
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de História - Fundamentos da História e historiografia
Questão 68 8564307
ENEM PPL 1° Dia 2022O testemunho nunca é um relato exato do que aconteceu. Na verdade, ao expor seu passado, o sujeito está sempre procedendo a uma reelaboração pela qual memórias tidas como negativas podem, consciente ou inconscientemente, ser esquecidas. Em certos momentos, simplesmente para seguir em frente, é preciso esquecer.
VASCONCELOS, C. B. As análises da memória: balanço e possibilidades. Estudos Históricos, n. 43, jan.-jun. 2009 (adaptado).
O texto ressalta um aspecto fundamental da produção de memória ao identificá-la como
Questão 40 5293155
UFU 2° Dia 2020/2O estudo e a escrita da História realizados por pesquisadores são chamados de historiografia. Essa é feita com base em pesquisa de documentos e na interpretação desses documentos pautados em teorias e métodos dos mais diversos, que criam sentidos e relações entre o passado e o presente.
Em relação a essas informações, assinale a alternativa correta.
Questão 29 6313419
ENCCEJA 2019Os teólogos do século XVII haviam feito um cálculo para determinar a idade da Terra, com base nas genealogias bíblicas, e estimaram que a Terra e todo o universo haviam sido criados por Deus aproximadamente 4 000 anos antes de Cristo — alguns chegavam mesmo a precisar o ano de 4004 a.C. como o momento exato da criação.
BRAGA, M.; GUERRA, A.; REIS, J. C. Darwin e o pensamento evolucionista: ciência no tempo. São Paulo: Atual, 2003 (adaptado).
Nos dias atuais, essa datação é questionada cientificamente com o estudo de
Questão 56 3392916
UFMS PASSE - 1ª Etapa 2019-2021O historiador Cláudio Vicentino, na obra Outras abordagens no ensino de história, afirmou que: “Ao trabalhar com a história da historiografia convém que o professor tenha em mente que história, historiografia e memória são conceitos que se relacionam constante e dinamicamente, mas são maneiras distintas de representação do real. Desta forma, temos a construção do que convencionamos em chamar de história (o conjunto dos fatos em ordem compreensível), historiografia (o estudo da ‘história da história’) e memória (o que se pode pensar individualmente ou coletivamente sobre um acontecimento).”
Assinale a alternativa correta sobre o que é a memória neste contexto.
Questão 59 173611
UEL 1° Fase 2018Observe a imagem e leia os textos a seguir.
Quaisquer que sejam os conteúdos das imagens devemos considerá-las sempre como fontes históricas de abrangência multidisciplinar. As fotografias são pistas para tentarmos desvendar o passado. Elas nos mostram um fragmento selecionado da aparência das coisas, das pessoas e dos fatos, tal como foram (estética e ideologicamente) congelados num dado momento de sua existência / ocorrência.
(Adaptado de KOSSOY, B. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê editorial, 2010. p. 21.)
Até meados da década de 1970, o café era o principal produto da economia paranaense, que correspondia à metade da produção nacional e à terça parte da produção mundial. O processo de modernização da agricultura no Paraná ocorreu entre fins da década de 1960 e início dos anos de 1970. [...] Esse processo alterou a estrutura fundiária do Estado principalmente em função da concentração de terras, desemprego no campo e êxodo rural. Contribuíram ainda para a queda da produção as pragas e alterações climáticas, como a ferrugem e as geadas, sendo a geada negra de 1975 um marco importante nesse processo.
(Adaptado de PRIORI, A., et al. História do Paraná: séculos XIX e XX [online]. Maringá: Eduem, 2012. A modernização do campo e o êxodo rural. p. 115-127.)
Com base na imagem, nos textos e nos conhecimentos sobre fotografia, modernização do campo e êxodo rural, considere as afirmativas a seguir.
I. O interesse pelos processos que envolvem a manufatura foi a base para o aumento da produção nacional cafeeira na segunda metade do sé- culo XX, sobretudo, no Estado do Paraná, culminando no processo de modernização do campo com o qual foi possível resistir a grandes intempéries.
II. O sentido da imagem fotográfica documental, do ponto de vista da interpretação estética, é fixo e, quando ele é atribuído pela história oficial, esta imagem se torna um testemunho cuja realidade fica expressa.
III. O desemprego no campo, o êxodo rural e os problemas sociais influenciaram também a ampliação de zonas periféricas nas cidades, representando um desafio para o poder público na constituição de suas políticas.
IV. O potencial da imagem fotográfica poderá ser alcançado na medida em que ela for contextualizada na trama histórica e em seus múltiplos desdobramentos que a circunscreveram no tempo e no espaço, no ato do registro.
Assinale a alternativa correta.
Questão 51 3332026
UFMS PASSE - 1ª Etapa 2017-2019Leia o fragmento de texto a seguir:
Até pouco tempo atrás pensava-se que os primeiros habitantes da América foram os antepassados dos atuais índios e esquimós, e que, com certeza esses teriam origem mongólica. [...] Essa foi uma visão que circulou no Brasil na primeira metade do século XX. [...] Em seguida, houve a elaboração do Modelo Clóvis, segundo o qual, as datas mais antigas para a origem do homem na América não ultrapassariam os quatorze mil anos. Conforme este modelo, a cultura pré-histórica ou paleoíndia denominada Clóvis, não seria originalmente americana, mas sim proveniente de regiões siberianas, a partir de onde teria migrado pela Beríngia para a costa do Pacífico norteamericano e daí para o interior do sudeste dos EUA. [...]
Ordenar os dados empíricos em uma sequência cronológica coloca a discussão perante outra questão, isto é: as datas arqueológicas mais antigas obtidas até agora no âmbito do território brasileiro não evidenciam uma concordância com o que poderia ser uma dedução lógica. ... Segundo alguns pesquisadores, até o momento, as datações mais antigas da presença do homem no Brasil são procedentes de sítios localizados no Nordeste, mais precisamente no sul do Piauí. [...]
Quanto ao período de transição do Pleistoceno para o Holoceno, isto é, entre onze mil e nove mil anos atrás, o número de sítios com datações arqueológicas seguras apresenta uma tendência suavemente progressiva. Assim, a Arqueologia registra também em outras regiões do Brasil sítios arqueológicos que denotam que nessa época, provavelmente, todo o Brasil já era habitado por caçadores/pescadores/coletores generalizados.
Em Mato Grosso do Sul, porção setentrional da Bacia Platina, portanto, geograficamente estratégica para o levantamento de hipóteses sobre roteiros migratórios que levam ao povoamento do sul do Brasil e mesmo do continente sul-americano, existem datações seguras de mais de doze mil anos no sítio Casa de Pedra, um abrigo sob rochas com pinturas.
MARTINS, Gilson Rodolfo e KASHIMOTO, Emília Mariko. 12.000 Anos: Arqueologia do povoamento humano no Nordeste de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Life Editora, 2012. pág. 19, 23 e 28.
De acordo com seus conhecimentos sobre a Pré-História americana e brasileira e fundamentado no texto do enunciado da questão, assinale a alternativa correta.