Questões de História - História Geral - Idade Moderna - Mercantilismo
116 Questões
Questão 65 12596117
UECE 2ª Fase 2º Dia 2024/2A Expansão Marítima não atendeu apenas a interesses comerciais. Os europeus tinham outras motivações. Entre elas, o desejo de conhecer “as maravilhas” narradas pelos poucos homens que haviam tido a oportunidade de viajar naquela época.
Considerando o período das Grandes Navegações, assinale a afirmação FALSA.
Questão 58 10836293
UERR 2024/1Assinale a opção correta a respeito do tráfico transatlântico de africanos escravizados, que se estendeu por toda a Idade Moderna até o século XIX.
Questão 53 9798808
UnirG 2023/2“A Coroa portuguesa e outros Estados europeus devastaram a África, marcando para sempre sua história. Estimularam guerras entre seus habitantes e praticaram o escambo de produtos manufaturados, aguardente, fumo e tecidos por cativos de tribos rivais. Até o século XIX, enquanto durou a escravidão no Novo Mundo, milhões de africanos foram rerirados do conrinente e encaminhados para as plantarions americanas, em torno de 5 milhões só para a América portuguesa.”
(CAMPOS, F.; MIRANDA, R. G. A escrita da história. São Paulo: Escala Educacional, 2005. p. 213)
Acerca desse momento histórico, analise as afirmativas a seguir:
I. A prática da escravidão esteve presente em vários períodos históricos e em diferentes territórios. Na Era Moderna, o tráfico negreiro tornou-se um dos mecanismos mais lucrativos dos Estados Nacionais europeus.
II. O escravizado trazido de África, e seus descendentes, constituíram a principal mão de obra explorada na produção exportadora durante o período colonial e imperial do Brasil.
III. O cativo africano se adaptou satisfatoriamente à escravidão nas Américas, pois havia um sistema muito próximo em seu continente, mudando apenas o local de trabalho.
Assinale:
Questão 34 9392520
UFRGS 1° Dia 2023Em relação à história política da Inglaterra, é correto afirmar que
Questão 62 7819733
ENEM PPL 1° Dia 2021Alguns escravos morreram em consequência da violência essencial à sua captura na África, muitos outros nas jornadas entre os lugares que habitavam no interior e os portos dos oceanos Atlântico e Indico, ou enquanto aguardavam o embarque, muito mais ainda no mar, outros nos mercados de escravos brasileiros, e mais ainda durante o processo de ajustamento físico e mental ao sistema escravista no Brasil.
CONRAD, R. E. Tumbeiros: o tráfico de escravos para o Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1985.
As formas de violência relacionadas ao tráfico negreiro no Brasil colonial destacadas no texto derivam da
Questão 16 7325194
UNIPAM 2021"A base moderna das ideias mercantilistas consiste na atuação de dois novos fatores: os Estados modernos nacionais, ou seja, as monarquias absolutistas, e os efeitos de toda ordem provocados pelas grandes navegações e descobrimentos sobre a vida das sociedades europeias. (...) Em termos conceituais, o mercantilismo é uma designação que tenta emprestar uma certa coerência a determinadas ideias político-econômicas e às práticas delas decorrentes, típicas da Idade Moderna europeia, e que demonstram ser bastante variáveis conforme consideremos épocas e lugares distintos". (FALCON, Francisco. Mercantilismo e Transição. São Paulo: Brasiliense, 1981. p. 52). Sobre as tipologias do Mercantilismo e as características principais das ideias e práticas mercantilistas, julgue as considerações a seguir.
I. O mercantilismo francês é caracterizado como metalista ou bullionista, isto é, com forte intervenção do Estado nas transações mercantis e exercendo total monopólio sobre os negócios ultramarinos.
II. O mercantilismo adotou o princípio de que o saldo da balança de comércio deve ser favorável, a fim de que aumente o acúmulo de metais preciosos.
III. Por meio dos Atos de Navegação, o mercantilismo inglês ou "comercialismo" garantiu à burguesia mercantil o controle de parte exponencial do comércio marítimo mundial.
IV. O mercantilismo ibérico tomou a forma do industrialismo, preconizado por forte intervenção do Estado nas atividades manufatureiras e no âmbito de uma política essencialmente protecionista.
É CORRETO apenas o que se afirma em
Pastas
06