
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - História Geral
Questão 55 9917668
UERR 2023/1O conceito de pré-história foi criado em uma perspectiva positivista da história, na qual apenas documentos oficias do estado poderiam ser considerados para a construção do conhecimento histórico.
Considerando-se as informações apresentadas, é correto afirmar que o preconceituoso termo pré-história.
Questão 26 4448792
Unichristus 2021(...) Com a adoção da pecuária e da agricultura foram criadas as primeiras cidades, nasceu a aristocracia, a divisão de poderes, a guerra, a propriedade, a escrita, o crescimento populacional... Surgiram, em poucas palavras, os pilares do mundo em que vivemos. As sociedades atuais são suas herdeiras diretas: nunca fez tanto sentido falar de revolução porque deu origem a um mundo totalmente novo (...)
Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/. Acesso em: 14 set. 2019.
O texto faz referência à Revolução
Questão 38 5339812
UNIFOR 2021Equipe de pesquisadores americanos publicou artigo científico na revista Science Advances sobre achado de duas covas nas proximidades do Lago Titicaca (atual Peru) no ano de 2018, junto com vários equipamentos de caça, como pontas de lanças feitas de pedra (em ritual funerário típico de caçadores que teriam vivido há 9 mil anos atrás)
Um dos esqueletos era comprovadamente de um caçador. Porém, com análise de proteínas nos dentes, foi confirmado que a outra cova continha o esqueleto de uma jovem, por volta dos 17 a 19 anos de idade. O que chamou a atenção dos pesquisadores foi que “junto com ela, havia 24 ferramentas de pedra, como pontas de lança e facas de cortar carne. Como os costumes funerários da época eram baseados em enterrar as pessoas junto com os objetos mais usados por elas em vida, a mulher era quase certamente uma caçadora de animais selvagens. Próximo ao local das covas, também foram encontrados restos de cervídeos que mostravam sinais de terem sido cortados por ferramentas, reforçando essa teoria”.
Adaptado de: https://super.abril.com.br/historia/mulheres-tambem-cacavam-na-america-pre-historica-sugereestudo/. Acesso em 19 nov 2020.
Em relação às informações acima sobre a vida dos habitantes da América pré-histórica, assinale a alternativa correta.
Questão 16 6759688
UFRR 1° Etapa 2021“Sambaqui é uma palavra de etimologia Tupi, língua falada pelos horticultores e ceramistas que ocupavam parte significativa da colonização. Tamba significa conchas e ki amontoado, que são as características mais marcantes desse tipo de sítio. Trata-se de denominação amplamente utilizada pelos pesquisadores e que denota a capacidade de observação e síntese dos falantes Tupis. Os sítios são caracterizados basicamente por serem uma elevação de forma arredondada, que em algumas regiões do Brasil, chega a ter mais de 30m de altura.[...] São construídos basicamente com restos faunísticos como conchas, ossos de peixes e mamíferos. Ocorrem também frutos e sementes, sendo que determinadas áreas dos sítios foram espaços dedicados ao ritual funerário e lá foram sepultados homens, mulheres e crianças de diferentes idades.”
(Fonte: GASPAR, Madu. Sambaqui: arqueologia do litoral brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999, p.9)
A partir do texto e da imagem acima, assinale a alternativa CORRETA sobre o tema comum aos dois documentos.
Questão 54 6835179
UFMS PSV 2021O cartum a seguir faz referência a uma possível cena do cotidiano de uma família da pré história. O que passa a produzir sentido nessa forma de comunicação é o contexto em que a cena é registrada séculos depois.
Acerca do teor humorístico e da mensagem relacionada ao estudo do passado contido no cartum, é correto afirmar que:
Questão 46 3223354
UFRR 2020Pesquisadores do Museu Nacional, que pegou fogo no dia 2 de setembro [de 2018], estimam que o trabalho de reconstrução de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, pode “renascer” já em 2020. A reconstituição de um dos itens mais preciosos da instituição bicentenária começará no segundo semestre de 2019. Não será uma tarefa simples: dividido em três etapas (diagnóstico, uma reconstituição virtual e, enfim, a remontagem física), o procedimento deverá levar cerca de um ano. Para o trabalho de reconstrução do fóssil daquela que é chamada de “a primeira brasileira”, será montado um laboratório. O investimento poderá chegar a R$ 3 milhões.
(https://oglobo.globo.com/rio/apos-incendio-no-museu-nacional-luziapode-renascer-em-2020-23324307. Acesso em 05/09/2019).
A importância de Luzia para os estudos da pré-história reside no fato de que o fóssil.