Questões de História - História Geral - Idade Contemporânea - Revolução Russa
129 Questões
Segundo uma perspectiva que já faz parte do senso comum, vivemos em uma época de fim das utopias. O colapso do chamado “socialismo real”, emblematizado pela queda do muro de Berlim, há quinze anos, deu força à ideia de que não existe, no horizonte, nenhuma alternativa viável ao capitalismo.
De fato, não há disponível nenhuma visão de sociedade alternativa com a penetração e a abrangência que o socialismo, em seus diversos matizes, demonstrou entre, digamos, 1880 e 1980. No entanto, estão em circulação inúmeras propostas utópicas, que reorganizam a vida social por inteiro. (...)
Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/?lang=pt. Acesso em: nov. 2021. Adaptado.
As experiências socialistas, apesar de terem como referência a teoria marxista, vivenciaram suas especificidades conforme as diversas formações sociais, como se identifica
A Revolução Francesa, em 1789, e a Revolução Russa, em 1917, foram acontecimentos que modificaram profundamente a história Ocidental porque derrubaram, respectivamente,
O quadro O Bolchevique foi pintado pelo artista russo Boris Kustodiev (1878-1927). Ele faz referências à Revolução de 1917 e tem em seu centro a figura de um proletário segurando uma bandeira pintada na cor vermelha.
A partir da leitura do quadro (aqui reproduzido em preto e branco) e do seu contexto histórico, assinale a alternativa correta.
As imagens mostram, respectivamente, a famosa catedral de S. Basílio, representante do poder religioso que dava sustentáculo ao regime absolutista do czar Nicolau II, da Rússia, e um poster dos primeiros dias da Guerra Civil (1918), a chamar as mulheres para se juntarem à resistência em favor dos revolucionários.
Figura 1 – Foto da Catedral de São Basílio, em Moscou, na Rússia.
. https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_S%C3%A3o_Bas%C3%ADlio
Figura 2 - Mulheres Trabalhadoras, Ergam as Vossas Espingardas! (Cartaz Alusivo à Revolução Russa), Artista: Lev Brodarty. Ano: 1918.
https://fflc.org.mz/eng/Gallery/2017/Outubro/OUTUBRO-1917-RUSSIA
A partir da Revolução de 1917, a Rússia passou a ser conhecida como a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Os líderes e os objetivos da Revolução Russa foram os seguintes:
DECRETO SOBRE A TERRA DO II CONGRESSO DOS SOVIETES DOS DEPUTADOS TRABALHADORES E SOLDADOS (1917)
1. A propriedade dominial da terra é imediatamente abolida, sem nenhuma indenização.
2. Os bens dominiais, tais quais todas as terras de feudos, monastérios e igrejas, com todos os seus bens vivos e inorgânicos, com todos os seus prédios de fazenda e todos os seus acessórios, ficam colocados à disposição dos Comitês Agrários Distritais e dos Sovietes de Província, até à convocação da Assembléia Constituinte.
scientific-socialism.de, 15/05/2019.
O trecho acima é parte de um decreto assinado por Lenin no início do regime socialista no que viria a ser a União Soviética. Ele expressa valores do modelo de sociedade que estava sendo construída naquele país.
O conteúdo do decreto, naquele contexto revolucionário, tinha como objetivo:
“Ou bem eles nos entregam o governo ou nós haveremos de tomá-lo, ocupando Roma. É uma questão de dias, talvez de horas e não lhes será dado o direito de desobedecer (...). Enquanto isso, podem se dispersar e manifestar sua solidariedade com as Forças Armadas: Viva o Exército! Viva o Fascismo! Viva a Itália. (...) No fim das contas, tudo pode ser decidido pela força, pois na história é a força que decide tudo.”
Benito Mussolini, outubro de 1922
Fonte: SASSON, Donald. Mussolini e a ascensão do fascismo. Rio de Janeiro: Agir, 2011
O texto evidencia o:
Adicionar à pastas
06
Faça seu login GRÁTIS
Minhas Estatísticas Completas
Estude o conteúdo com a Duda
Estude com a Duda
Selecione um conteúdo para aprender mais: