Questões de Física - Ondulatória - Fenômenos - Interferência
28 Questões
Questão 47 9363176
UNICENTRO 2023Dois alto-falantes, distante mais ou menos 1 metro um do outro, emitem sons puros de mesma frequência e volume. Quando um ouvinte caminha paralelamente à linha imaginária que une esses alto-falantes, o som é escutado com volume alternadamente alto e baixo. Isso ocorre porque as ondas sonoras emitidas pelos dois alto-falantes chegam, a cada ponto da linha imaginária que os une, em fase ou defasadas e seus efeitos são somados ou subtraídos.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o fenômeno ondulatório que produz tal efeito.
Questão 48 9124621
Unichristus 2023Fenômeno que resulta do princípio de superposição aplicado para ondas. Quando duas ou mais ondas de mesma natureza incidem sobre um ponto no espaço, a amplitude da onda resultante nesse ponto é igual à soma vetorial das amplitudes de cada uma das ondas.
Disponível em: http://demonstracoes.fisica.ufmg.br/. Acesso em: 7 out. 2022.
O fenômeno descrito no texto é denominado
Questão 23 7601308
UNEB 2° Dia 2022/2Os fenômenos ilustrados a seguir, A, B e C, são, respectivamente:
Questão 127 4337580
ENEM PPL 2° Dia 2020Alguns modelos mais modernos de fones de ouvido têm um recurso, denominado “cancelador de ruídos ativo”, constituído de um circuito eletrônico que gera um sinal sonoro semelhante ao sinal externo (ruído), exceto pela sua fase oposta.
Qual fenômeno físico é responsável pela diminuição do ruído nesses fones de ouvido?
Questão 42 610011
UERR 2019Um raio de luz incide, desde o ar, na superfície de um líquido, penetrando neste e se desvia de sua direção. Este fenômeno descrito corresponde a um fenômeno luminoso de:
Questão 17 93837
PUC-SP Verão 2015As Nações Unidas declararam 2015 como o ano internacional da luz e das tecnologias baseadas em luz. O Ano Internacional da Luz ajudará na divulgação da importância de tecnologias ópticas e da luz em nossa vida cotidiana. A luz visível é uma onda eletromagnética, que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta, cujo comprimento de onda está compreendido num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Toda radiação eletromagnética, incluindo a luz visível, se propaga no vácuo a uma velocidade constante, comumente chamada de velocidade da luz, contituindo-se assim, numa importante constante da Física. No entanto, quando essa radiação deixa o vácuo e penetra, por exemplo, na atmosfera terrestre, essa radiação sofre variação em sua velocidade de propagação e essa variação depende do comprimento de onda da radiação incidente. Dependendo do ângulo em que se dá essa incidência na atmosfera, a radiação pode sofrer, também, mudança em sua direção de propagação. Essa mudança na velocidade de propagação da luz, ao passar do vácuo para a camada gasosa da atmosfera terrestre, é um fenômeno óptico conhecido como:
Pastas
06