Questões de História - História Geral - Idade Antiga - Hebreus
8 Questões
Questão 27 5116723
UECE 1ª Fase 2021/1Considerando as características das sociedades do antigo oriente próximo, numere os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Egípcios;
2. Mesopotâmicos;
3. Hebreus;
4. Fenícios.
( ) Viviam em cidades-estados que tinham nas atividades comerciais marítimas sua principal base econômica.
( ) Desenvolveram a escrita cuneiforme, o calendário anual dividido em 12 meses e os princípios da astronomia e da astrologia.
( ) Organizaram seu reino a partir de suas tribos tradicionais e originaram uma religião monoteísta.
( ) Desenvolveram uma avançada cultura com grandes desenvolvimentos na arquitetura, na engenharia e na medicina.
A sequência correta, de cima para baixo,
Questão 30 9706527
IFRR Superior 2020/1Na Antiguidade a região conhecida como Crescente Fértil foi habitada e disputada por diferentes povos.
Sobre o tema é correto afirmar:
Questão 37 9497995
UNIFOR 1ª Fase Medicina 2023/1Entre os gregos, romanos e maias, observa-se o predomínio da ideia de um tempo cíclico (por causa dos ritmos naturais e da Cosmologia). Esses e outros povos antigos acreditavam que o tempo era circular e que os fenômenos se repetiam. Assim, não haveria um momento inicial da criação do Universo, ideia difundida pela tradição judaico-cristã. VICENTINO, Bruno;
VICENTINO, Cláudio. Olhares da história: Brasil e mundo. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2017, p. 18.
A partir do texto, entendemos que a cultura judaicocristã se baseia em um tempo linear, oriunda dos hebreus e persas zoroastristas, contribuindo, na definição de importante aspecto,
Questão 17 9571251
Unilago 2020/1Em relação às características históricas dos povos e civilizações do Oriente Médio Antigo, assinale a alternativa correta.
Questão 29 7834054
UNIFAN Medicina 2019/1Leia o texto a seguir.
Em tempos em que o cinema se constitui um meio de entretenimento muito procurado por diferentes pessoas, é preciso considerá-lo, também, em seu papel educativo. Recentemente, a produção cinematográfica dirigida por Ridley Scott, Êxodo: deuses e reis, de 2014, impressiona por efeitos de filmagem riquíssimos e pela utilização de recursos tecnológicos. Contudo, esse não deve ser o único olhar sobre a referida produção, por se tratar de um evento histórico que envolve forte viés religioso. Êxodo, conta a história de Moisés e o cativeiro dos hebreus no Egito. As sete pragas do Egito, o mar que se abre e os dez mandamentos compõem o imaginário e a as crenças dos que o assistem. O tema gera, entre o público, debates acirrados, mas cautelosos, além de censura e proibição de sua exibição, em países como o Egito e dos Emirados Árabes Unidos, porque envolve fatos históricos e, ao mesmo tempo, crenças.
Os cativeiros, as perseguições e as diásporas são aspectos que marcam a história do povo hebreu na antiguidade. Tudo isso se refere a uma história que apresenta expressivo cunho religioso, mas que não prescinde dos aspectos políticos e da luta pelo poder, na Antiguidade.
Sobre esse tema, julgue as sentenças abaixo.
I. Algumas tribos dos hebreus deslocaram-se para o delta do rio Nilo, no Egito, em meados de 1700 a.C., devido à forte escassez de alimentos e a carestia dos preços que assolou a Palestina. No Egito, permaneceram por mais de 400 anos, na condição de cativos.
II. Na Antiguidade oriental, o governo do rei persa Ciro (559-529 a.C.) foi caracterizado por tolerância política e religiosa, o que levou a libertação dos hebreus do cativeiro da Babilônia, em 538 a.C., permitindo que os hebreus retornassem à Palestina e, lá, reconstruíssem o templo de Salomão, bem como incorporando a Palestina como província persa, com autonomia política.
III. A segunda diáspora vivida pelos hebreus ocorreu no contexto do domínio romano em 63 a.C. Nesse contexto, a população mais pobre da Judeia revoltou-se contra o domínio romano, provocando uma guerra sangrenta entre personagens da mesma etnia e o forte Império. Essa guerra foi, finalmente, vencida pelos romanos em 70 a.C., ocasionando a expulsão dos hebreus da Palestina e sua dispersão pelas províncias romanas.
O(s) número(s) romano(s) da(s) sentença(s) correta(s) está(ão) na alternativa:
Questão 6 7215388
PUC-GO 2019/2O helenismo favoreceu o convívio das diferentes culturas e o processo de sincretismo religioso, mas, ao mesmo tempo, foi uma forma de dominação da cultura grega sobre as civilizações atingidas. Essa dominação, no entanto, não ocorreu sem resistência por parte de algumas civilizações.
Assinale a alternativa em que corretamente se indica a civilização e a correspondente causa de resistência a tal forma de dominação:
Pastas
06