
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - História Geral
Questão 36 6264761
UNESP 2022/1Observe a imagem, que é uma parte da gravura “Luís XIV como imperador romano”, de Charles Perrault, 1670.
A imagem associa a França do século XVII à Roma Antiga
Questão 60 7523300
UFMS 2022Uma das bases do pensamento político moderno está na legitimidade que o governante deve assumir se deseja exercer o poder. Um governo considerado ilegítimo pelos governados acarretaria a dissolução do Estado. Esta legitimidade seria uma combinação entre virtú (qualidade e habilidade) e fortuna (circunstâncias externas ao poder oficial) sobre a qual o governante deveria saber manter o equilíbrio.
Esse pensamento é encontrado na obra de:
Questão 81 8078222
ENEM 1° Dia (Prova Rosa) 2022TEXTO I
Manda o Santo Ofício da Inquisição que ninguém, Seja qual for seu estado, idade ou condição, pare com carroça, caleça ou montaria nem atrapalhe com mesas “Ou cadeiras O centro das ruas, que vão da Inquisição a "São Domingos, nem atravesse a procissão em ponto “algum da ida ou da volta, amanhã, 19 do corrente, em “Que se celebrará auto de fé. E também que nem nesse dia nem nos dos açoites ouse alguém atirar nos réus maçãs, pedras, laranjas nem outra coisa qualquer.
PA-MA, R. Anais da Inquisição da Lima. São Paulo: Edusp Giordano, 1992 (adaptado)
TEXTO II
Como acontece em todos os ritos, o sentido do auto da fé é conferido pela sequência dos atos que o compõem. Os lugares, as posturas, os gestos, as palavras são fixados previamente em toda a sua complexidade. Por isso, 0 auto da fé apresenta momentos fortes — durante a preparação, a encenação, o ato e a recepção — que convém seguir em seus pormenores.
BETHENCOURT F. História das Inquisições: Portugal, Espanha e Itália — séculos XV-XIX. São Paulo: Cia. das Letras. 2000.
O rito mencionado nos textos demonstra a capacidade da Igreja em
Questão 78 6103956
ENEM 1° Dia 2021TEXTO I
Macaulay enfatizou o glorioso acontecimento representado pela luta do Parlamento contra Carlos I em prol da liberdade politica e religiosa do povo inglês; significou o primeiro confronto entre a liberdade e a tirania real, primeiro combate em favor do Iluminismo e do Liberalismo.
ARRUDA, J J A Perspectivas da Revolução inglesa Rev. Bras. Mist. n 7, 1984 (adoptado)
TEXTO II
A Revolução Inglesa, como todas as revoluções, foi causada pela ruptura da velha sociedade, e não pelos desejos da velha burguesia. Na década de 1640, camponeses se revoltaram contra os cercamentos, tecelões contra a miséria resultante da depressão e os crentes contra o Anticristo a fim de instalar o reino de Cristo na Terra.
HILL C Uma revolução durguesa? Rev. Bras. Mist. n 7, 1964 (adaptado).
À concepção da Revolução Inglesa apresentada no Texto II diferencia-se da do Texto I ao destacar a existência de
Questão 25 1727891
UEL 1° Fase 2020Analise a figura a seguir e responda a questão.
Com base na figura e nos conhecimentos sobre o reinado de Luís XIV, na França, assinale a alternativa correta.
Questão 72 3673807
ENEM Digital 1° Dia 2020Certos músicos agradavam tanto ao público da Corte por seu talento especial como virtuose ou como compositor, que sua fama se espraiava para além da Corte local onde estavam empregados, chegando aos mais altos níveis. Eram chamados para tocar nas Cortes dos poderosos, como aconteceu com Mozart; imperadores e reis exprimiam abertamente prazer com sua arte e admiração por suas realizações. Tinham permissão para jantar à mesma mesa — normalmente em troca de uma execução ao piano; muitas vezes se hospedavam em seus palácios quando viajavam e assim conheciam intimamente seu estilo de vida e seu gosto.
ELIAS, N. Mozart, sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995 (adaptado).
Com base no caso descrito, qual elemento histórico do Antigo Regime contrasta com o trânsito de intelectuais e artistas pelas Cortes?