
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - História da África
Questão 47 1262072
FGV-SP Economia - 1ºFase - MAT/BIO/HIS/GEO - BLOCO 01 2019Entre 1100 e 1500, a África foi um parceiro privilegiado nas relações intercontinentais do Velho Mundo. Tanto através do Mediterrâneo como através do oceano Índico, um comércio intenso, mais frequentemente intermediado pelos muçulmanos, ligava a Europa e a Ásia ao continente africano. Deve-se enfatizar que vários tipos de comércio organizado no interior da África já existiam desde a pré-história. [...] Parece que no plano econômico e comercial a África estava em plena expansão nos séculos XIV e XV [...]. Grandes correntes de intercâmbios culturais atravessaram o continente em todas as direções, confundindo-se por vezes com as correntes de comércio. Não havia mais regiões isoladas [...].
(Djibril Tamsir Niane, Relações e intercâmbios entre as várias regiões. Em: História geral da África, IV: África do século XII ao XVI / editado por Djibril Tamsir Niane)
A partir das considerações do excerto, é correto concluir que
Questão 6 8797182
UEM/CVU Geografia - Verão 2019A respeito da formação territorial da África e de assuntos correlatos, assinale o que for correto.
01) Dentre os principais povos originários da África, encontram-se os pigmeus, os san, os tuaregues e os nubas.
02) Durante o período chamado de colonização recente, as potências europeias se apropriaram de terras dos povos originários africanos.
04) O processo de descolonização do continente africano resultou na formação de diversos países.
08) A divisão territorial da África, segundo os limites políticoadministrativos dos países desse continente, espelha as formações dos grupos étnicos africanos.
16) A Partilha da África faz referência a um período de maior autonomia dos países africanos, quando passaram a se organizar em blocos com a finalidade de superar as barreiras comerciais existentes entre si.
Questão 38 171437
ETEC 2011/2As primeiras locomotivas surgiram, no início do século XIX, com o desenvolvimento da 1ª Revolução Industrial. As ferrovias redefiniram o mapa econômico das regiões, ligando a cidade e o campo, as áreas produtoras de matérias-primas e as zonas industriais, os locais de produção e os mercados consumidores.
No mapa, representadas pelas linhas escuras, vemos as principais ferrovias da África contemporânea.
Tendo em vista o processo de colonização da África e o mapa atual das ferrovias desse continente, pode-se concluir que