Questões de História - História Geral - Idade Média - Império Árabe/Mulçumano
24 Questões
A medicina ocidental herdou do islã medieval uma visão integrada da arte e da ciência. Uma lição de humanismo, a medicina islâmica medieval desenvolveu-se no seio de uma civilização cosmopolita, altamente sofisticada, com base no estudo e no aprofundamento da tradição greco-latina. À semelhança dos antigos, os médicos no islã medieval defendiam um modelo salutogênico de cidade, isto é, orientado para a promoção de estilos de vida saudáveis por meio da arte, da arquitetura, do ambiente e do planejamento urbano. Desse modo, o islã medieval tornou-se pioneiro de um movimento, atualmente designado como “cidades saudáveis”, que só adquiriu expressão global a partir da década de 1980.
https://tinyurl.com/2tj5ys2w%20Acesso%20em:%2014.09.2023.%20Adaptado.
Segundo o texto,
Na Europa, a expansão muçulmana foi parcialmente freada em 732, por Carlos Martel, na Batalha de Poitiers. Mas, no Mediterrâneo, a Sicília foi tomada. Em 755, os abássidas derrotaram a China da dinastia Tang. Por volta do ano 800, Carlos Magno mantinha correspondência diplomática com o califa Harun al-Rashid. Os dois primeiros séculos abássidas foram um período de prosperidade e florescimento cultural sem precedentes: a clássica época de ouro da civilização muçulmana.
Peter Demant. O mundo muçulmano. São Paulo: Contexto, 2004, p. 43 (com adaptações).
Negando a influência judaico-cristã, Maomé fundou uma religião monoteísta que refutava toda e qualquer forma de vinculação entre Estado e fé religiosa.
Um muçulmano culto viajava para conhecer melhor a obra de Deus. E não lhe bastava percorrer aquela parte do mundo que obedecia ao Alcorão e que se estendia da Espanha ao oeste da China e do Mediterrâneo ao sul do Saara; cabia-lhe abrir os olhos dos crentes para aquela parte que continuava infiel. Buscava o que era diferente, exótico. E é de supor que era isso o que dele esperavam os leitores. Mas dele queriam também informações e conselhos sobre como comerciar naquelas terras.
(Alberto da Costa e Silva. “Introdução”. Imagens da África, 2012. Adaptado.)
O texto descreve territórios e padrões culturais dos muçulmanos constituídos ao longo da Idade Média Ocidental.
A partir de sua leitura, pode-se concluir que os islamitas
Então disse: “Este é o local onde construirei. Tudo pode chegar aqui pelo Eufrates, o Tigre e uma rede de canais. Só um lugar como este sustentará o exército e a população geral”. Assim ele traçou e destinou as verbas para a sua construção, e deitou o primeiro tijolo com sua própria mão, dizendo: “Em nome de Deus, e em louvor a Ele. Construí, e que Deus vos abençoe”.
AL-TABARI, M. Uma história dos povos árabes. São Paulo: Cia. das Letras. 1995 (adaptado).
A decisão do califa Al-Mansur (754-775) de construir Bagdá nesse local orientou-se pela
Leia o texto a seguir.
De acordo com a historiografia mais tradicional, a Idade Média é delimitada pelos seguintes marcos cronológicos: 476, ano da “queda” do Império Romano do Ocidente, quando a própria cidade de Roma foi conquistada pelos hérulos (um dos povos bárbaros-germânicos); e 1453, data da “tomada” de Constantinopla.
ADHEMAR: RICARDO; FLÁVIO. História Antiga e Medieval. Belo Horizonte: Lê, 1997. p. 65.
A cidade de Constantinopla, até então capital do Império Romano do Oriente, também conhecido como Império Bizantino, foi tomada pelos
Foi em uma caverna no monte Hira, perto de Meca, na Arábia, que Maomé teve a primeira de várias revelações que mudariam sua vida. Ele havia se isolado naquele lugar para meditar. Mas um anjo chamado Gabriel apareceu, ordenando que o homem recitasse uma mensagem divina. "Não me acho digno de tal tarefa", ouviu como resposta. Mas o mensageiro insistiu. Maomé, enfim, acabou por obedecê-lo, repetindo em voz alta as palavras de Deus - ou melhor, de Alá - transmitidas pelo anjo. A revelação continuou em outras ocasiões, durante aproximadamente 23 anos. Até a morte de Maomé, em 632. Cada palavra revelada a ele nesse período, mais tarde, seria devidamente registrada em um livro: o Alcorão.
As Escrituras do islã são um conjunto de ensinamentos, orações, reflexões e regras de Deus para os homens. Tudo isso foi dividido em 114 suratas, como são chamados os capítulos que compõem o livro sagrado. Com base nessa mensagem, Maomé passou a pregar em Meca e a combater o culto a várias divindades, muito comum na época em que viveu. Foi assim que ele fundou a 3ª religião monoteísta da história, [...] os seguidores dessa fé - defendem a crença em um único Deus, benevolente e misericordioso. E acreditam que Maomé, um exemplo para a humanidade, foi seu último profeta. [...]
Disponível em: <http://super.abril.com.br/religiao/islamismoala-infinito-eterno-619202.shtml>.
Com base no texto acima, assinale a alternativa que corresponde ao nome da religião fundada e como são conhecidos os seus seguidores.
Adicionar à pastas
06
Faça seu login GRÁTIS
Minhas Estatísticas Completas
Estude o conteúdo com a Duda
Estude com a Duda
Selecione um conteúdo para aprender mais: