uma seca generalizada. A escassez de alimentos decorrente disso levou milhões de pobres à beira da fome. Essas populações tornaram-se vítimas de uma sinistra sinergia entre subnutrição, que suprimia sua resposta imune à infecção, e surtos desenfreados de pneumonias virais e bacterianas. Em outro caso semelhante, o Irã sob ocupação inglesa, tendo passado por muitos anos de seca, cólera e escassez alimentar, além de um surto generalizado de malária, pré-condicionou a morte de, estima-se, um quinto da população”.
(Adaptado de DAVIS, Mike. “O coronavírus e a luta de classes: o monstro bate à nossa porta”. Tradução de Artur Renzo. Disponível em https://blogdaboitempo.com.br/2020/03/16/mike-davis-o-coronaviruse-a-luta-de-classes-o-monstro-bate-a-nossa-porta/.Acesso: 25/11/2020.)
No artigo de Mike Davis, destacam-se as consequências da epidemia da chamada “gripe espanhola”, que assolou o planeta no início do século XX.
O conceito histórico que pode ser associado às relações internacionais mencionadas no texto acima é:
Questão 39 6894415
UPF Inverno 2021Em meados da década de 1970, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) já dava sinais claros de esgotamento econômico.
São sinais deste esgotamento todos os que seguem listados nas alternativas, exceto:
Questão 43 7900705
UNIEVA Medicina 2021/1Observe a figura a seguir.
A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) foi um conflito desencadeado por setores nacionalistas da sociedade espanhola, dentre elas a Igreja Católica, empresários, militares e a organização fascista Falange, que não reconheceram os resultados das eleições de 1936 e tentaram um golpe de Estado.
Historiadores compreendem esse acontecimento como um prenúncio da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) porque:
Questão 49 7924843
IMEPAC Araguari 2020“Dizia Guizot: ‘Enriquecei-vos!’. Aos que lhe objetavam que apenas uma minoria de franceses participava da vida política e reclamavam imediatamente a universalização do sufrágio, Guizot respondia que existia um meio para que todos se tornassem eleitores: preencher as condições de fortuna, enriquecer-se.”
RÉMOND, René. O século XIX. 1815-1914. São Paulo: Cultrix, 1976. p. 41-42
Guizot foi uma importante liderança política francesa, sobretudo entre os anos de 1818 e 1848.
A recomendação apresentada por ele nessa citação se refere ao estabelecimento do sistema político baseado na(o).
Questão 33 1408347
UEMA PAES 2019Para responder à questão, leia o texto trata dos regimes autocráticos
Regimes políticos autocráticos se distinguem por não estabelecer as mesmas relações com a sociedade civil.
O objetivo dos regimes tidos por autoritários não é instaurar uma nova sociedade, mas reprimir as ideias e os movimentos sociais considerados perigosos para os interesses do grupo social dominante. Para garantir vantagens de uma determinada classe, o principal instrumento desse tipo de regime é a brutal repressão aos seus opositores, cuja consequência imediata é um forte processo de despolitização dos cidadãos. Tal situação encontramos na recente história do Brasil no século XX durante o regime conhecido como ditadura civil-militar (1964-1985). Por outro lado, o nazismo alemão foi um regime totalitário marcante do século XX. Um dos fundamentos da nova sociedade que o regime nazista pretendia instituir era a supremacia racial, que classificava e hierarquizava os seres humanos de acordo com sua origem étnica. Para os nazistas, os arianos eram considerados uma raça superior, Os ciganos e os judeus, por exemplo, eram vistos como inferiores. Campos de concentração foram construídos para recolher e assassinar os perseguidos pelo nazismo, que também incluíam homoafetivos e pessoas com deficiência.
Fonte: BELO, Renato dos Santos. Filosofia: história e dilemas. São Paulo: FTD. 2015 (adaptado)
Pode-se inferir que uma característica comum entre o regime autoritário e o regime totalitário é
Questão 29 7051739
UPF Inverno 2019As últimas décadas do século XVIII foram marcadas por tensões entre a metrópole portuguesa e sua colônia brasileira, as quais alguns historiadores conceituam de “crise do sistema colonial”. Pode-se afirmar que, em larga medida, esse contexto esteve influenciado pelo chamado “pensamento ilustrado”, que, no plano das ideias, apontava para a noção de que a história humana tende ao progresso a partir de critérios propostos pela razão e sugeria que a felicidade deveria ser alcançada através da liberdade individual. No plano econômico, sustentava que o Estado não deveria interferir na iniciativa individual, limitando-se a garantir a segurança e a educação dos cidadãos. Já no plano político, defendia que a nação deveria ser organizada a partir de uma lei básica – a Constituição.
Essa corrente de pensamento é denominada de: