Questões de História - História Geral - Idade Moderna - Expansão marítimo-comercial
164 Questões
Questão 65 12596117
UECE 2ª Fase 2º Dia 2024/2A Expansão Marítima não atendeu apenas a interesses comerciais. Os europeus tinham outras motivações. Entre elas, o desejo de conhecer “as maravilhas” narradas pelos poucos homens que haviam tido a oportunidade de viajar naquela época.
Considerando o período das Grandes Navegações, assinale a afirmação FALSA.
Questão 58 10836293
UERR 2024/1Assinale a opção correta a respeito do tráfico transatlântico de africanos escravizados, que se estendeu por toda a Idade Moderna até o século XIX.
Questão 51 10771557
ACAFE Medicina - Verão 2024Na Europa, o nascimento do mundo moderno foi marcado por uma profunda transformação cultural, científica e social que moldou a sociedade e a maneira como vivemos até os dias de hoje.
Assinale a alternativa que apresenta somente acontecimentos inseridos na Idade Moderna.
Questão 14 10804619
FATEC 2023/2Observe o mapa que apresenta as rotas de difusão de um produto alimentício.
Fonte das Informações: FERRÃO, J. E. M.; A aventura das plantas e os descobrimentos portugueses. Lisboa: Instituto de Investigação Científica Tropical, 2005. p.287.
O processo histórico que explica o fenômeno expresso no mapa é
Questão 84 10324603
ENEM 1º Dia (Amarela) 2023Seda, madeiras aromáticas e têxteis, obras de arte, lã, cristais e muitas, muitas peças de porcelana chegaram ao Brasil ao longo dos séculos XVIl e XVIII. A opulência proporcionada pelo ouro fez com que esses itens fossem ainda mais presentes em cidades mineiras como Ouro Preto, Mariana e Sabará. Esses objetos inspiraram a criação das chinesices, termo que designa um tipo de arte que evoca motivos chineses, presentes em várias igrejas barrocas de Minas Gerais. No Brasil, é bem provável que a inspiração para as pinturas nas igrejas barrocas com pássaros, elefantes, tigres, mandarins e pagodes tenha sido tirada de gravuras, tecidos, móveis e, principalmente, das porcelanas chinesas que circulavam livremente em uma sociedade enriquecida pelo comércio do ouro e pedras preciosas.
MARIUZZO, P. Estudos interdisciplinares ampliam conhecimento sobre chinesice no barroco mineiro. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br. Acesso em: 23 nov. 2021 (adaptado).
O desenvolvimento do processo artístico descrito no texto foi possível pelo(a)
Questão 52 10320678
ENEM 1º Dia (Amarela) 2023Os séculos XV e XVI, quando se vão desmoronando as estruturas socioeconômicas da Idade Média perante os novos imperativos da Epoca moderna, constituem um momento-chave na história florestal de toda a Europa Ocidental. Abre-se, genericamente, um longo período de “crise florestal”, que se manifesta com acuidade nos países onde mais se desenvolvem as atividades industriais e comerciais. As necessidades em produtos lenhosos aumentam drasticamente com o crescimento do consumo nos mercados urbanos e nas regiões onde progridem a metalurgia e a construção naval, além da sua utilização na vida quotidiana de toda a população.
DEVY-VARETA, N. Para uma geografia histórica da floresta portuguesa. Revista da Faculdade de Letras — Geografia, n. 1, 1986 (adaptado).
Qual acontecimento do período contribuiu diretamente para o agravamento da situação descrita?
Pastas
06