Questões de Física - Ondulatória
Durante a pandemia da COVID-19, passou-se a usar na entrada dos lugares públicos um termômetro digital óptico para verificar se a pessoa que vai entrar no local não está no estado febril. Esse termômetro não necessita estar em contato com a pele da pessoa examinada, pois o mesmo mede a radiação térmica do corpo da pessoa
É costume apontar para a testa de quem será examinado, pois normalmente é uma área que está descoberta. Porém, vários vídeos circularam nas redes sociais dizendo que essa prática era perigosa, pois os raios “emitidos” pelo termômetro, segundo os vídeos, poderiam prejudicar os neurônios das pessoas examinadas. Isso não tem nenhum fundamento, pois o termômetro não emite, mas sim, mede a irradiação eletromagnética emitida pela pessoa, através de um sensor ajustado para a faixa de frequência, cujo valor é proporcional à temperatura.
No espectro das ondas eletromagnéticas essa faixa de funcionamento do sensor do termômetro é chamada de
Anteriormente, a figura I mostra o diagrama de funcionamento de um experimento de interferência de luz (experimento de Young), por duas fendas, separadas por 0,01 mm; a figura II apresenta o diagrama do espectro eletromagnético em função do comprimento de onda e frequência. Na figura I, a segunda linha brilhante, m = 2, é formada, no anteparo, a um ângulo θ em relação ao feixe incidente horizontal tal que sen θ = 0,2.
Calcule o valor do comprimento de onda da luz incidente, em nm, para as condições apresentadas. Divida o valor encontrado por 2.
Após realizar todos os cálculos solicitados, despreze, para a marcação no Caderno de Respostas, a parte fracionária do resultado final obtido, caso exista.
O gráfico abaixo representa o percentual de absorção da luz dos diferentes comprimentos de onda do espectro luminoso pelas clorofilas a e b.
Admita as seguintes profundidades de penetração das diferentes cores do espectro visível em águas oceânicas totalmente transparentes, sem qualquer turbidez.
Considere as profundidades superiores a 100 m e nas quais penetrem somente comprimentos de onda maiores que 480 nm.
Com base na análise dos gráficos, é possível chegar à seguinte conclusão sobre a presença das clorofilas a e b nas algas encontradas nessas profundidades:
Analise as proposições com relação às ondas eletromagnéticas e às ondas sonoras.
I. As ondas eletromagnéticas podem se propagar no vácuo e as ondas sonoras necessitam de um meio material para se propagar.
II. As ondas eletromagnéticas são ondas transversais e as ondas sonoras são ondas longitudinais.
III. Ondas eletromagnéticas correspondem a oscilações de campos elétricos e de campos magnéticos perpendiculares entre si, enquanto as ondas sonoras correspondem a oscilações das partículas do meio material pelo qual as ondas sonoras se propagam.
IV. As ondas eletromagnéticas sempre se propagam com velocidades menores do que as ondas sonoras.
V. As ondas eletromagnéticas, correspondentes à visão humana, estão na faixa de frequências de 20 Hz a 20.000 Hz, aproximadamente, e as ondas sonoras, correspondentes à região da audição humana, estão na faixa de frequência 420 THz a 750 THz aproximadamente.
Assinale a alternativa correta.
O limiar de excitação é a intensidade mínima necessária para que um estímulo gere resposta, ou seja, excitação. A todo momento recebemos estímulos diversos que podem ou não ser percebidos pelo organismo.
Qual dos estímulos a seguir poderia ser classificado como subliminar por não atingir nosso limiar de excitação normal?
Estrelada, noite estrelada
Pinte sua paleta de azul e cinza
Preste atenção aos dias de verão
Com os olhos que conhecem
a escuridão em minha alma.
Don McLean. Vincent. Nova Iorque: United Artist Record, 1971 (com adaptações).
Uma das faixas do espectro solar, o amarelo, é cor
primária, que, nas experiências químicas, surge do escurecimento
progressivo do branco. Segundo Goethe, todo branco que
escurece tende a tornar-se amarelo. Em contraste com o cinza,
enriquece-se em qualidade e beleza.
Israel Pedrosa. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro:
Leo Christiano Editorial, 1999 (com adaptações).
Considerando a tela Noite estrelada, de Vincent van Gogh, o trecho de música de Don McLean e o fragmento de texto apresentados, julgue o item seguinte.
Se as frequências das cores azul e amarela refletidas pela pintura de van Gogh estão na razão de 6 para 5, então o comprimento de onda da luz amarela é 20% maior que o da luz azul.