
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Física - Magnetismo
Questão 98 4128697
ENEM Digital 2° Dia 2020Os ventos solares são fenômenos caracterizados por feixes de partículas carregadas, lançadas pelo Sol, no espaço, em alta velocidade. Somente uma pequena fração dessas partículas atinge a atmosfera nos polos, provocando as auroras. A chegada dessas partículas à superfície pode gerar efeitos indesejáveis, interferindo nas telecomunicações, no tráfego aéreo e nas linhas de transmissão de energia elétrica.
Esses efeitos são minimizados na Terra pela ação de seu(sua)
Questão 44 8340833
UEMA PAES 2023A Anomalia Magnética no Sul e no Sudeste do Brasil é uma espécie de defasagem na proteção magnética da Terra, localizada sobre o Atlântico Sul, na faixa que se estende até o Continente Africano. Para tentar entender o fenômeno, especialistas estudam o campo magnético do planeta, gerado no núcleo de ferro líquido, superaquecido a pelo menos três mil quilômetros de profundidade. Essa região tem um campo mais enfraquecido. Isso faz com que os satélites, quando passam por essa região, tenham de desligar momentaneamente alguns componentes para evitar a perda do satélite ou que algum equipamento seja danificado. Por isso, é de interesse das agências espaciais monitorar constantemente a evolução dessa anomalia, principalmente, nessa faixa central.
Com base no texto, qual o papel do campo magnético da Terra?
Questão 12 7405869
UDESC Verão Tarde 2019Analise as proposições em relação ao campo magnético.
I Um campo magnético uniforme possui a mesma intensidade, direção e o mesmo sentido em todos os pontos do espaço.
II. O campo magnético será mais intenso onde houver maior concentração de linhas de campo.
III. Não é possível separar o polo norte do polo sul.
IV. Existem monopolos magnéticos.
V. As linhas do campo magnético são orientadas do polo sul para o polo norte.
Assinale a alternativa correta.
Questão 37 301924
FATEC 2018/2“O espaço, a fronteira final...”
(Cap. James T. Kirk - USS Enterprise, 1966)
Em 2017, a missão Voyager sagrou-se como a mais longeva missão ainda em operação. Quando foram lançadas as espaçonaves Voyager 1 e Voyager 2, respectivamente em 5 de setembro e 20 de agosto de 1977, tinham o objetivo de explorar os limites do sistema solar.
A Voyager 1, uma espaçonave relativamente leve, com massa aproximada de 700 kg, foi lançada no momento em que os quatro planetas gasosos do sistema Solar estavam alinhados, fato que ocorre a cada 175 anos. Esse fato foi importante para que a missão fosse bem-sucedida, uma vez que a intenção era utilizar o campo gravitacional desses planetas para “estilingar” (impulsionar) a trajetória da viagem.
Cada nave continha em seu interior um disco de 12 polegadas feito de cobre e revestido de ouro. Os discos contêm dados selecionados com o intuito de mostrar a diversidade da vida no planeta Terra. Um grupo de pesquisadores liderados pelo astrônomo Carl Sagan (1934–1996) selecionou 117 imagens, variados sons da Natureza, músicas e saudações de diferentes culturas em 54 idiomas.
Em 2017, a Voyager 1 encontrava-se a aproximadamente 21 bilhões de quilômetros de distância da Terra, cerca de 140 UA (unidades astronômicas), ou seja, 140 vezes a distância média da Terra ao Sol. Em sua trajetória, contribuiu com muitas descobertas e diversos estudos, desde vulcões ativos fora da Terra até o estudo dos raios cósmicos e dos ventos solares (partículas carregadas emitidas ao espaço oriundas de explosões solares). Junto com a Voyager 2, descobriu que o campo magnético interestelar provoca uma assimetria na bolha formada pelo vento solar (a heliosfera).
A NASA estima que as baterias de Plutônio, destinadas a manter um sistema de aproximadamente 300 watts em funcionamento, devam durar ainda mais 10 anos. Esse tempo será precioso para a coleta de mais dados transmitidos pelas espaçonaves, dados esses que são recebidos após 12 a 14 horas da emissão do sinal à recepção deste na Terra.
Em homenagem aos 40 anos da missão, a NASA divulgou diversas informações, imagens, dados e curiosidades em sua página na internet: http://voyager.jpl.nasa.gov.
Estudo sobre os ventos solares e tempestades solares são importantes para prever suas intensidades, seus efeitos e os possíveis danos que causam na Terra e em suas proximidades. Com a tempestade solar ocorrida em março de 2018, pudemos notar a importância dos resultados desses estudos.
Em relação aos ventos solares, podemos concluir corretamente que são
Questão 30 1222793
FGV-SP Economia - Tarde 2015Desde tempos remotos, muito se especulou acerca da origem e, principalmente, das características do campo magnético terrestre.
Recentes pesquisas, usando sondas espaciais, demonstram que o campo magnético terrestre
Questão 44 6546571
FAMECA 2016Um trecho XY de um fio reto e longo está em um local em que o campo magnético terrestre BT é uniforme, horizontal, com direção e sentido indicados na figura 1. Quando se faz passar uma corrente elétrica pelo condutor, a direção do campo magnético resultante BRem dado ponto P verticalmente sob o fio forma um ângulo de 45º com a direção do campo magnético terrestre, como indicado na figura 2.
Nessas condições, é correto afirmar que a intensidade do campo magnético gerado no ponto P pela corrente que percorre o fio é