Questões de História - História Geral - Idade Moderna - Iluminismo
172 Questões
Questão 37 13476584
UFU 1ª Fase 2024/2Quando se encara a Contrarreforma como reconquista de regiões perdidas pela Igreja romana, somos conduzidos a várias observações. E em primeiro lugar essas ambições políticas se atravessaram sempre em propósitos confessionais. Se a Invencível Armada (1588) tivesse triunfado da Inglaterra, não só teria sido restaurado além Mancha o Catolicismo, como também a perigosa concorrência marítima e as ambições coloniais de uma nação que a Espanha começava a recear seriamente teriam sido temporariamente eliminadas.
DELUMEAU, Jean. Nascimento e Afirmação da Reforma. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1989. p. 164.
Sobre a Reforma Protestante e o movimento da Contrarreforma, é correto afirmar que
Questão 105 12328210
UECE 2ª Fase 2º Dia 2024/1O iluminismo foi um movimento de ideias que teve origem no século XVII e se desenvolveu especialmente no século XVIII.
Sobre esse movimento, é correto afirmar que
Questão 80 10324587
ENEM 1º Dia (Amarela) 2023Felizes tempos eram esses! As moças iam à missa de madrugada. De dia ninguém as via e se alguma, em dia de festa, queria passear com a avó ou a tia, havia de ir de cadeirinhas. Bem razão têm os nossos velhos de chorar por esses tempos, em que as filhas não sabiam escrever, e por isso não mandavam nem recebiam bilhetinhos.
Novo Correio de Modas, 1853, apud DONEGÁ, A. L. Publicar ficção em meados do século XIX: um estudo das revistas femininas editadas pelos irmãos Laemmert. Campinas: Unicamp, 2013 (adaptado).
Na perspectiva do autor, as tradições e os costumes sociofamiliares sofreram alterações, no século XIX, decorrentes de quais fatores?
Questão 92 9361257
UNICENTRO 2022Sobre o contexto de surgimento da Sociologia, relacione os movimentos históricos, na coluna da esquerda, com suas respectivas definições, na coluna da direita.
(I) Revolução Industrial
(II) Revolução Francesa
(III) Iluminismo
(IV) Renascimento
(V) Reforma Protestante
(A) Movimento intelectual e filosófico, no século XVIII, que criticava o estado absolutista e o clero e que defendia o direito natural à felicidade.
(B) Movimento religioso que surgiu na Alemanha no século XIV. O líder do movimento, Martinho Lutero, elaborou diversas críticas à Igreja Católica e ao papa.
(C) Movimento cultural, econômico e político que surgiu na Itália, no século XIV, na passagem da Idade Média para a Moderna.
(D) Processo histórico, desenvolvido no século XVIII, que consolidou um novo modo de produção transformando as relações de trabalho na sociedade.
(E) Movimento revolucionário no século XVIII que foi impulsionado por uma crise política, econômica e social e ocasionou o fim do Antigo Regime.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Questão 53 8077179
ENEM 1° Dia (Prova Rosa) 2022A história do Primeiro de Maio de 1890 — na França e na Europa, o primeiro de todos os Primeiros de Maio — é, sob vários aspectos, exemplar. Resultante de um ato político deliberado, essa manifestação ilustra o lado voluntário da construção de uma classe — a classe operária — à qual os socialistas tentam dar uma unidade política e cultural através daquela pedagogia da festa cujo princípio, eficácia e limites há muito tempo tinham sido experimentados pela Revolução Francesa.
PERROT M Os excluídos da história operários, mulheres e prisioneiros, Ro de Janero Paz e Terra. 1988
Com base no texto, a fixação dessa data comemorativa tinha por objetivo
Questão 49 8077114
ENEM 1° Dia (Prova Rosa) 2022Para os Impérios Coloniais, o problema das doenças que atingiam os escravos era algo com que cotidianamente deparavam os senhores. Em vista disso, uma série de obras dedicadas à administração de escravos foi publicada com vista a implementar uma moderna gestão da mão de obra escravista em convergência com o Iluminismo. Nesse contexto, o saber médico adquiria um papel extremamente relevante. Este era encarado como um instrumento fundamental ao desenvolvimento colonial, dada a percepção do impacto que as doenças tropicais causavam na população branca e nos povos escravizados.
ABREU, J L N A Colônia enferma s a saude dos povos: a medicina das “luzes e as informações sobra as enfermidades da América portuguesa. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, n. 3, jul.-set. 2007 (adaptado)
De acordo com o texto, a importância da medicina se justifica no âmbito dos objetivos
Pastas
06