
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - História Geral
Questão 6 7215388
PUC-GO 2019/2O helenismo favoreceu o convívio das diferentes culturas e o processo de sincretismo religioso, mas, ao mesmo tempo, foi uma forma de dominação da cultura grega sobre as civilizações atingidas. Essa dominação, no entanto, não ocorreu sem resistência por parte de algumas civilizações.
Assinale a alternativa em que corretamente se indica a civilização e a correspondente causa de resistência a tal forma de dominação:
Questão 29 7834054
UNIFAN Medicina 2019/1Leia o texto a seguir.
Em tempos em que o cinema se constitui um meio de entretenimento muito procurado por diferentes pessoas, é preciso considerá-lo, também, em seu papel educativo. Recentemente, a produção cinematográfica dirigida por Ridley Scott, Êxodo: deuses e reis, de 2014, impressiona por efeitos de filmagem riquíssimos e pela utilização de recursos tecnológicos. Contudo, esse não deve ser o único olhar sobre a referida produção, por se tratar de um evento histórico que envolve forte viés religioso. Êxodo, conta a história de Moisés e o cativeiro dos hebreus no Egito. As sete pragas do Egito, o mar que se abre e os dez mandamentos compõem o imaginário e a as crenças dos que o assistem. O tema gera, entre o público, debates acirrados, mas cautelosos, além de censura e proibição de sua exibição, em países como o Egito e dos Emirados Árabes Unidos, porque envolve fatos históricos e, ao mesmo tempo, crenças.
Os cativeiros, as perseguições e as diásporas são aspectos que marcam a história do povo hebreu na antiguidade. Tudo isso se refere a uma história que apresenta expressivo cunho religioso, mas que não prescinde dos aspectos políticos e da luta pelo poder, na Antiguidade.
Sobre esse tema, julgue as sentenças abaixo.
I. Algumas tribos dos hebreus deslocaram-se para o delta do rio Nilo, no Egito, em meados de 1700 a.C., devido à forte escassez de alimentos e a carestia dos preços que assolou a Palestina. No Egito, permaneceram por mais de 400 anos, na condição de cativos.
II. Na Antiguidade oriental, o governo do rei persa Ciro (559-529 a.C.) foi caracterizado por tolerância política e religiosa, o que levou a libertação dos hebreus do cativeiro da Babilônia, em 538 a.C., permitindo que os hebreus retornassem à Palestina e, lá, reconstruíssem o templo de Salomão, bem como incorporando a Palestina como província persa, com autonomia política.
III. A segunda diáspora vivida pelos hebreus ocorreu no contexto do domínio romano em 63 a.C. Nesse contexto, a população mais pobre da Judeia revoltou-se contra o domínio romano, provocando uma guerra sangrenta entre personagens da mesma etnia e o forte Império. Essa guerra foi, finalmente, vencida pelos romanos em 70 a.C., ocasionando a expulsão dos hebreus da Palestina e sua dispersão pelas províncias romanas.
O(s) número(s) romano(s) da(s) sentença(s) correta(s) está(ão) na alternativa:
Questão 42 5718687
UNIEVA Medicina 2018/1Leia o texto a seguir.
Os escritos do historiador judeu Flávio Josefo (37 d. C. — 100 d. C.) constituem uma das poucas fontes sobre a atividade dos zelotas, os revolucionários judeus ultrarreligiosos que, no início da presente era, combateram de armas em punho a dominação romana.
KAUFER, Rémi. Terrorismo no nascimento de Israel. História Viva, Ano IV, n. 42. p. 61.
Ideologicamente, no contexto das lutas de libertação do Reino de Israel da autoridade romana, os zelotas representavam uma radicalização das ideias da corrente judaica dos