Questões de História - História Geral - Idade Média - Cruzadas
26 Questões
“A todos que partirem e morrerem no caminho, em terra ou em mar, ou perderem a vida combatendo os pagãos, será concedida a remissão [...] que sejam doravante cavaleiros de Cristo os que eram senão ladrões [...] A terra que habitam é pequena e miserável para tão grande população, mas no território sagrado do Oriente há extensões de onde jorram leite e mel. Tomai o caminho do santo sepulcro, arrebatai aquela terra da raça perversa e submetei-a a vós mesmos.”
(Pronunciamento do Papa Urbano II, em 1095. Vicentino, 2010.)
O discurso proferido pelo Papa Urbano II, no Concílio de Clermont, conclamava
Leia o segmento abaixo.
[...] na época de Maomé, o judaísmo e o cristianismo já estavam presentes e bem estabelecidos. O Profeta referia-se a uma revelação comum, que ele vinha completar e retificar por meio do Alcorão, última mensagem de Deus. Para os muçulmanos, judeus e cristãos eram crentes parciais, incompletos, inacabados, que haviam recebido uma parte da revelação. Para os cristãos, os judeus desempenhavam um papel semelhante, e eram, por assim dizer, ‘protegidos’ pelas mesmas razões, embora de maneira geralmente menos tolerante. Em compensação, consideravam o islã [...] como um desvio, uma heresia, uma perversão da religião revelada ou mesmo paganismo. [...] Outra diferença: o jihad prega a conquista; a guerra santa, a reconquista.
FLORI, Jean. Guerra Santa: formação da ideia de cruzada no ocidente cristão. Trad. Ivone Benedetti. Campinas: Editora UNICAMP, 2013. p. 357-358.
Sobre as relações entre as três religiões monoteístas, citadas no trecho acima, considere as afirmações abaixo.
I - As cruzadas diferenciavam-se da ideia de reconquista.
II - As convocações papais contra os muçulmanos, na época em que viveu Maomé (século VII da era Cristã), tornaram-se comuns por causa da expansão islâmica.
III- As acusações de heresia, perversão ou paganismo dos muçulmanos, feitas pelos cristãos, foram argumentos usados para justificar as cruzadas.
Quais estão corretas?
O Império Romano do Oriente, também conhecido como Império Bizantino, foi uma das mais longevas e importantes estruturas políticas do período medieval e esteve diretamente envolvido com o início do movimento militar conhecido como “Cruzada”.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente esse império com as Cruzadas.
O papa Urbano II, cujo pontificado decorreu entre 1088 e 1099, prometia a remissão dos pecados de quem participasse das Cruzadas.
O movimento das Cruzadas, ocorrido na Idade Média, consistiu em expedições militares promovidas pelos países cristãos ocidentais.
Uma das consequências dessas expedições foi
Leia o seguinte trecho de um documento papal conhecido como bula Dum diversas, promulgado pelo papa Nicolau V em 1452 em benefício da monarquia portuguesa:
[...] nós vos concedemos pleno e livre poder, por meio da autoridade apostólica por este edito, para invadir, conquistar, combater, subjugar os sarracenos e pagãos, outros infiéis e outros inimigos de Cristo, e onde quer que estejam estabelecidos seus Reinos, Ducados, Palácios Reais, Principados e outros domínios, [...] e conduzir esses povos em escravidão perpétua e aplicar e apropriar domínios, ducados, palácios reais, principados e outros domínios [...].
(SUESS, Paulo. A Conquista Espiritual da América Espanhola. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 225-230.)
Assinale a alternativa que identifica corretamente o contexto histórico ao qual este documento se refere.
Nos primeiros séculos da Era Cristã, o cristianismo se expandiu por vários reinos da África entre o Golfo de Áden e o Rio Nilo, principalmente devido à expansão comercial e militar do Império Romano do Oriente sobre essas áreas. A expansão árabe, no século VI, modificaria esse quadro.
A maioria desses reinos se converteu ao islamismo no contato com os árabes, com a exceção do
Adicionar à pastas
06
Faça seu login GRÁTIS
Minhas Estatísticas Completas
Estude o conteúdo com a Duda
Estude com a Duda
Selecione um conteúdo para aprender mais: