
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - História Geral
Questão 37 5895587
UERN 2014“A todos que partirem e morrerem no caminho, em terra ou em mar, ou perderem a vida combatendo os pagãos, será concedida a remissão [...] que sejam doravante cavaleiros de Cristo os que eram senão ladrões [...] A terra que habitam é pequena e miserável para tão grande população, mas no território sagrado do Oriente há extensões de onde jorram leite e mel. Tomai o caminho do santo sepulcro, arrebatai aquela terra da raça perversa e submetei-a a vós mesmos.”
(Pronunciamento do Papa Urbano II, em 1095. Vicentino, 2010.)
O discurso proferido pelo Papa Urbano II, no Concílio de Clermont, conclamava
Questão 27 2481583
UPE 1° Fase 2° Dia SSA 2019Uma das obras literárias mais importantes da Idade Média foi o Poema de Mio Cid, que cantava as aventuras do cavaleiro Rodrigo Díaz de Vivar:
“Abraçam os escudos, levantam as lanças, enrolam os pendões e acometem denodadamente. O que em boa hora nasceu diz em grandes vozes: - A eles, meus cavaleiros, em nome de Deus! Eu sou Rui Dias de Vivar, o Cid Campeador! Todos vão sobre a fila em que está lutando Pero Bermúdez. São trezentas lanças com pendões: trezentos golpes matam trezentos mouros; e carregando de novo, matam outros tantos. Ali veríeis subir e descer tantas lanças, traspassar e romper tanto escudo, tanta espada quebrar-se e perder as malhas, tantos pendões brancos a tingirse de sangue, tantos formosos cavalos sem cavaleiro. Os mouros invocam Maomé e os cristãos, Santiago. Em pouco tempo, jaziam no campo não menos de mil e trezentos mouros”.
(ALMEIDA, Maria do Socorro (trad.). Poema do Cid. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988, p. 25. Adaptado.)
O trecho cita as lutas entre
Questão 13 159450
UFSM 2017As Cruzadas foram expedições militares estimuladas pelos papas, a partir do ano de 1095, com o proprósito de combater os reinos muçulmanos, então considerados inimigos dos cristãos. Essas expedições se dirigiram em especial ao Oriente Médio para a conquista da Palestina, mas também para a luta contra os reinos muçulmanos na Península Ibérica.
A partir das informações fornecidas no texto e no mapa, analise as afirmativas.
I → As Cruzadas mobilizaram o excedente populacional da Europa, com destaque para os nobres sem terras, que, dessa forma, puderam amealhar alguma riqueza, seja por meio de saques, seja pelo domínio de territórios.
II → Como as Cruzadas eram guerras religiosas, santificadas pelo Papa, os guerreiros cristãos que delas participavam tinham seus pecados perdoados.
III → As Cruzadas dinamizaram o comércio no Mar Mediterrâneo e possibilitaram o enriquecimento de cidades italianas, como Veneza, Gênova e Pisa, que já tinham tradição de comércio marítimo.
IV → Encerradas as expedições militares, as consequências foram imediatas quanto ao encerramento do intercâmbio entre o Ocidente e o Oriente, em especial nas áreas comercial e cultural.
Está(ão) correta(s)
Questão 73 202806
UECE 2° Fase 2° Dia 2016Após a expulsão árabe da Península Ibérica, restaram reinos independentes: Castela, Aragão, Leão, Navarra e Galícia. Na Península, esses reinos eram conhecidos como reinos
Questão 43 5741627
UNIEVA Medicina 2015/2Leia o texto a seguir.
Os clérigos devem por todos orar
Os cavaleiros sem demora
Devem defender e honrar
E os camponeses sofrer.
Cavaleiros e clero sem falha
Vivem de quem trabalha.
Têm grande canseira e dor (os camponeses).
Estevão de Fougêres, clérigo francês do século XII. Apud: DUBY, Georges. As três ordens ou o imaginário no feudalismo. Lisboa: Estampa, 1982. p. 309.
O trecho do poema do monge Estevão de Fougêres evoca a maneira como a sociedade feudal estava organizada. No primeiro plano essa tripartição social visava o controle da ordem dos camponeses pelas duas ordens proprietárias (nobres / cavaleiros e a Igreja).
Contudo, também é possível extrair dessa organização social
Questão 47 112393
UFRR 2015As cruzadas, ocorridas durante a Idade Média, são analisadas por muitos historiadores como um evento “pouco glorioso e condenável”, como ilustra a citação abaixo:
“O cristianismo, tal como era ensinado por Jesus e o Novo Testamento (o Evangelho), era uma religião pacífica. Entre os primeiros cristãos, muitos foram perseguidos pelos romanos porque não queriam ir à guerra. Mas à medida que se tornavam cristãos, os bárbaros introduziram seus costumes guerreiros no cristianismo” (LE GOFF, Jacques. A Idade Média explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007).
Com base nessas informações, assinale a alternativa INCORRETA: