Questões de História - História Geral
Localizado no sudeste do Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara é um parque arqueológico inscrito pela Unesco na lista do Patrimônio Mundial. Um conjunto de chapadas e vales abrigam sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico. Esses registros, inscritos nos paredões rochosos, representam uma grande variedade de temas e foram feitos por populações que habitaram a região há dezenas de milhares de anos. Seguramente, são os mais antigos registros humanos no continente americano.
De acordo com o texto e a imagem, assinale a alternativa correta.
Observe as pinturas rupestres do Parque Estadual de Monte Alegre, no Pará, datadas de aproximadamente 11 200 anos atrás.
As pinturas
Leia o texto que ressalta o caráter simbólico da arte rupestre.
A arte rupestre
O homem Paleolítico deixou-nos belíssimas representações nas paredes das cavernas e objetos decorativos com fino senso artístico. O cuidado com os mortos, já comum entre os homens de Neanderthal, é enriquecido com símbolos, isto é, sinais com significados, que remetem a uma vida futura. [...] Ele recorre a sinais que não atendem apenas às necessidades básicas, como os animais. O homem inventa sinais, sons e gestos de um valor simbólico porque remetem a algum significado. Esses sinais podem ir além das necessidades de sobrevivência (arte, religião). O elevado nível cultural desse homem já moderno explica seu sucesso e sua difusão por todo o planeta, com uma ampla variedade de expressões, mas sempre um único ímpeto criativo.
(Facchini, Fiorenzo. O Homem. São Paulo. Moderna 1997 p.36)
Com base no texto, analise.
I. A arte foi sem sombra de dúvida a primeira forma de expressão do homem primitivo.
II. Os grupos humanos criaram símbolos para representar o mundo em que viviam e seu cotidiano.
III. A ausência de documentos escritos deixados pelos seres humanos da Pré-História nos impede de levantar hipóteses sobre a forma como viveram.
IV. Embora muitas questões fiquem sem respostas, os vestígios arqueológicos encontrados têm-nos permitido conhecer parte do cotidiano Pré-Histórico.
Estão corretas apenas as afirmativas
Nicolau Steno concluiu, em 1669, que as rochas se superpunham em ordem cronológica (Lei da Superposição). Em 1815, William Smith descobriu que os fósseis são um instrumento confiável para datar rochas. Georges Cuvier (1769 - 1832) mostrou que cada mudança de sequência de fauna representava uma idade específica e estabeleceu o conceito de que as espécies se extinguem. Com base nos fósseis e na extinção, os geólogos puderam, então, definir as unidades geológicas e colocálas, pela Lei da Superposição, em ordem cronológica. A Escala de Tempo Geológico é subdividida em quatro intervalos denominados Eras, subdivididas em intervalos menores denominados Períodos.
SALGADO-LABOURIAU, M. L. História ecológica da Terra. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 1994. 307p.
Assinale a alternativa que representa os períodos da Era Cenozóica.
Observe a imagem a seguir:
Pintada por populações negras norte-africanas antes de 3000 a.C., ela mostra pastores manejando um rebanho bovino.
Imagens desse tipo comprovam
O continente que hoje chamamos América começou a ser povoado há milhares de anos. Estudiosos falam em 30.000, 50.000, 60.000 anos atrás. Uma das teorias trata sobre a vinda dos primeiros habitantes apontando a hipótese de que eles vieram, lentamente, a pé da Ásia, fixando-se em várias regiões e avançando.
Com base nessa hipótese, a teoria mais aceita é a de que tais povos entraram na América, passando pelo: