Questões de História - Fundamentos da História e historiografia - Correntes Historiográficas - Annales
6 Questões
Questão 7 172656
UFRGS HIST - MAT 2016Leia o segmento abaixo.
Nossa história colonial não se confunde com a continuidade do nosso território colonial.
ALENCASTRO, L.F. O trato dos viventes; formação do Brasil no Atlântico sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 9.
Considerando a história brasileira, assinale a alternativa CORRETA.
Questão 16 216706
FACISA 2015/2Algumas décadas após as revoltas coloniais do fim do século XVIII, Joaquim Nabuco, um dos membros mais destacados da elite brasileira afirmava: “O problema das revoluções é que sem os revolucionários não é possível fazê-las e com eles não é possível governar.”
Isso significa que
Questão 46 299964
FACERES 2017/1“No primeiro contato entre a tropa de Cortez e os índios, os espanhóis declaram (hipocritamente) que não buscavam a guerra, e sim a paz e o amor; não se deram o trabalho de responder com palavras, mas fizeram-no com uma nuvem de flechas. Os índios não se dão conta de que palavras podem ser uma arma tão poderosa quanto as flechas.”
(TODOROV, T. A conquista da América. São Paulo, 2011).
Morto na segunda semana de fevereiro de 2017, Todorov contribuiu com os estudos de semiologia para o entendimento sobre o choque cultural ocasionado pelo encontro da cultura europeia e a ameríndia a partir do século XV. Sobre a Semiótica, ciência dos signos, e a História, responda:
Questão 17 992675
UEA - SIS 1ª Etapa 2016A chegada dos espanhóis parece uma libertação para os povos submetidos pelos astecas. Diversos estados- -cidades se aliam aos conquistadores ou observam com indiferença, quando não com alegria, a queda de cada um dos seus rivais [...].
(Octavio Paz. O labirinto da solidão, 2014.)
O excerto traz informações essenciais sobre as sociedades pré-colombianas da Mesoamérica, a saber:
Questão 25 327717
CESMAC Medicina 1° Dia 2016/1A construção do conhecimento histórico enfrenta polêmicas e mostra a complexidade cultural existente na sociedade.
Nas reflexões feitas pela Escola dos Annales, podemos destacar:
Questão 15 11820683
UEPA 1ª Etapa 2012Leia o Texto, para responder à questão.
Texto
Até então, nunca houvera tamanha produção em massa de pintura, nunca a pintura tinha sido empregada com objetivos tão triviais e tão efêmeros como agora em Roma. Quem quer que apelasse para o público, que o informasse a respeito de questões importantes, ávido por pleitear sua causa ou conquistar adeptos para seus interesses, recorria sabiamente à pintura com tal propósito. O general vitorioso, em seu desfile triunfal, ia rodeado de cartazes que exibiam suas façanhas bélicas, mencionavam as cidades conquistadas e retratavam a humilhação do inimigo aos olhos do povo extasiado.
(HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1995.p.110 In CATELLI JÙNIOR, Roberto. História: texto e contexto. Ensino médio, volume único. São Paulo. Scipione, 2006.p.107)
A partir da leitura do Texto VIII, do historiador Arnold Hauser, é correto afirmar que:
Pastas
06