
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - História Geral
Questão 57 8485801
UNICAMP 1° Fase 2023As gravuras eram um importante e significativo meio de comunicação nas sociedades europeias. Os ecos do Novo Mundo chegavam à Europa rapidamente pelas mãos daqueles que nunca tinham pisado no continente recém-descoberto.
(Adaptado de TATSCH, Flavia Galli. A construção visual da América em gravuras: códigos de Percepção e suas transformações. In: III Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 03 a 06 de maio de 2011, Londrina – PR.)
A partir da leitura da imagem e do texto acima – que versam, ambos, sobre a construção visual, em gravuras, da América do início da Era Moderna –, é correto afirmar que
Questão 81 8078222
ENEM 1° Dia (Prova Rosa) 2022TEXTO I
Manda o Santo Ofício da Inquisição que ninguém, Seja qual for seu estado, idade ou condição, pare com carroça, caleça ou montaria nem atrapalhe com mesas “Ou cadeiras O centro das ruas, que vão da Inquisição a "São Domingos, nem atravesse a procissão em ponto “algum da ida ou da volta, amanhã, 19 do corrente, em “Que se celebrará auto de fé. E também que nem nesse dia nem nos dos açoites ouse alguém atirar nos réus maçãs, pedras, laranjas nem outra coisa qualquer.
PA-MA, R. Anais da Inquisição da Lima. São Paulo: Edusp Giordano, 1992 (adaptado)
TEXTO II
Como acontece em todos os ritos, o sentido do auto da fé é conferido pela sequência dos atos que o compõem. Os lugares, as posturas, os gestos, as palavras são fixados previamente em toda a sua complexidade. Por isso, 0 auto da fé apresenta momentos fortes — durante a preparação, a encenação, o ato e a recepção — que convém seguir em seus pormenores.
BETHENCOURT F. História das Inquisições: Portugal, Espanha e Itália — séculos XV-XIX. São Paulo: Cia. das Letras. 2000.
O rito mencionado nos textos demonstra a capacidade da Igreja em
Questão 78 6103956
ENEM 1° Dia 2021TEXTO I
Macaulay enfatizou o glorioso acontecimento representado pela luta do Parlamento contra Carlos I em prol da liberdade politica e religiosa do povo inglês; significou o primeiro confronto entre a liberdade e a tirania real, primeiro combate em favor do Iluminismo e do Liberalismo.
ARRUDA, J J A Perspectivas da Revolução inglesa Rev. Bras. Mist. n 7, 1984 (adoptado)
TEXTO II
A Revolução Inglesa, como todas as revoluções, foi causada pela ruptura da velha sociedade, e não pelos desejos da velha burguesia. Na década de 1640, camponeses se revoltaram contra os cercamentos, tecelões contra a miséria resultante da depressão e os crentes contra o Anticristo a fim de instalar o reino de Cristo na Terra.
HILL C Uma revolução durguesa? Rev. Bras. Mist. n 7, 1964 (adaptado).
À concepção da Revolução Inglesa apresentada no Texto II diferencia-se da do Texto I ao destacar a existência de
Questão 19 6117986
UEA - SIS 1° Etapa 2021Observe a ilustração de Lutero fixando suas 95 teses na catedral de Wittenberg, no Sacro Império Romano-Germânico.
As 95 teses de Lutero
A imagem pode ser associada a uma das teses de Lutero, que
Questão 78 7001614
ENEM Digital 1° Dia 2021TEXTO I
Macaulay enfatizou o glorioso acontecimento representado pela luta do Parlamento contra Carlos I em prol da liberdade política e religiosa do povo inglês; significou o primeiro confronto entre a liberdade e a tirania real, primeiro combate em favor do Iluminismo e do Liberalismo.
ARRUDA, J. J. A. Perspectivas da Revolução Inglesa. Rev. Bras. Hist., n. 7, 1984 (adaptado).
TEXTO II
A Revolução Inglesa, como todas as revoluções, foi causada pela ruptura da velha sociedade, e não pelos desejos da velha burguesia. Na década de 1640, camponeses se revoltaram contra os cercamentos, tecelões contra a miséria resultante da depressão e os crentes contra o Anticristo a fim de instalar o reino de Cristo na Terra.
HILL, C. Uma revolução burguesa? Rev. Bras. Hist., n. 7, 1984 (adaptado).
A concepção da Revolução Inglesa apresentada no Texto II diferencia-se da do Texto I ao destacar a existência de
Questão 15 7325670
UNICEUB Medicina 2021/1Para Calvino, toda a verdade religiosa está contida na Sagrada Escritura, que é a única reveladora da “palavra de Deus”. Considera, além disso, que a tradição religiosa é uma alteração do “puro evangelho”. Calvino, assim como Lutero, admite que o cristão não pode ser salvo do Inferno por seus próprios atos, nem por suas práticas religiosas ou por sua conduta virtuosa.
(Charles Seignobos. Histoire sincère de la nation française, 1982. Adaptado.)
Em decorrência desses princípios teológicos, a reforma calvinista reafirmava