
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - História Geral
Questão 26 9155612
FAMERP 2023No último terço do século XIX, possuir colônias passou a ser, para os países europeus, um requisito para se afirmar como potência. Por isso, na corrida por territórios na África, iniciada pela França e pela Grã-Bretanha, logo se envolveram a Alemanha, a Itália e até mesmo um indivíduo, Leopoldo II, o rei dos belgas.
(Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos, 2008.)
O excerto caracteriza uma disputa entre países europeus que
Questão 37 9393769
UFRGS 1° Dia 2023Leia o segmento abaixo.
O imperialismo não acabou, não virou de repente ‘passado’ ao se iniciar, com a descolonização, a desmontagem dos impérios clássicos. Toda uma herança de vínculos ainda liga países como Argélia e Índia à França e Inglaterra, respectivamente. Um novo e imenso contingente de muçulmanos, africanos e centro-americanos dos antigos territórios coloniais agora reside na Europa metropolitana; mesmo Itália, Alemanha e Escandinávia têm, hoje, de enfrentar esses movimentos populacionais, que em larga medida resultam do imperialismo e da descolonização, bem como da expansão da população europeia. Ademais, o fim da Guerra Fria e da União Soviética alterou definitivamente o mapa mundial. O triunfo dos Estados Unidos como a última superpotência sugere que um novo arranjo de linhas de força irá estruturar o mundo, e elas já começavam a se evidenciar desde as décadas de 1960 e 1970.
Adaptado de: SAID, Edward W. Cultura e Imperialismo. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Cia das Letras, 1999. p. 349.
A partir do segmento, assinale a alternativa correta.
Questão 29 9511529
UFGD 2023[...] as mesmas sociedades em que se predomina o discurso liberal vão se lançar, na segunda metade do século XIX, à construção de grandes impérios coloniais.
FERRO, Marc. A colonização explicada a todos. São Paulo: Ed. UNESP, 2017. p. 57 (fragmento).
Sobre o neocolonialismo europeu, observado entre os séculos XIX e XX em relação ao continente africano, é correto afirmar que
Questão 19 9590349
Unilago 2023/1Um levantamento linguístico existente no continente africano atual permite perceber o uso de diferentes línguas, tais como o francês, o inglês, o português, o espanhol, o árabe, paralelamente à existência de idiomas locais.
Com base nos conhecimentos sobre colonialismo, considere as afirmativas a seguir.
I. As atuais características linguísticas existentes no continente africano encontram-se associadas à disputa colonialista entre diferentes metrópoles até o século XX.
II. A utilização da língua árabe no norte da África, destacando-se países como a Líbia, sugere a influência do Império turco-otomano sobre a região entre os séculos XIII e XX.
III. A dinâmica linguística existente na África possui paralelos com outras regiões do mundo, como as Américas e a Índia.
IV. Como instrumentos de comunicação, as línguas são compreendidas como mediadoras de relações sociais, operando fora dos processos históricos.
Assinale a alternativa correta.
Questão 30 6732298
UECE 1ª Fase 2022Na segunda metade do século XIX, a Europa iniciou um espetacular processo de expansão territorial que levou à anexação do continente africano e de grandes porções do continente asiático, desencadeando o que o historiador Eric Hobsbawm denominou de a Era dos Impérios. Atente para as seguintes afirmações sobre esse período da História Europeia:
I. A expansão imperialista foi um fenômeno político e econômico que não atingiu a cultura dos países dominados.
II. As ideias de racismo e Darwinismo social que circulavam na Europa no período em questão contribuíram como base ideológica do movimento.
III. A cultura dos países dominados, como Índia e China, fez com que os europeus reconhecessem que esses países orientais tinham uma cultura muito mais antiga e refinada do que a cultura europeia.
IV. Dentre os países da Europa com maior número de colônias encontravam-se a Alemanha, a Inglaterra e a França.
Está correto o que se afirma somente em
Questão 60 6901776
UERJ 2022O zoológico humano de Tervuren, na Bélgica
Para a Exposição Internacional de Bruxelas, que ocorreu em 1897, o Rei Leopoldo II mandou construir o Palácio Colonial, atual Palácio da África, em Tervuren. As salas de exposição do Palácio abrigaram animais, objetos etnográficos e artísticos congoleses, além de produtos econômicos congoleses e europeus. Outras atrações também foram instaladas em Tervuren: um monotrilho, um hipódromo, um velódromo e um campo de esportes. Três aldeias cercadas foram criadas na cidade, duas Bangala e uma Mayombe. Um total de 267 homens, mulheres e crianças congoleses foram forçados a ocupar essas aldeias. Havia uma quarta aldeia, a vila de Gijzegem, em homenagem à localidade onde o abade Van Impe educou jovens congoleses. Esse abade queria mostrar e divulgar sua obra, provando que era possível educar os colonizados.
Na Exposição Internacional de Bruxelas, foram apresentados os resultados das ações imperialistas do governo belga na região do Congo, no decorrer da segunda metade do século XIX.
A partir da análise do texto e da fotografia, a concepção que orientou essas ações e um de seus efeitos para as populações congolesas da época estão indicados, respectivamente, em: